Atualização 12/03/2018
Greve dos Correios, mais informações neste link
https://reiaudio.com.br/greve-dos-correios/
Olá a todos, não é de hoje que observo um certo aumento no atraso dos correios na entrega de encomendas internacionais.
Para quem não sabe, muitos componentes que usamos não são encontrados no Brasil, temos que importa-los.
A situação se agravou quando a alguns anos atrás a Farnell encerrou as suas atividades aqui no Brasil, segue o post que comento sobre isso:
https://reiaudio.com.br/a-farnell-newark-brasil-fechou/
Mudança no sistema de importação dos Correios
Em dezembro, os Correios mudaram o sistema das importações. à partir de 20 de janeiro, todas as encomendas cadastradas no sistema terão uma cobrança extra. A integra da noticias esta aqui
Essa cobrança tem como justificativa a grande demanda de encomendas internacionais recebidas e problemas relacionados a forma que os Chineses enviam seus produtos ao Brasil, usando método de carta simples.
O sistema para importação é este:
https://www.correios.com.br/para-voce/recebimento/importacoes/minhas_importacoes
Correios culpam a greve parcial da Receita Federal
Em avisos em seu site, os Correios alegam que encomendas internacionais poderão sofrer atrasos na entrega devido a greve PARCIAL dos auditores da Receita Federal.
Mesmo com a certeza que realmente uma greve poderia gerar atrasos, olhando o rastreio de várias encomendas feitas por nós percebemos que o problema é outro.
A liberação ocorreu no dia 11 de dezembro porém, mais de 2 meses depois ou 47 dias úteis, a encomenda não foi entregue.
Lógico que a culpa não esta na Receita Federal.
O que fazer?
Se você comprou no Aliexpress ou pelo Ebay, fique bem atento.
Há um prazo para disputa que, normalmente, é de 60 a 90 dias após o envio do produto pelo vendedor. Se esse prazo expirar, não poderá efetuar reclamação caso sua encomenda extravie.
Por exemplo, próximo do fim do prazo de entrega, eu entrei em contato com o vendedor para estender o prazo de entrega e proteção ao consumidor. Assim foi feito.
Em outro caso, como o vendedor não respondia emails, abri uma disputa. Foi feito o mesmo procedimento acima, estendeu o prazo de proteção e caso não chegue em mais 15 dias eles devolverão o dinheiro.
Posso ligar para os Correios?
Poder até pode ligar porém, a responsabilidade do produto é do remetente, neste caso quem deve pressiona-los é o vendedor através da agência postal de seu país.
Alguns atendentes poderão abrir algum chamado mas sem nenhuma ação efetiva, inclusive podem dar a encomenda como perdida.
Privatização dos Correios
As vezes tenho a impressão que isso é feito para diminuir ainda mais o valor da empresa a fim de privatizarem.
Aumentar a insatisfação dos clientes é uma forma de que haja apoio a este ato. Sabemos que cada vez mais os brasileiros compram produtos da China e com estes problemas cada vez aumentando os consumidores pedem medidas rápidas e extremas.
Talvez, os Correios deveriam ser somente responsáveis por encomendas comuns, cartas por exemplo. Ou criar uma divisão exclusiva para recebimento de produtos importados, neste caso, uma empresa privada seria responsável. Sinceramente não sei.
Conclusão
Pequenas empresas e os consumidores diretos são os maiores prejudicados. A economia já não esta boa e quando tentamos ou criamos formas de gerar renda os serviços públicos não ajudam.
O serviço não é gratuito, além de pagar por isso, grande parte do sustento da empresa sai dos nossos bolsos, isso mesmo. Ou você pensa que quando os Correios apresentam prejuízo o dinheiro sai da onde?
Vamos ver até onde vai todo esse problema e se este novo sistema de importação traga uma agilidade maior.