Quando nós falamos de produtos contrabandeados logo lembramos do nosso vizinho, o Paraguai, mas eu sempre lembro do vídeo abaixo:
Com uma fronteira pouco fiscalizada e a certeza de impunidade vemos produtos de “marcas” paraguaias invadirem o nosso mercado. Quase sempre o grande atrativo é o preço mas e a garantia, pós venda, suporte técnico, peças de reposição, enfim, todas as garantias que temos quando compramos um produto de uma empresa estabelecida no Brasil fica onde?
Não estamos aqui para julgar a idoneidade das empresas Brasileiras e ou Paraguaias e sim alertar para a grande quantidade de produtos que entram por nossas fronteiras e são vendidos como se fossem fabricados e distribuídos de maneira licita em nosso território nacional e como já expliquei em outro post, identificar o verdadeiro fabricante da central multimídia:
Marcas
Quando entramos em um grande site de vendas online, vemos marcas como Aikon, Booster, Buster (não tem nada a ver com H-Buster), Bak, M1, Midi, Muzik entre outras, apesar do vendedor dar uma certa garantia e aparentemente ser do Brasil todos os produtos comercializados com estas marcas são trazidos, em sua grande maioria, por contrabando. São equipamentos que não seguem a minima exigência da legislação brasileira, manual e fornecimento de peças. Não possuem garantia e seus importadores não podem ser penalizados na forma da lei, pelo simples motivo de estarem em outro país, o Paraguai.
Não que estes produtos não sejam originais, hoje em dia dificilmente existe falsificação destes equipamentos eletrônicos. São todos fabricados na China sob encomenda de seus importadores, alguns possuem a especificação de ser o mais barato possível e sem preocupação com qualidade, outros possuem, como fabricante, grandes empresas que fornecem legalmente para o Brasil, inclusive montadoras.
Ficar aqui falando de impostos, arrecadação será cair no bla bla bla da mesmice, queremos um produto com preço justo então, por que se arriscar e comprar produtos destas marcas sendo que, se houver problemas não terá um pós venda eficiente? A garantia é algo que pouca gente oferece, muitos ofertam mas poucos a respeitam. Tenho exemplos de clientes que compraram produtos onde os vendedores não negaram a garantia mas as despesas de envio ficavam por conta do cliente.
Vale lembrar que, se um cliente de São Paulo for enviar um produto para o nordeste pelo serviço de Sedex não custará menos de R$200,00 (com seguro). Vale a pena? E se ocorrer um outro problema, mais R$200,00? Sem dizer que nunca sabemos o CNPJ e dificilmente conseguimos soluções no âmbito judicial.
E naqueles casos que o defeito é um problema simples? Vai investir esta quantia para resolve-lo ou acabará no prejuízo?
Conclusão
Tudo isso é complicado e delicado. Todos querem economizar mas vamos avaliar realmente se o beneficio é válido. Eu adoro comprar produtos mais baratos mas sempre coloco na “balança” se compensa arriscar a “dor de cabeça”.
Comprou? Tenha todos os dados do vendedor para que, se necessário, possa entrar com uma ação judicial para resolver o seu problema. Não compre de desconhecidos ou em locais suspeitos, o barato sai caro.
Não esqueça também dos golpes, veja nosso alerta no post abaixo para não receber um tijolo: