20.9 C
São Bernardo do Campo
terça-feira 23 abril 2024 11:17:45
InícioNotíciasGM Onix e Kia Rio levam nota zero em testes de colisão

GM Onix e Kia Rio levam nota zero em testes de colisão

A Latin Ncap (programa de avaliação de carros novos para a América Latina e Caribe) realizou uma bateria de testes, agora foram testados o Chevrolet Onix e o Kia Rio (será lançado no Brasil em 2018).

O Chevrolet Onix é atualmente o carro mais vendido no Brasil.

A avaliação mostrou um resultado decepcionante para ambos os modelos, nenhum deles se quer, conseguiu uma estrela para os ocupantes adultos.

Publicidadepublicidade

Para os ocupantes traseiros, isto é, crianças, o Onix conseguiu 3 estrelas e o Kia, impressionante 1 estrela.

Os testes foram os frontais e laterais.

crash test chevrolet onix

Segundo Alejandro Furas, Secretário Geral da Latin Ncap: 

“É uma grande desilusão para o Latin NCAP que fabricantes líderes como a GM e a Kia continuem a oferecer carros zero estrela na América Latina. Os consumidores se merecem muito mais que esses resultados que não cumprem com os padrões por parte de empresas que sabem perfeitamente como fabricar carros muito mais seguros.

Esses resultados tão pouco convincentes deveriam servir de lição aos governos da região e estabelecer que os níveis mínimos de segurança não podem estar mais nas mãos dos fabricantes.

Este é o motivo pelo qual o Latin NCAP solicita a todos os governos da América Latina a adoptar, de forma urgente, os certificados dos padrões da ONU para os testes de impacto frontal e lateral.

É hora de tomar medidas para eliminar o flagelo das armadilhas mortais que representam os carros zero estrela que os fabricantes continuam a vender dispostos a oferecer veículos por baixo dos níveis de segurança aceitos, que não poderiam vender na Europa ou na América do Norte. Esse tipo de duplo padrão é inaceitável e deve parar”.



María Fernanda Rodríguez, Presidente do Latin Ncap também expressou sua opnião: 

“Estes resultados confirmam mais uma vez o papel fundamental que tem os governos no tocante à proteção da vida dos habitantes de seus países.

Embora vejamos fabricantes que por si sozinhos oferecem maior segurança em relação aos escassos requerimentos exigidos para a produção e importação de veículos, vemos também, e hoje estamos demonstrando-o novamente, fabricantes que priorizam o lucro econômico ante a supervivência de seus clientes.

Isso é gravíssimo, já que levamos sete anos com resultados nefastos, sem comprovar, ainda, que nenhum país da região esteja exigindo as normas básicas de segurança que recomenda a ONU. Também, podemos ver como essas mesmas empresas têm a capacidade de proporcionar veículos mais seguros em outros mercados.

Felizmente, posso dizer que percebo como os consumidores, que contam com informação do Latin NCAP, começam a escolher melhor que tipo de veículos dirigir. Assim sendo, para gerar uma mudança rápida, os governos devem impulsionar a segurança, e apelo à consciência dos indivíduos que os integram para reduzir o risco que hoje estamos sofrendo os cidadãos”

 

Vídeo do Teste de colisão do Chevrolet Onix

 

Vídeo do teste de colisão do Kia Rio

 

 

Reinaldo Soares
Reinaldo Soareshttps://reiaudio.com.br
Técnico automotivo e eletrônico, Consultor. Mais de 25 anos de experiência no ramo de som e acessórios automotivos. Já restaurei a elétrica de carros antigos, customizei motos mas minha paixão é mesmo eletrônica.
PublicidadePublicidade

Mais Populares

PublicidadePublicidade