Basicamente, Relé é um atuador eletromecânico composto de bobina, que ao ser energizada, cria um campo magnético que atraí partes metálicas próximas. Desta forma é possivel ter dois estados, “ligado” e “desligado” ou “aberto” e “fechado”.
Abaixo tem um diagrama de um relé:
Na Imagem acima é possivel ver o eletroímã (Bobina), Os contatos NF (normalmente aberto) e NA (normalmente fechado) também são vistos.
No caso de relés automotivos, como referência, o contato NA é o 87 e o NF 87A.
A importância do Diodo no Relé
Quando removemos a energia elétrica da bobina do relé, as linhas de força do campo magnético se encontram em seu estado de expansão máxima e começam a se contrair, as espiras da bobina do próprio relé são cortadas, havendo então a indução de uma tensão. Esta tensão tem polaridade oposta àquela que criou o campo e pode atingir valores muito altos.
Esse fenômeno pode ser visto no vídeo abaixo:
https://www.instagram.com/p/B_NmH6vAQ8r/
Observem que o pico de tensão chega próximo de 80 Volts. Isso acontece em pequenos intervalos que podem durar alguns milissegundos, eu inclusive já levei choques em relés.
Dependendo da unidade ligada ao relé, essa tensão pode resultar em sua queima. Isso quer dizer que a central multimídia ou até mesmo aquele seu rádio pode ser danificado.
Desta forma o ideal é colocar um simples diodo nos terminais da bobina para polariza-lo, desta forma quando há a indução e picos de tensão o diodo “absorve” essa energia.
Segue como colocarem o diodo na maioria dos relés automotivos:
Observem que o Catodo do Diodo é ligado ao positivo, e o Anodo ao negativo do circuito.
Não sabe qual é o Catodo e o Anodo de um diodo? Segue um diagrama:
Ligando o diodo todo o sistema será preservado e as chances de danos ao sistema serão mínimos, desta forma nunca esqueça da importância de usar o diodo em seus projetos.
Restou alguma dúvida? Postem abaixo.
Agora descobri o porquê da queima do fusível da buzina ao instalar o alarme.
Obrigado pela dica
Fico feliz 😉