Antes de tudo, informo que vou disponibilizar o arquivo porém não prestarei suporte. Leia com atenção e use-o com cautela.
Em algumas centrais multimídia não há opção de calibrar a tela ou, em alguns casos, até tem mas se alguém fizer o procedimento incorreto terá problemas.
O problema é mais comum em centrais chinesas, normalmente Roadrover, Winca, Caska e outras. Raramente isso ocorrerá em centrais originais de fábrica, se ocorrer só com softwares específicos.
O que é este arquivo de Calibrar o Touch?
Este software é um executável original do windowsCE que “chama” a opção de calibrar a touch screen. Para que ele funcione há necessidade de saber o caminho de navegação do seu GPS pois, é por ali que faremos o procedimento, então vamos lá.
Como fazer?
Supomos que o caminho de navegação de sua central seja: navione/navione.exe
- Faça o download do arquivo que informarei no final do post;
- Utilize um cartão SD previamente formatado em FAT32;
- Coloque em seu computador e, com o botão da direita do mouse, clique em nova pasta;
- Renomeie esta pasta para navione;
- Coloque o arquivo que fez o download dentro desta pasta;
- Renomeie este arquivo para navione;
- Coloque em sua central multimídia;
- Após ela ligar, pressione o botão físico de GPS ou pelo controle remoto ou até mesmo pelo controle do volante;
- Abrirá uma tela branca com os pontos de calibragem, use um objeto levemente pontiagudo e de plástico para calibrar;
- Veja se o problema foi solucionado.
Como saber o caminho de navegação?
Para saber o caminho de navegação terá que colocar o cartão do GPS em seu computador e ver como eles estão dispostos. Tem que localizar o executável do mapa, as vezes ele tem o nome de igo8.exe, igo.exe, primo.exe ou algo parecido. Mas isso não é regra pois cada desenvolvedor pode usar um nome qualquer. Um executável sempre terá em seu final o .exe
Lembre-se, se houver mais de uma pasta, quando fizer o SD de “calibragem”, deverá seguir a mesma quantidade de pastas, segue outro exemplo:
/GPS/2016/igo.exe
Siga o mesmo procedimento das instruções acima mas, colocando estes nomes.
Conclusão
Se mesmo após o procedimento a sua tela de toque estiver funcionando de maneira imprecisa, veja o post abaixo:
Se mesmo assim não funcionar é defeito, tem que enviar a um técnico de sua confiança para o reparo, lembrando que possuímos assistência técnica. Basta entrar em contato que informo os procedimentos.
https://reiaudio.com.br/contato/
Segue link para o arquivo:
Link para baixar o arquivo de Calibrar o Touch, clique aqui
Alguns navegadores podem identifica-lo como vírus, mas isso ocorre devido a ser um executável, garanto, não é vírus.
Boa tarde,
Tenho uma central multimídia Clarion NX501BA e realizei o procedimento para rodar a calibragem, porém ela nunca termina, clico e pressiono nos 5 pontos e em seguida começa tudo de novo. Gostaria de saber se há outra forma de realizar o processo de calibragem. O sistema da central conta com uma opção de calibragem de tela, mas não é possível clicar nela, devido a tela descalibrada.
Obrigado pela atenção!
Bom dia, isso acontece pois calibrar não resolve, esta com defeito. Encaminhe a um técnico de confiança para analise e orçamento.
Abs
Boa tarde,
Tenho uma Central Multimídia da Dynavin, modelo DVN-A3 (Audi). No momento, o touch está descalibrado e quando eu clico em “NAV” da central, simplesmente abre uma tela preta e nada acontece. Comprei o carro a pouco tempo, e o mesmo veio sem o cartão SD (NAV), no aparelho… Tem algum método que eu possa realizar para descobrir o caminho correto e posteriormente instalar um sistema de navegação (GPS) para utilizar? (Depois da calibragem).
Obrigado desde já!
Bom dia, não tem como descobrir o caminho.. normalmente Dynavin, se não me engano, era navigation/navigation.exe ou /mobilenavigator.exe
Bom dia Reinaldo, tudo bem?
Muito obrigado por responder, tentei os dois caminhos informados e nenhum dos dois deu certo, fica somente um tela preta.
Quando eu aperto no botão NAV, ele abre uma tela preta e no canto superior esquerdo fica escrito “Radio”, se eu aperto SRC por exemplo, ele troca pra “AUX”, e se eu aperto NAV de novo ele volta pro Radio.
Tem alguma outra dica? Pois verifiquei e toda a tela está funcionando, está somente descalibrado mesmo.
Não.. tente enviar um email a Dynavin que eles eram bem solícitos, http://www.dynavin.com, solicite o manual do seu modelo
Reinaldo, fiz a solicitação pra eles e já questionei o problema da tela preta, e eles mencionaram que ele aparece esta tela pois não há o cartão SD com o sistema de navegação deles, e que para corrigir o mesmo eu devo fazer a compra do cartão com o sistema.
Porém o custo é de 350 euros, fora o frete + imposto, o que acaba custando muito mais do que um aparelho top de linha aqui no BR. :/
Sobre o cartão de memória estou usando um SD de 1gb, bem antigo que eu tenho aqui, será que ele não está reconhecendo o SD da forma que deveria?
Obrigado mais uma vez.
O cartão de 1gb não é problema.. procure na central algum local para indicar o software de navegação.. se não tiver vai ser bem difícil mesmo de saber qual o correto. Peça a eles o manual do aparelho, ali deve conter as infos necessárias.
Um detalhe que eu não tinha lembrado, esse arquivo só funciona em Windows CE 6 ou posterior.. se a sua central usar o Windows CE 5 não funcionará e não tem o que fazer.
Fora o fato de ter a possibilidade da sua central usar processador MIPS, se for não funciona mesmo.
Boa tarde amigo, tenho uma central multimidia da Wings e toda vez que ligo o carro, pede para calibrar o touch. Já calibrei diversas vezes vezes mas o problema persiste, levei em um conhecido que possui loja de equipamentos de som, ele calibrou lá e foi nas configurações e tava ok, porém quando saí de lá, o problema voltou. Há alguma outra maneira para eu solucionar isto de vez ? Grato
Boa tarde, dentro do cartão GPS tem um arquivo chamado “touch” ou “calibration”, coloque o SD no computador, faça um backup e apague esse arquivo, veja se resolve. Se não der certo tem que enviar a uma assitência, recomendo a própria Wings.
Abs
Bom dia! Minha central Caska é android e com esse arquivo não consigo calibrar o Touch. Tem outro arquivo para Android?
Bom dia, acabei de escrever um artigo sobre isso, segue o link
https://reiaudio.com.br/como-calibrar-o-touch-screen-de-centrais-multimidia-android/
Mas como instalo um App numa central de multimídia Caska do carro se não tem espelhamento de celular. Preciso de um arquivo mesmo .exe para colocar na pasta do GPS.
Se a sua central é Android basta instalar o APK.. tem inúmeros tutoriais na internet ensinando o procedimento . Sobre o espelhamento, esse app não tem nada a ver com isso
Fiz o procedimento, mas não roda o Aplicativo na multimídia, mesmo tirando o executável do Igo Primo.
esse arquivo não serve para Android.. é para windows CE. escrevi o post sobre o assunto, visite lá.. se tiver duvidas poste no outro post
Boa noite Reinaldo, amigo tenho um DVD Booster BMTV-9580DVUSBT, pelo procedimento acima consegui calibrar a tela do GPS, mas não consegui calibrar a tela principal, teria algum outro procedimento para fazer a calibração da tela principal, desde já agradeço a atenção.
Bom dia, não é possivel pois essa tela principal não é baseada em Windows CE
abs
Boa noite Reinaldo, qual seria a solução para esta tela, seria a troca dela? E muito obrigado pela atenção…
Só analisando.. como não trabalho com esse modelo não consigo ajudar
Abs
Excelente tutorial!!! No meu caso (central Clarion NX702) o arquivo funcionou perfeitamente. O problema é que não grava a calibração. Ao desligar a central e ligar novamente, volta a ficar descalibrada. Tem algum jeito de salvar o ajuste para que a calibração se mantenha após desligar e ligar a central?
Bom dia
Ao efetuar a calibração pelo arquivo, tente procurar nas configurações o local onde se calibra e efetue o procedimento novamente.
Algumas centrais possuem proteção contra instalação de aplicativos, esse pode ser o caso da sua, que ao reiniciar, o windows CE ela volta ao estado original.
Olá Reinaldo! Agradeço pela ajuda. Não entendi onde nas configurações seria o local onde se calibra. Na minha central, não tem local de configurar calibração. A única coisa que dá para fazer é rodar o GPS novamente pressionando o ícone do navegador que tem na tela principal. Isso faz rodar o software de calibração novamente. Fiz isso e ele passou a executar um loop de umas 5 vezes, até que foi para a tela principal. Nisto, a calibração ficou perfeita. Mas é só deslgar a central para a calibração ser perdida 😰
Pelo jeito o Windows CE desta central é travado. Neste caso, não tem como destravar? Se precisar de algum eqto específico para conseguir gravar a calibração, vc o teria? Quanto ficaria o serviço?
Agradeço pela paciência! Abc, Daniel.
Procurei no manual da central e realmente não há opção de calibrar, provavelmente tem que trocar o touch, entre em contato com a Clarion para procedimento de assistência técnica, segue link
https://reiaudio.com.br/assistencia-tecnica-clarion/
Abs
Olá Reinaldo! Infelizmente esta central não foi comercializada aqui no Brasil. Nos EUA, a tela sai U$300. Mais a mão de obra, sairá acima de R$1500 para repará-la (isso se alguém trouxer para mim, pois se tiver que pagar os impostos, passará fácil dos R$2000). Uma central Kenwood mais moderna com Apple Carplay e Android Auto sai U$600 (se conseguir trazer sem pagar impsto). Creio que não valha a pena fazer a troca de tela. De qualquer forma, agradeço a sua disposição de até ter lido o manual da central. Abraço, Daniel.
Tente contato com a Clarion, as vezes eles consertam. Sobre o preço da tela, esta muito alto.. não costuma ser tão caro assim.
Disponha, abs
Cara tu me salvou, valeu mesmo! Funcionou na minha ecosport na central sync.
=) que bom. ABS
Reinaldo, a aplicação inicia mas parece que a calibragem nunca termina. Quantos clicks na tela, ou quanto tempo até terminar a calibragem?
5 cliques, 4 pontas e meio
se o problema persiste tem que enviar para analise de um técnico
Opa, tenho uma Central Multimidia Evolve Light, fui fuçar e encontrei calibragem de touch, estava meio ruim por isso entrei, dps disso nao funciona mais nada, alem de algumas partes q quando toca ele volta pra home, não tenho o controle dele por isso nao consigo arrumar, como proceder? obg.
Bom dia
Não trabalho com multilaser, recomendo buscar assistência diretamente no site deles
Abs
Boa noite!
Tenho uma central multimídia Aikon, (Central Multimídia Honda 2009 A 2014 Fit Dx Lx) adquirida em abril de 2017. Recentemente apareceu uma tela de calibragem de touch escreen com 5 pontos, e quando eu toco nos pontos seguindo de 1 a 5, aparece o símbolo da Honda e depois volta novamente para a tela de calibrage.
As vezes tento várias vezes consecutivas e o aparelho funciona tocando DVD ou estações de rádio, mas não aparece nada na tela.
Não se o que fazer nem onde encontrar um assistência técnica autorizada.
Preciso de ajuda.
Bom dia
Clique em contato e nos chame no whatsapp que informo as instruções de envio aqui para analise da sua central
Bom dia
Tive problemas com o touch da minha central, eu tocava em um ponto determinado da tela e ele acionava outro ponto. Levei a central a loja onde comprei. A mesma foi enviada para assistência. Me disseram que havia a necessidade de trocar o processador. Isso é possível? Quais as causas de podem gerar a necessidade da troca do processador? O vendedor me alegou que o fato de eu ter instalado um arquivo no cartão de memória foi a causa. Isso procede?
Grato
Bom dia
A menos que tenha colocado arquivos de instalação (arquivos de fabrica), não há possibilidade nenhuma de um arquivo de música, foto, vídeo (ou qualquer outro arquivo comum) causar dano a uma central Multimídia.
Sobre o defeito no processador, se estava em garantia não há o que se preocupar.
Outro ponto muito importante, quem vende é responsável (se não identificar o fabricante e ou importador) por um manual onde deverá constar todas as possíveis causas e consequências de ações, por exemplo, se no manual estivesse que não poderia usar arquivos de vídeo no formato AVI e que isso poderia causar dano ao equipamento, ele poderia se ausentar da responsabilidade de garantia, caso contrário não.
OBS: Arquivo AVI foi um exemplo, ele nunca causaria danos a um produto.
Muito obrigado pela explicação!
Qualquer dúvida só chamar
abs
Boa tarde amigo! tenho um honda civic 2016/2016! uma vez coloquei um pen drive nele e o som ficou no idioma chines.. Nisso, um amigo meu conseguiu abrir o som, fez o reset e voltou as configurações originais.. Porém, toda vez que ligo o carro pede para calibrar o touch, eu calibro e utilizo o som normalmente, mas toda vez que ligo o carro precisa calibrar, isso é insuportavel.. como resolver o problema?
Boa tarde
Se for Caska, remova o cartão do GPS e verifique se resolve. Se resolveu, coloque o cartão no computador e procure por um arquivo chamado “touch” ou algo similar, faça um backup e o apague. Veja se resolve.
Se der algo de errado use o backup para restaurar o arquivo apagado
abs
Tenho uma multimidia da AIKON e do nada o touch parou de funcionar, mas as vezes quando clico no canto direito da tela, ela aciona a função do canto esquerdo, será se é apenas calibragem? eu não consigo executar o macete que você passou porque não tem como eu selecionar a opção do gps pelo volante.
Tem alguma outra alternativa de fazer essa calibragem?
Execute pelo controle remoto
Oi, minha central começou a reiniciar sozinha de tempos em tempos. mas funcionava. Depois ficou mais frequente e agora fica tentando ligar e reiniciando sem carregar o sistema por completo. Pra piorar a tela nem acende mais. Vc acha que tem conserto? vale a penas olhar? Se sim, onde vcs estão localizados? Obrigado!
Bom dia Ricardo
Estamos nos organizando para atender centrais desta marca, a principio posso analisar mas, quase certeza que o defeito esteja no processador.
Nos envie um whatsapp que passo mais informações
Abs
Óla bom dia
tanho um central multimidia WINCA S100 e ás vezes perde o som de navegação, diceram-me para fazer resert.?. pode por favor pode indicar-me com devo fazer (passo a passo) o resert., ou se me puder indicar porque motivo ela perde o som. não é sempre umas vezes ligo e está tudo bem, outras quando ligo já não tem som.
Obrigado
Cump.
Bom dia
Reset pode ser dado pela frente do aparelho (algum orifício) ou pelas configurações, basta entrar e procurar “restaurar configurações de fabrica” ou algo parecido
Se não resolver, o defeito é hardware e necessita de técnico para reparo
abs