{"id":8288,"date":"2021-06-16T09:20:55","date_gmt":"2021-06-16T12:20:55","guid":{"rendered":"http:\/\/104.197.198.72\/?p=8288"},"modified":"2021-06-16T09:21:41","modified_gmt":"2021-06-16T12:21:41","slug":"ipem-encontra-irregularidades-em-lampadas-automotivas","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/reiaudio.com.br\/ipem-encontra-irregularidades-em-lampadas-automotivas\/","title":{"rendered":"IPEM encontra irregularidades em l\u00e2mpadas automotivas"},"content":{"rendered":"

Fiscais do Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de S\u00e3o Paulo) e Inmetro, realizaram a “Opera\u00e7\u00e3o Foco<\/em>” em l\u00e2mpadas automotivas em atendimento de den\u00fancias levadas pelo Sindicato Nacional da Ind\u00fastria de Componentes para Ve\u00edculos Automotores (Sindipe\u00e7as).<\/p>\n

Ao todo, foram coletadas l\u00e2mpadas automotivas de 20 marcas comerciais no estado de S\u00e3o Paulo, no per\u00edodo de 2019 a 2020, em fabricantes, distribuidores e varejistas, nas cidades de Cotia, Ribeir\u00e3o Preto, S\u00e3o Jos\u00e9 do Rio Preto e S\u00e3o Paulo.<\/p>\n

Coletamos o material independentemente se havia den\u00fancia ou suspeita sobre a qualidade das mesmas, nas categorias H4 e H7, as mais utilizadas em autom\u00f3veis, perfazendo ao todo, 37 modelos, sendo 18 modelos H4 e 19 modelos H7. Esse tipo de opera\u00e7\u00e3o continua de maneira permanente pelos fiscais do Ipem-SP ao coletar produtos para ensaios<\/em>“, explica o diretor do Centro de Fiscaliza\u00e7\u00e3o da Conformidade de Servi\u00e7os do Ipem-SP, Harisson Mattos Ferraz.<\/p>\n

As marcas coletadas foram as seguintes: Alper, Avionix, Daylux, Eagleye, Excelite, Gauss, GE, Gerlux, HBL, Hella, Magneti Mareli, Multilaser, Osram, Philips, Shocklight, Skyway, Tehc One, Teslla, Veloxparts e Wurth<\/strong>.<\/p>\n

A amostra constituiu-se de 60 l\u00e2mpadas de cada modelo, sendo j\u00e1 20 encaminhadas para ensaio em laborat\u00f3rio e outras 40 armazenadas para ensaios posteriores se necess\u00e1rio. Algumas l\u00e2mpadas s\u00e3o embaladas e comercializadas individualmente e outras em pares.<\/p>\n

As amostras foram encaminhadas para laborat\u00f3rio junto ao Inmetro, para ensaios de acordo com os requisitos da Portaria Inmetro 301\/2011, que aprova os Requisitos de Avalia\u00e7\u00e3o da Conformidade para Componentes Automotivos, e das normas NBR IEC 60809-1997 – L\u00e2mpadas de filamento para ve\u00edculos automotivos \u2013 Requisitos dimensionais, el\u00e9tricos e luminosos e IEC 60809-2017 \u2013 Lamps for road vehicles \u2013 Dimensional, electrical and luminous requirements.<\/em><\/p>\n

Ensaio Dimensional<\/strong>\u00a0\u2013 Foram realizadas medi\u00e7\u00f5es do bulbo e da base das l\u00e2mpadas. A import\u00e2ncia das medidas corretas est\u00e1 tanto no acoplamento correto ao ve\u00edculo quanto na qualidade da ilumina\u00e7\u00e3o. Os far\u00f3is possuem uma geometria desenvolvida<\/strong> a fim de espalhar ou direcionar o facho luminoso para uma melhor efici\u00eancia de ilumina\u00e7\u00e3o e quando a l\u00e2mpada n\u00e3o atende aos requisitos dimensionais o facho luminoso pode ser disperso ou n\u00e3o direcionado para onde o motorista precisa.<\/p>\n

Ensaio El\u00e9trico<\/strong>\u00a0\u2013 As l\u00e2mpadas reprovadas no ensaio el\u00e9trico apresentam um consumo maior que o especificado<\/strong>, exigindo mais da bateria e fia\u00e7\u00e3o el\u00e9trica, projetadas para o especificado. Em casos extremos podendo ocasionar danos \u00e0 instala\u00e7\u00e3o el\u00e9trica e inc\u00eandio do ve\u00edculo. As l\u00e2mpadas devido \u00e0 sua utiliza\u00e7\u00e3o, foram ensaiadas tanto no facho alto como no facho baixo.<\/p>\n

Ensaio fotom\u00e9trico<\/strong>\u00a0\u2013 O ensaio fotom\u00e9trico mede o fluxo luminoso das l\u00e2mpadas automotivas. As l\u00e2mpadas com baixo fluxo luminoso, como no caso das reprova\u00e7\u00f5es encontradas, apresentam ilumina\u00e7\u00e3o inadequada, resultando em diminui\u00e7\u00e3o do campo e dist\u00e2ncia de vis\u00e3o, podendo ocasionar acidentes em vias.<\/p>\n

Em nenhuma l\u00e2mpada foi constatado fluxo luminoso acima do estabelecido ou irregular<\/strong>, em fun\u00e7\u00e3o de sua geometria, situa\u00e7\u00f5es que podem ofuscar a vis\u00e3o dos condutores em sentido contr\u00e1rio e igualmente aumentar o potencial de acidentes. As l\u00e2mpadas devido \u00e0 sua utiliza\u00e7\u00e3o, foram ensaiadas tanto no facho alto como no facho baixo.<\/p>\n

Destacaram-se positivamente<\/strong> as marcas\/modelos que n\u00e3o tiveram nenhuma reprova\u00e7\u00e3o na amostra ensaiada de 20 l\u00e2mpadas:<\/p>\n