Tenho o costume de quando acho uma loja virtual ou site suspeito, postar algo a respeito.
O site de hoje é o Peixe Urbano.
A vítima? Minha esposa
Resolveu me presentear no Natal, viu uma promoção e achou interessante, comprou e pagou via boleto bancário. Isso foi na ápoca da Black Friday.
O parceiro deles é a Toc Tech (www.toctech.com.br).
Chegando próximo do Natal, e após o prazo de entrega ter expirado, entrou em contato com a Peixe Urbano, por inbox do Facebook. Pediram 5 dias para retornar com a solução. Nada.
Minha esposa entrou novamente em contato e disseram que a entrega estaria normalizada em 15 dias e propôs a devolução do dinheiro.
Neste momento, como o presente de Natal deu errado, minha esposa resolveu me contar o ocorrido, resolvi pesquisar.
Comecei pela Toc Tech
De primeira encontrei irregularidades, onde esta o endereço da empresa visível no rodapé na primeira página? Pois é.
Resolvi ligar, o que acontece? Uma gravação eletrônica e logo após o telefone só chama e não atende.
Quando clicamos em “sobre”, aparece a razão social: ZRC Comercial Limitada Me
Pesquisei sobre a empresa e não encontrei nada de “estranho”, possui algumas reclamações no site reclameaqui.com.br mas nada de grave. Mesmo assim eu não compraria lá ou em nada relacionado.
Agora vamos para o Peixe Urbano
Eu conheço bem este site, sempre quando pesquiso algo no site reclameaqui eles estão presentes. Tendo entender como uma empresa possui tantas reclamações e nenhum órgão de defesa do consumidor e nem a justiça intervém, são coniventes com práticas que lesam o consumidor.
São tantas reclamações registradas no site reclameaqui, por exemplo, hoje, dia 06 de janeiro de 2017, consultei e tem 98 reclamações de pedidos não entregues, isso só hoje.
Todas reclamações cadastradas são referentes a produtos não entregues e ou com atraso. Até o momento são mais de 35 mil reclamações referentes a esta empresa.
Na parte administrativa, esta tudo certo, endereço no rodapé do site mas, onde esta o telefone? Tem que clicar em “ajuda” e lá constam 3 telefones, funciona algum? 2 a ligação não completa e o outro só da ocupado.
Vendo o Facebook percebo que eles só respondem “inbox”.
O que diz o CDC (Código de Defesa do Consumidor)
Segundo o Idec:
“O atraso na entrega caracteriza descumprimento de oferta, de acordo com o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Nesse caso, o consumidor pode exigir entre: o cumprimento forçado da entrega; outro produto equivalente; ou desistir da compra e restituir integralmente o dinheiro já pago, incluindo o frete, e também eventuais perdas e danos decorrentes da demora.
Escolhi pela devolução do dinheiro pois a entrega forçada não foi respeitada.
No próximo mês, entrarei com uma ação no Juizado Especial Civil para exigir danos ou pelo menos multa, não é possivel que “empresas” assim continuem a enganar consumidores. Se fosse algo dentro de uma razoável estatística, tudo bem, eu entenderia mas, é muita reclamação para uma empresa. Não estão dando a minima para você consumidor. Atraem vitimas com a isca mais comum, preço baixo, e simplesmente fazem o que querem.
Fica aqui a minha dica, se quer evitar “dor de cabeça”, evite estas empresas, ou pelo menos, acompanhe no site reclameaqui o índice de reclamações, da forma que esta eu não confiaria.
Quer ver? www.reclameaqui.com.br/indices/18213/peixe-urbano/
abs