Um especialista na Russia aceitou o desafio de furtar uma BMW X6 em menos de dois minutos.

O vídeo não é para incentivar o crime mas demonstrar a vulnerabilidade de veículos com sistema “keyless” possuem. Anteriormente o ponto fraco dos veículos era a chave, com a implementação dos sistemas eletrônicos entrou em cena este sistema que traz maior comodidade e uma falsa sensação de segurança.

 

Como o vídeo esta em em língua russa darei o passo a passo do que foi feito:

 

  • Primeiro ele utilizou um bloqueador de sinais, no Brasil conhecido com capetinha, para que a central de rastreamento não perceba o arrombamento;
  • Segundo, com a furadeira, ele interrompeu o frágil suporte que prende o miolo de chaves da porta;
  • Com uma simples chave de fenda ele abriu a porta;
  • Ao entrar no Carro foi introduzido, na porta de comunicação tipo”OBD”, um dispositivo para gerar um novo vínculo com um transponder virgem;
  • Colocou o transponder em uma chave qualquer mas mesmo assim o carro não ligou;
  • Foi feito uma ligação direta no sistema de bloqueio de partida.
  • Carro ligado

 

 

Para quem não conhece alguns termos, vamos lá.

Transponder: é um pequeno componente eletrônico, cada carro possui um código especifico e cada chave codificada deve ter o mesmo código para liga-lo, alguns fabricantes abreviam o nome como CODE.

OBD: é a porta de comunicação do carro necessária para diagnóstico do carro, existem diversos tipos deste sistema de comunicação mas o uso deste nome é feito de maneira genérica para indica-lo.

“Capetinha”: é um bloqueador de sinais de celular, usado por muitos ladrões para roubar cargas ou até mesmo carros.

 

 

Agora vamos torcer para que as industrias realmente pensem em implementar sistemas de segurança de verdade.

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