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sexta-feira 19 abril 2024 09:12:51
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Diagrama para comandos de volante resistivos

Diagramas que auxiliam na hora da instalação da sua central multimidia

Quando nós técnicos precisamos identificar o fio do comando de volante de carros resistivos usamos um multímetro, fácil e rápido. Mas se o técnico não tem muita experiência ou a pessoa é um entusiasta querendo fazer a sua própria instalação a situação é diferente. Desta forma disponibilizo aqui alguns diagramas dos principais carros no mercado.

Conexões Resistivas de controle de volante?  

Lembrando, são para conexões resistivas, gostaria muito que antes de qualquer ligação façam um teste com um multímetro para ter certeza que o fio esta correto. Use-o na escala de resistência e testes os pinos indicados. Cada botão do volante apresentará uma resistência diferente.

Se não souber se o comando de volante é resistivo, CAN ou Matrix segue um post para auxiliar:

Isso vai ajudar a ligar interfaces de volante e até multimídias universais, claro que o equipamento deve possuir entrada para isso, normalmente denominada Ad1 ou SW (abreviatura de Steering Wheel). Se tiverem dúvidas consulte o fabricante do equipamento.

Diagrama para comandos de volante resistivos

Usem a tabela com cautela, não me responsabilizo por erros ou dados incorretos, esta tabela é um guia para facilitar, mas terá que saber um pouco de instalação para conferir e fazer da maneira correta.

Dúvidas? Perguntem no final da página.

Tabela de Comandos de volante resistivos:

Montadora: BMW
Pino 14 = Canal 1 ou AD1

Pino 10 = Negativo do Volante

Comando de Volante BMW antiga

Montadora: BMW
Pino 9 = Canal 1 ou AD1

Pino 12 = Negativo do Volante

Comando de Volante BMW conector FAKRA 40p

Montadora: Chery
Pino 2 = Canal 1 ou AD1

Pino 5 = Negativo do Volante

Comando de Volante Chery

Montadora: Chevrolet
Pino 1 = Canal 1 ou AD1

Pino 7 = Negativo do Volante

Comando de Volante Chevrolet antigo, conector ISO 16 vias

Montadora: Chevrolet
Pino B12 = Canal 1 ou AD1

Pino A12 = Negativo do Volante

ou

Pino 5 (Ultimo Conector) = Canal 1 ou AD1

Pino 13 (Ultimo Conector) = Negativo do Volante

Comando de volante Chevrolet S10, Captiva e similares RESISTIVOS.

Montadora: Fiat
Pino 20 = Canal 1 ou AD1

Pino 33 = Canal 2 ou AD2

Pino 27 = Negativo do Volante

Comando de Volante Fiat antigo, conector ISO + C RESISTIVO

Montadora: Ford
Pino 5 = Canal 1 ou AD1

Pino 6 = Negativo do Volante

Comando de Volante FORD antigo 1

Montadora: Ford
Pino 22 = Canal 1 ou AD1

Pino 24 = Negativo do Volante

Comando de Volante Ford com conector FAKRA Nacionalizado (Resistivo)

Montadora: Ford
Pino 18 = Canal 1 ou AD1

Pino 19 = Negativo do Volante

Comando de Volante Ford

Montadora: Honda
Pino B4 = Canal 1 ou AD1

Pino B5 = Negativo do Volante

Comando de Volante Honda

Montadora: Hyundai
Pino 19 = Canal 1 ou AD1

Pino 20 = Negativo do Volante

Comando de Volante Hyundai, conector ISO 16 vias + C

Montadora: Hyundai
Pino 6 = Canal 1 ou AD1

Pino 18 = Negativo do Volante

Comando de Volante Hyundai antigo

Montadora: Hyundai
Pino B4 = Canal 1 ou AD1

Pino B17 = Negativo do Volante

Comando de Volante Hyundai com ou sem audio digital

Montadora: JAC
Pino 1 = Canal 1 ou AD1

Pino 6 = Negativo do Volante

Comando de Volante JAC, conector ISO 16 vias

Montadora: Kia
Pino 19 = Canal 1 ou AD1

Pino 26 = Negativo do Volante

Comando de Volante KIA Mod.1, conector ISO 16 vias + C

Montadora: Kia
Pino 19 = Canal 1 ou AD1

Pino 20 = Negativo do Volante

Comando de Volante KIA Mod.2, conector ISO 16 vias + C

Montadora: Kia
Pino B4 = Canal 1 ou AD1

Pino B17 = Negativo do Volante

Comando de Volante Kia com ou sem audio digital

Montadora: Land Rover
Pino 16 = Canal 1 ou AD1

Pino 10 = Negativo do Volante

Comando de Volante Land Rover antiga

Montadora: Land Rover
Pino 1 = Canal 1 ou AD1

Comando de Volante Land Rover antiga

Montadora: LiFan
Pino 5 = Canal 1 ou AD1

Pino = Canal 2 ou AD2

Pino 4 = Negativo do Volante

Comando de Volante LiFan ISO 16 vias

Montadora: Mitsubishi
Pino A9 = Canal 1 ou AD1

Pino A11 = Negativo do Volante

Comando de Volante Mitsubishi

Montadora: Nissan
Pino 8 = Canal 1 ou AD1

Pino 17 = Canal 2 ou AD2

Pino 7 = Negativo do Volante

Comando de Volante Nissan

Montadora: Subaru
Pino 17 = Canal 1 ou AD1

Pino 8 = Canal 2 ou AD2

Pino 7 = Negativo do Volante

Comando de Volante Subaru 1

Montadora: Nissan
Pino 17 = Canal 1 ou AD1

Pino 7 = Negativo do Volante

Comando de Volante Subaru 2

Montadora: Ssangyong
Pino 16 = Canal 1 ou AD1

Pino 14 = Negativo do Volante

Comando de Volante Ssangyong

Montadora: Toyota
Pino A8 = Canal 1 ou AD1

Pino A7 = Canal 2 ou AD2

Pino A6 = Negativo do Volante

Comando de Volante Toyota 1

Montadora: Toyota
Pino A21 = Canal 1 ou AD1

Pino A22 = Canal 2 ou AD2

Pino B4 = Negativo do Volante

Comando de Volante Toyota 2

Montadora: Suzuki
Pino 19 = Canal 1 ou AD1

Pino 8 = Canal 2 ou AD2

Pino 20 = Negativo do Volante

Comando de Volante Suzuki
Reinaldo Soares
Reinaldo Soareshttps://reiaudio.com.br
Técnico automotivo e eletrônico, Consultor. Mais de 25 anos de experiência no ramo de som e acessórios automotivos. Já restaurei a elétrica de carros antigos, customizei motos mas minha paixão é mesmo eletrônica.

200 COMENTÁRIOS

  1. ola Reinaldo tudo bem poderia me ajudar eu tenho um Azera 2013 ele esta com um radio de entrada o modelo simples eu comprei uma multimídia original do ano e modelo porem não funcionou acendeu mas os comando não funcionam falta ligação nos conectores uma parte das informações vão para uma telinha que acende azul vc poderia disponibilizar o esquema elétrico para que eu possa fazer as ligações

  2. Olá possuo uma Ownice K5 com as câmeras 360 no meu KICKS, veio junto um Canbus para volante, porém o instalador não usou e fez a ligação seguindo padrão da SUBARU, ela funciona, porém as vezes o som falha ao ligar o carro, tenho que desligar e ligar o carro para o som voltar. Recenemente desfiz a ligação e não estou mais usando os botões do volante (mesmo com o Canbus conectado). Pergunto, tem haver a instalação no padrão SUBARU ao invés da NISSAN em relação as falhas de falta de som? e Pq o Canbus não funciona? ou o kicks não utiliza canbus?

    Abraço
    Rodolfo

  3. Ola Rei bom dia. Excelente tutorial, parabéns.
    Preciso só de uma informação, essa lista indica quais são os fios do comando de som do volante de cada carro.
    No meu caso eu queria instalar um pioneer MVH-X7000BR que já vem com WR mas tenho duvida se é necessário utiliziar interface.

  4. Boa noite, comprei uma central multimídia que já recebe sinal resistivo do comando do volante, minha dúvida é se posso ligar os botões do volante direto na central, sem passar pela BCM do carro, já que o multimídia aceita sinal resistivo e os botões mandam sinal resistivo para a central do carro, poderia ligar direto? O carro é um Prisma 2015 LT 1.4.

  5. Reinaldo, boa tarde, tudo bom?
    Eu tenho uma Mitsubishi Outlander GT 2010, utilizando uma Central multimídia Clarion modelo VX709B.
    Os comandos do volante do nada pararam de funcionar. Como procederia o teste do comando, sem desmontar o volante, claro?
    Agradeço desde já pela orientação.

  6. Amigo tudo bem, tenho um Mitsubish Pajero Dakar 2013 HPE(Brutona) e removi dela um Clarion NX700B original e coloquei uma Android 8.0 10¨ficou lindo, mas não consegui identificar a pinagem que do P2 que vem do volante dos comandos, saberia me ajudar ? A central tem apenas o fio Key1 e Key2,

      • então já removi a interface original da Clarion, ficou um chicote com 4 fios, preto (negativo), vermelho (positivo), marrom e branco/azul que medindo os dois dão as seguintes medidas :

        3.15 ohms (volume – )
        2.13 ohms (volume + )
        0.75 ohms ( )
        0.28 ohms ( mode )

        Liguei o marrom no key1 e o branco/azul no key2 da central mas mesmo assim não aprende os comandos na central, deixei o preto e vermelho sem uso, o que posso estar fazendo errado ? Tem algum tutorial em video que possa me indicar para aprender um pouco mais, sei que se procurar um profissional seria menos trabalho, mas estou tentando aprender estas coisas como hobby já que tenho um bom conhecimento em eletrica e eletronica bem como em T.I.

        Fico grato se puder me ajudar…

  7. Boa noite Reinaldo, tenho um C3 com comando no volante no limpador de para-brisa, som original se não nem engano RD40, comprei um central que tem a entrada de comando de volante, gostaria de saber se sabe pra ligar sem a interface, no chicote original do carro sobrou apenas 2 fios trançados que acredito eu ser o de controle do volante e o de informações do som no computador de bordo, será que é possível ? Se sim como testar para saber qual é o do controle ? Obrigado

  8. Boa noite Reinaldo, comprei uma central da china Android ml ck1018 que vem Key 1 e 2 , meu carro HB20 2014 , fiz o esquema de ligação conforme diagrama em cima, mais ela aprende comando apenas 1 comando, todos botão do volante faz mesma coisa , tipo último que eu ensinei a ela no caso, é pq precisa de interface? A câmera de ré ele detecta sozinho quando engata? N consegui fazer funcionar TB

  9. Boa noite Reinaldo! Comprei um Jeep Renegade PCD 2019 e tem vários videos no youtube de equipadoras em São Paulo instalando o comando no volante, moro em João Pessoa PB e não encontrei nenhum profissional que instalasse, comprei os botões com o chicote e já fiz a instalação, deu certo, ficaram todos botões acessos, só não consegui identificar os fios para colocar o cabo p2, a minha veio com o conector do som de 16 vias e instalei um dvd pioneer
    Z5180 com a conexão wr. Se puder me ajudar ficarei muito agradecido! Abraço.

  10. Olá , tenho um xsara Picasso 2011 com o radio positron sp6730dtv identifiquei o fio da central do volante lendo seus post é o radio tem 2 fios swc gostaria de saber se posso ligar os fios direto co os fios da central, ou Terê que comprar uma interface sendo que o radio não tem entrada de p2 para interface. Me ajude. Obrigado.

  11. Boa tarde, tenho um GOL 5 I trend, com comando de volante no som original. Comprei uma central multimídia Pioneer que tem a entrada W/R e veio com um cabo P2 incluso. Do som original saia um chicote com 4 fios, que acho que seria dos botões do volante. Levei num técnico para fazer a instalação do som e ele não conseguiu deixar com os comandos do volante. Ele tava conectando o positivo e o negativo do P2 em 2 dos 4 fios do chicote que vem dos botões do volante. Teve momentos que o Pioneer até aceitava configurar, selecionávamos o botão por exemplo de MODE na multimídia e pressionávamos MODE no botão do volante ai fica azul, mas quando íamos configurar outro botão, aquele que tínhamos configurado não tava mais azulzinho. Era como se resetasse. Gostaria de saber se é só uma questão de emendas de fios errados ou tem que usar uma interface por fora pra funcionar, pois chegamos tão perto. Abraços.

    • A questão é complexa, quer saber a variação de resistência entre os carros? ou entre as funções?
      Se for variação entre os carros, respeitam a tolerância dos componentes, normalmente os resistores usados possuem 5% de variação.. neste caso se medir dois carros iguais os valores estarão dentro desta tolerância mas dificilmente serão idênticos.
      Se for a variação entre as funções, depende do modelo e projeto, as vezes a diferença é de poucos ohms.

      Abs

  12. Olá, obrigado pela iniciativa de ajudar as pessoas! Enfim, chegou minha vez de perguntar.
    Tenho uma central ML Ck1018 achei muito boa, eu mesmo estou fazendo a instalacao, mais tenho um vw voyage com comando no volante de fabrica, o chicote do central nao sei aonde por o KEY1 KEY2. vc tem ideia de qual conector e cor de fio colocar? Obrigado

  13. boa noite. Sou engenheiro eletrico e comprei uma central multimidia generica da china e ela possui pinos key 1 e key 2 q aceitam os comandos do volante. Tenho uma Trailblazer e os comandos sao resitivos.
    Depois de vasculhar a internet, achei aqui os pinos referentes a esses sinais no chicote do carro. Com um ohmimetro ou multimetro em escala de resistencia, chequei os pinos e pressionando os botoes, havia variacao de resistencia. Tudo certo ateh ai.

    Procurei uma loja de instalacao em Campinas, onde moro, e fui em uma das mais conceituadas. Como eu jah tinha desmotado o painel do carro para testar o espaco 2 din, jah tinha conhecimento para dividir com o instalador. Mas ele, supondo ter conhecimento superior, ignorou todas as minhas dicas. Depois de 6h levando um baile para ativar os comandos do volante, ele desistiu e pediu para que eu arrumasse o manual de instalacao ou comprasse uma interface. Alem dele ter feito adaptacoes e emendas horriveis, q tive q refazer, nao tinha conhecimento tecnico. Sabia apenas fazer buracos e emendar fios.

    Hoje a tarde desmontei o painel do carro e encontrei novamente os fios dos comandos do volante. Como a cm identifica sinais referentes ao terra, bastou ligar um dos fios do chicote ao terra do carro e outro ao fio key1 da cm. Entrei no menu de fabrica e configurei os controles do volante.

    O que falta aos instaladores, em geral, eh conhecimento tecnico para entenderem como os dispositivos eletronicos funcionam. Uma pena, porque eu jamais voltarei nesse loja.

    Obrigado por disponibilizar os conectores e as pinagens. Abs

    • Boa noite, fico feliz em ter ajudado. Sobre o instalador.. o nome já diz e infelizmente o salário e a não preocupação dos empresários não os incentiva a buscar qualificação técnica, nunca vi nenhuma loja pagar um curso ou algo do gênero.
      Por fim, todo técnico ou instalador tem a sua disposição uma biblioteca enorme de informações, mas se limitam a usar a internet para o Facebook é Whatsapp, uma pena.
      Agradecido pelo feedback

  14. Bom dia Rei, tenho produtos iguais ao do nosso amigo abaixo, Volante Vectra GT e Aikon s90, já testei e vi que o volante é resistivo, ou seja, em escala de resistência no multímetro ele da sinal quando aperto os botões. No multimídia tem a entra escrito “Controle de Volante”, mas existem vários pinos e o cabo para controle é somente 1.

    Como devo fazer?

  15. Ola Reinaldo,
    Eu tenho um corsa hatch 2012 com um multimidia Aikon S90. Os fio original do hard disk do volante do Vectra GT e o azul c/ vermelho, sendo o cinza para iluminação e os marrons buzona. Seria então o fio azul c/ vermelho que ligo na entra ad1? E minha dúvida sobre o aterramento do volante.
    Agradeço desde já

  16. Boa noite Reinaldo, espero que vc possa me ajudar, tenho um fiesta 2009 com rádio original ford MyConnection, que vem com usb/bluetooth/cd player etc…igual este deste link:
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-791584074-radio-my-connection-com-code-novo-ford-fiesta-rocam-0714-_JM
    Ví no manual de operações do rádio que ele tem 2 entradas na traseira para colocar comando no volante, e parece ser resistivo, como vc disse nesse post, as entradas são SWC+ e SWC-
    Mas meu carro não tem no volante, as teclas para controlar o rádio, existe uma maneira de descobrir quais os valores das resistências para cada comando do rádio? Assim eu poderia fazer uma adaptação dos botões e colocar no volante do carro….
    Pensei também em comprar a chave original da seta do fiesta + o controle do rádio nestes links:
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-709991849-chave-seta-fiesta-ecosport-speed-comando-radio-8n1513335aa-_JM
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-866174958-controle-do-radio-coluna-de-direco-original-fiesta-rocam-_JM
    Pois na chave da seta tem o encaixe para a chave do rádio. Aí seria só ligar os fios saindo do volante direto nas entradas SWC+ e SWC –
    Seria isso mesmo? O que vc acha?
    Existe alguma maneira de eu simular uma resistência e ligar atrás do rádio nessas saídas, só para testar se o rádio responde ao comando?
    Agradeço se puder responder….

  17. Ótima Tarde, tenho um Jeep Renegade Longitude e troquei meu Multimídia por um Pioneer 138tv e consegui fazer funcionar a câmera de ré original pegando um sinal 12 volts e achando o fio do conector RCA no plug do chicote original, identifiquei 2 fios da CANBUS e 2 fios do controle de volante, será que se Eu ligar no Pioneer esses 2 fios dos controles de volante Não vai funcionar nos botões do volante do meu carro? No painel o Hodômetro está piscando O que faço com fios da CANBUS para sanar esse problema? Obrigado!

  18. Olá! Amigo, tenho um punto sporting 2011 com comandos de som no volante “blue-me” pretendo instalar uma central multimidia universal e manter o controle do volante, venho estudando as formas de ligação e queria tirar uma dúvida… Pelo que entendi há a possibilidade de ligar o comando de som sem a interface, utilizando os 3 fios conforme o diagrama apresentado? Obrigado!!

  19. Boa tarde amigo , por favor , me passa um tutorial pra instalar a interface faaftech FT WI em um Fusion 2006 com a mídia Multilaser evolve+. Quais fios devo ligar? Eu já liguei o positivo e o negativo , liguei tbm fio marrom (volante gnd) e o fio azul (sw1). Oque mais devo ligar?
    OBS. A multimídia Multilaser evolve não tem P2.
    Me ajuda ae amigo? Muito obrigado

  20. JAC J5 12/13 – Boa tarde, já vi que vou sofrer, no RJ, não conheço ninguém bom nesses serviços, já me falaram, inclusive na concessionária que terei que trocar o chicote é um anel, não lembro o nome pra adaptar o volante multifuncional d modelo mais novo pois o meu J5 12/13, não vem de.fabrica. sabe.se.procede essa informação?

  21. Bom dia. Tenho uma L200 Triton 2013, a central original deu problema e comprei uma central chinesa, que vi no yuotube, muito boa por sinal. Atrás dela há dois fios SW1 e SW2, que são para controle de som no volante, até ai tudo bem. Acontece que no chicote original da Triton vem um cabo tipo de fone de ouvido, P2 ou P3, que se liga na central original. Percebi que através desse chicote há uma conexão (me parece um tipo de placa de CI) que se liga aos fios que saem dos botões do volante. Como identificar qual fio ligar ao SW1 da CM? Poderia me ajudar? Grato.

  22. Fala amigo. Tenho uma sportage 2017 e vou mudar a central original. Já identifiquei os 2 fios do controle de volante. Eu estou fazendo a adaptação a partir de um chicote de uma sportage de entrada, pois a 2017 tem chicote diferente. Eu preciso usar a canbus para o comando de volante? Outra dúvida. No chicote do carro não tem o back para ativar a câmera de re.. No canbus tem. Já está tudo montado e ligado, porém estou com dúvida se uso canbus ou não.. Quanto ao sistema de som descobri que na 2017 o sistema é analógico então só ligar direto.. A câmera de re preciso usar um limitador de voltagen ou mando 12v mesmo.. Se puder me ajudar nessas dúvidas ficarei muito feliz.

      • Obrigado pela resposta. Eu sou entusiasta e gosto de fazer essas coisas. Com o eu te disse estou adaptando um chicote. No caso o comando resistivo não necessitaria da interface canbus? Vou fazer a identificacao das resistências caso for posso ligar direto no meu aikon? No caso do back da Re tem outra forma de fazer sem cortar nada e fora da interfave canbus? Sei que são dúvidas médias para complexas, mas se puder me dar uma luz. Estou com o chicote quase pronto. E pra finalizar… O chicote que vai na central ate o chicote original tem uns 15cm posso emendar os can hi e lo sem riscos com uma boa solda? Abraço.

          • Fala chefe.. Show de bola. Com suas dicas tudo funcionou. Tudo mesmo. Só um problema que encontrei agora. A modelo EX 2017 ela não usa Spdif e sim analógico no amplificador. O problema ocorre que passa o som tudo porém meu aikon fica com o som no máximo.

  23. Comprei uma central para o fiat Bravo modelo Aikon S90, liguei o chicote original a camera de ré e funcionou perfeitamente. Porém tem 3 fios atraz da central escrito Key 1, Key 2 e o outro se eu não me engano está escrito camp. No chicote original do carro ficou 3 fios desligados. Minha dúvida é se esse 3 fios do carro, ligo nesses 3 fios da central(Key 1, Key 2 e Camp)Poderia me ajudar?

  24. Boa tarde, tenho uma central AIKON 6700 e meu carro é um Suzuki SX4, porém, mesmo seguindo a sua referência não da certo, o sistema entende que eu estou segurando o botão de volume por exemplo, mesmo sem eu mesmo encostar o dedo nele. O que pode ser? Obrigado.

  25. Reinaldo tudo bem. Tenho um FOX HIGHLINE 2015/2016 e comprei a AIKON (WINKA) S100. Instalei eu mesmo e a princípio tá ok, mas os botões mudo, últimas ligações e comando de voz quando pressionados fazem a mesma coisa: disca a última chamada realizada ou abre o teclado de ligação para digitar o número caso o smartphone não esteja conectado à central. Em contato com o cara que me vendeu, ele disse que essa central tem um fio atrás que ativa o comando de voz, mas no carro só tem o chicote original que foi plugado no conector que veio com a CM, e não tem nenhum outro chicote ou fio separado para volante. Funcionou até bem, Só esses botões que citei que não funcionaram como eram. Tentei configurar pelo menu da central mas esses botões sempre que pressionados, acontece o que falei acima, mesmo durante a configuração. Sabe me dizer se tem alguma configuração ou ligação que faça eles funcionarem?

  26. Ola amigo vc tem o esquema de ligação do controle de som do Renault Megane Grand tour, aquela caixinha atras do volante? o meu DVD H Buster 9820 aceita comando externo pela função Volante SWC, vc sabe me orientar se neste caso o megane necesita de uma interface externa ou se eu consigo ligando direto os vios que vem do comando nos fios KEY1, KEY2 e terra do meu DVD?
    Att
    Ricardo Cuca

  27. Boa noite.
    Tenho uma Central s90 de segunda mão instalada no meu fiat bravo. Meu carro tem computdor de bordo. Tentei ligar a comunicação do carro nessa central porem deu falho no sistema de air bag e no sistwma de sensor de ré.
    Vc poderia me explicar como ligar para funcionar o controle de volante?
    Ps. Sou tec. em eletrônica.

  28. Reinaldo, tenho um Fiesta 2003 e instalei um volante do Focus 2014 com os comandos do volante junto a um DVD 2Din da Pioneer e quero fazer os botões funcionarem legal, preciso basicamente da Interface para fazer funcionar.. Mas vi uns vídeos onde é necessário fazer a programação dos botões e essa função eu ainda não encontrei no meu DVD, acho que ele não tem. Será que ele reconhece automaticamente ao conectar o P2 na entrada W/R atrás?

  29. Boa noite Reinaldo tudo bem?
    Estou com uma duvida e gostaria de saber se vc poderia me ajudar comprei uma central multimídia Aikon modelo AK-6700 e gostaria de instalar na minha saveiro cross e quero usar o comando de volante só que não estou conseguindo ligar, algumas pessoas me falou que não eh necessário usar interface porque a central multimídia tem um conector com 4 fios com as seguintes etiquetas

    Fio vermelho 3,3v
    Fio preto GND
    Fio branco AD1
    Fio branco com preto AD2

    o carro esta com interior todo desmontado se puder me ajudar agradeço.

    abraço

  30. Olá Reinaldo! Tenho uma central positrón SP8960NAV e o controle nos volantes são originais de fábrica. Estou com o seguinte problema: Todos os dias tenho que “reconfigurar” a resistência dos botões do volante no setup da central. Se estiver um dia frio, é uma resistência. Se for um dia de calor, os botões não funcionam e tenho que reprogramar. É assim mesmo? Não acho que a positrón seria tão filha da mãe em fazer um produto que não suporta mudança de temperatura… É um saco toda hora ter que ficar configurando a meleca do botão no setup! Pode me ajudar?

  31. Boa tarde Reinaldo, Tenho um Golf 2003 sem controle no volante, estou querendo instalar o volante com controle e colocar um multimídia, minha duvida e a seguinte, o fio do controle do som que sai do volante eu ligo ele direto na interface? Vi vários videos e coisas relacionadas, mas ninguém comenta sobre a ligação da interface e direta no volante ou passar pela central elétrica. muito obrigado.

  32. Olá, tenho uma central caska ca688 com entrada para comando de volante, tenho um volante da linha vw, pelo que sei, corrija me estiver errado, a cm aceita comandos resistivos e o volante vw é pulso, qual seria solução? caso seja interface, poderia citar modelo, obrigado.

  33. Tenho um ford focus ghia 2005 achei os dois fios do controle no volante um e marrom com amarelo e outro branco com preto. Comprei uma CM série S90 e no chicote veio três fios para o controle no volante sendo pelo manual: verde pino 9 teclas de direcção para entrar numa caixa 2 , preto pino 10 terreno , verde/preto pino 13 teclas de direcção para entrar numa caixa 1. Alguém pode me explicar como devo fazer a instalação?

  34. tem um centro de multimídia Hetzer para Fiat Punto 2015, eu configurado a partir do ajuste a opção de frequência AM salto para Argentina fábrica e eu parei de comandos no volante de trabalho. Certamente algo deve ter configurado incorretamente. Desde SWC queria configurar as definições, mas não me levar. Esse é o problema. Você não teria as instruções para ver como a definição da “configuração de fábrica” opção. Eu sou da Argentina, aqui no meu país eu não faria capaz de resolver. obrigado

  35. Boa noite amigo tô aqui quebrando a cabeça e não consigo instalar o comando de som de volante no rádio original Fiat conect, tenho um Fiat palio Sporting eu comprei e ele veio com comando de som no volante porém nunca funcionou, como ele foi um carro que foi de leilão creio que esteja faltando algo para fazer funcionar, no chicote que sai da cinta consegui identificar os dois fios responsável pelo comando porém não consigo localizar ele no conector que sai no rádio, pois na posição C2 não tem Fio nenhum e conforme você apresentou no diagrama teria que ter 3 fios chegando ali, e os outros fios nenhum da resistência. como localizei esse fio na saída do Hard disk se eu ligar direto no rádio respeitando a pinagem correta irá funcionar? Desde já agradeço.

  36. Olá tudo bom, gostaria de saber se a central S90 possui entrada para comando de som? pois olhando este seu artigo e olhando essa foto da traseira do S90 neste site ( http://d26lpennugtm8s.cloudfront.net/stores/137/199/products/img-20151013-wa0012-1e63bd73a7d40eb0ea84be442a99cc5a-1024-1024.jpg ) parece que não possui essa entrada do SW e AD1, se não possuir vc poderia me orientar em como colocar os comando do volante na CM

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