19.2 C
São Bernardo do Campo
quinta-feira 28 março 2024 10:49:52
InícioNotíciasVia Dutra tem postos de recarga para carros elétricos entre São Paulo...

Via Dutra tem postos de recarga para carros elétricos entre São Paulo e Rio

Rodovia possui pontos de recarga em toda a sua extensão

A viagem de carro entre as duas maiores cidades brasileiras já pode ser feita sem uma gota de combustível, só com eletricidade. A Via Dutra acaba de inaugurar postos de recarga para carros elétricos entre São Paulo e Rio. Em vez de bombas de combustível, tomadas!

Os carros elétricos são o tema de uma série especial de reportagens do André Trigueiro, que o Jornal Nacional exibe a partir desta terça-feira (24).

Imagina dirigir por aí um carro sem ruído, porque o carro é absolutamente silencioso; sem fumaça, porque não há queima de combustível. Alguém poderá dizer que esse é o carro do futuro. A verdade é que em vários lugares do mundo, o futuro já chegou.

Publicidade

O futuro poderia ter chegado há mais tempo. A tecnologia do carro elétrico foi desenvolvida na mesma época dos motores a combustão, no final do século 19. Lá se vão mais de cem anos.

Só que a autonomia das baterias era muito pequena. Os carros a combustão logo se tornaram mais baratos, principalmente com o modelo de produção em série e a expansão da indústria do petróleo.

Desde então, essa vem sendo a trilha sonora da civilização.

Os carros redesenharam as cidades. Foi preciso abrir espaço para ruas, avenidas, estacionamentos. A paixão sobre quatro rodas que fez o mundo girar cada vez mais rápido, até que o rápido foi ficando engarrafado, em marcha lenta, com mais ruído, e mais fumaça.

Em 2015, em Paris, o mundo declarou guerra às emissões de poluentes e o acordo do clima abriu espaço para novas tecnologias limpas e renováveis.

Diante dessas análises, da importância da redução das emissões para o setor de transporte, os países foram se movimentando e, a partir da COP 21, assinaram acordos diversos para a inserção de carros elétricos e eletrificação da sua frota”, disse Felipe Gonçalves, superintendente de ensino, pesquisa e desenvolvimento da FGV Energia.

Este crescimento está a acontecer muito empurrado pela Europa, pelos Estados Unidos e pela China. Hoje não há um único fabricante de veículos que não tenha uma oferta elétrica. É um caminho que não tem retorno”, afirmou José Mendes, secretário adjunto de Estado e do Ambiente de Portugal.

Já existem aproximadamente dois milhões de carros elétricos no mundo, sem contar os modelos híbridos. A Agência Internacional de Energia calcula que em 2030 o número de veículos que podem ser abastecidos na tomada pode chegar a 125 milhões.

A confiança na nova tecnologia é tanta que vários países definiram até o prazo final para que as montadoras deixem de vender carros com motores convencionais. É o caso de Noruega, Reino Unido, França e índia, que já deram aviso prévio para os motores a combustão.

A China, que é o maior mercado automotivo do mundo, se prepara para fazer o mesmo, mas não anunciou prazos.

Para a gente entender o alcance das mudanças que estão acontecendo na indústria automobilística no mundo, vale comparar um motor a combustão com um motor 100% elétrico. A diferença é impressionante. Enquanto um motor convencional reúne aproximadamente 500 peças e componentes como bielas, cilindros, válvulas e pistões, a versão elétrica, dependendo do modelo, precisa de apenas 50. Além de mais simples e compacto, esse motor tem manutenção mais barata.

 

Via Dutra tem postos de recarga para carros elétricos entre São Paulo e Rio 1
Posto de Recarga para Veículos Elétricos em um Posto Ipiranga

Além do número de peças e do peso, ele consegue ter uma potência maior num volume menor, ou seja, você ocupa menos espaço no veículo, ele não emite gases poluentes, ele é totalmente ecológico, e também não gera ruído”, explicou Manfred Peter Johann, diretor superintendente da unidade de automação/WEG.

O carro é muito gostoso de dirigir, primeiro que não tem marcha nenhuma para passar nem troca de marcha. É uma marcha única direto no eixo. E eles aceleram muito rápido: de zero a cem em sete segundos. O carro é muito forte”, afirma o empresário Leno Lima.

Quando o assunto é carro elétrico, tamanho não é documento. A prova é um carro que mede um terço do tamanho dos veículos convencionais e pesa menos de meia tonelada. Esse carrinho já está sendo testado em vários lugares do Brasil para múltiplos usos. André Trigueiro testou o carro.

E hoje quem vai ter essa experiência sou eu. Ele chega a 80 quilômetros por hora, tem autonomia de cem quilômetros, otimiza o uso do espaço do perímetro urbano no trânsito, no engarrafamento, no estacionamento. É ideal para quem dirige sozinho. O que a gente mais vê em engarrafamento são carros grandes ou carros de tamanho convencional com uma pessoa apenas dentro”.

Para nós é indiscutível que essa tecnologia é uma tecnologia disruptiva, que ela vai fazer parte da vida das famílias e não só no mundo como no Brasil também”, afirmou Felipe Gonçalves.

A mudança é real. Após o mais badalado casamento do ano, os noivos seguiram para a festa num carro conversível de 1968 transformado em elétrico.

Os novos tempos chegam na velocidade de carros de corrida. Parece Fórmula 1, mas é Fórmula E, de elétrico. Os campeonatos mundiais vêm acontecendo desde 2014 com a benção da poderosa Federação Internacional de Automobilismo.

Cruzar a linha de chegada quase em silêncio pode surpreender muita gente. O fato é que essa tecnologia já está fazendo o maior barulho mundo afora.

Reinaldo Soares
Reinaldo Soareshttps://reiaudio.com.br
Técnico automotivo e eletrônico, Consultor. Mais de 25 anos de experiência no ramo de som e acessórios automotivos. Já restaurei a elétrica de carros antigos, customizei motos mas minha paixão é mesmo eletrônica.
Publicidade

Mais Populares

Publicidade