{"id":8879,"date":"2022-06-13T15:47:25","date_gmt":"2022-06-13T18:47:25","guid":{"rendered":"http:\/\/104.197.198.72\/?p=8879"},"modified":"2023-10-11T18:37:48","modified_gmt":"2023-10-11T21:37:48","slug":"como-eliminar-o-ruido-do-motor-no-som-do-carro","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/reiaudio.com.br\/como-eliminar-o-ruido-do-motor-no-som-do-carro\/","title":{"rendered":"Como eliminar o ru\u00eddo do motor no som do carro?"},"content":{"rendered":"\n

Nossa, quando algu\u00e9m diz que esta com problemas de ru\u00eddo de motor no som do carro fico preocupado pois sei que na maioria das vezes isso n\u00e3o ser\u00e1 tarefa f\u00e1cil de se resolver. <\/p>\n\n\n\n

Ru\u00eddo de motor<\/strong> \u00e9 todo aquele barulho em m\u00e9dia e alta frequ\u00eancia que \u00e9 transmitido nos alto falantes do carro, de modo geral esse termo pode ter outras causas al\u00e9m do que o nome sugere, bomba el\u00e9trica<\/strong> ou at\u00e9 o motor el\u00e9trico do limpador de para brisa. <\/p>\n\n\n\n

Na d\u00e9cada de 90 eu considerava at\u00e9 f\u00e1cil pois em sua grande maioria os problemas estavam relacionados aos cabos de vela<\/strong>, esse item era pouco trocado pelos propriet\u00e1rios dos ve\u00edculos, logo era f\u00e1cil encontrar cabos danificados e com fuga de tens\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n

Nos anos 2000 o cabo de vela come\u00e7ou a ser substitu\u00eddo conforme as recomenda\u00e7\u00f5es das montadoras e isso resolveu muitos problemas, mas ru\u00eddos de motor nunca forma exclusivos deste item<\/strong>. <\/p>\n\n\n\n

Lembro de um caso onde o amplificador captava ru\u00eddos vindo da bomba de combust\u00edvel,<\/strong> mesmo longe a interfer\u00eancia incomodava. A solu\u00e7\u00e3o foi blindar tanto o cabo da bomba quanto alguns cabos de entrada do amplificador. Al\u00e9m de garantir e refazer <\/strong>alguns pontos de “aterramento”. <\/p>\n\n\n\n

Um antigo patr\u00e3o adorava usar aqueles “filtros<\/strong>” de ru\u00eddos que eram nada mais que um transformador <\/strong>que eliminava ou atenuava essas frequ\u00eancias mas na maioria dos casos ele limitava muito a corrente, principalmente no uso de amplificadores. Nunca <\/strong>gostei dessa solu\u00e7\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n

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Supressor de ru\u00eddo<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

N\u00e3o existe um roteiro <\/strong>na procura da origem do ru\u00eddo do motor<\/strong> ou de qualquer outro equipamento eletr\u00f4nico, a experi\u00eancia \u00e9 ponto fundamental e o conhecimento em eletr\u00f4nica<\/strong> ajuda. A seguir colocarei algumas poss\u00edveis origens e causas mais prov\u00e1veis, lembrando que n\u00e3o \u00e9 regra.<\/p>\n\n\n\n

Lembrando que antes de come\u00e7ar<\/strong> o ideal \u00e9 isolar o ru\u00eddo em um determinado equipamento e sempre ter em m\u00e3os um mult\u00edmetro.<\/p>\n\n\n\n

Ru\u00eddo de motor da HU (Head Unit, mais conhecida como unidade principal)<\/p>\n\n\n\n

Quando o ru\u00eddo \u00e9 captado pela unidade principal o problema pode estar em algum problema de aterramento dentro do equipamento. <\/strong><\/h2>\n\n\n\n
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  • Em alguns produtos h\u00e1 um “fus\u00edvel<\/strong>” que protege as sa\u00eddas e entradas RCA<\/strong>, ele \u00e9 mais conhecido como “micro fuse<\/strong>” e s\u00e3o em formato SMD. Essa queima ocorre principalmente durante a instala\u00e7\u00e3o, quando h\u00e1 um problema de “aterramento<\/strong>” do amplificador e o RCA \u00e9 conectado esse componente <\/strong>queima gerando um grande ru\u00eddo ao ligar o carro;<\/li>\n\n\n\n
  • Cabos RCA muito pr\u00f3ximos de cabos de energia<\/strong>, n\u00e3o deveriam causar interfer\u00eancia mas em aparelhos de baixa qualidade isso \u00e9 possivel. Sempre deixe-os o mais longe possivel e verifiquem sempre se a blindagem <\/strong>esta em boas condi\u00e7\u00f5es;<\/li>\n\n\n\n
  • Em alguns aparelhos h\u00e1 um “filtro<\/strong>” junto ao cabo de energia, j\u00e1 vi muitos instaladores removerem <\/strong>aquilo e depois sofrer com ru\u00eddo de motor, verifique se n\u00e3o \u00e9 o caso;<\/li>\n\n\n\n
  • A qualidade do equipamento \u00e9 fundamental<\/strong>, muitas centrais multim\u00eddias <\/strong>tem uma p\u00e9ssima constru\u00e7\u00e3o e ao adicionar um amplificador ru\u00eddos s\u00e3o amplificados, verifique a possibilidade de um melhor produto ou tente usar um filtro na entrada de energia <\/strong>da HU. <\/li>\n<\/ul>\n\n\n\n

    Se o ru\u00eddo do motor \u00e9 captado pelo amplificador (ou m\u00f3dulo de som)<\/strong><\/h2>\n\n\n\n
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    • Aqui \u00e9 um caso a parte, se o amplificador for novo a qualidade ou defici\u00eancia de projeto tem que ser avaliada;<\/li>\n\n\n\n
    • Verifique sempre o “aterramento<\/strong>“, falhas no negativo causam a maioria dos ru\u00eddos nos amplificadores. Tente evitar o “LOOP<\/strong>” de “terra”, ou seja, aterrar v\u00e1rios equipamentos em pontos diferentes causando uma diferen\u00e7a de potencial <\/strong>el\u00e9trico. Se isso for inevit\u00e1vel, como teste, fa\u00e7a um “varal” interligando <\/strong>todos os pontos negativos dos equipamentos e verifique se o problema resolve ou \u00e9 minimizado<\/strong>;<\/li>\n\n\n\n
    • Quando o amplificador <\/strong>\u00e9 usado o problema pode ser falhas no aterramento <\/strong>do conector RCA, a famosa “solda fria<\/strong>“, se isso ocorrer \u00e9 f\u00e1cil ver com um mult\u00edmetro<\/strong>;<\/li>\n\n\n\n
    • Solda fria em outros componentes \u00e9 incomum em amplificadores <\/strong>por\u00e9m podem ser a causa, o mesmo se aplica a outros equipamentos como Divisores de frequ\u00eancia e processadores <\/strong>de \u00e1udio;<\/li>\n\n\n\n
    • Ganho de amplificador excessivo pode piorar ru\u00eddos, sempre verifiquem esse item.<\/li>\n<\/ul>\n\n\n\n

      Ru\u00eddos vindo dos cabos, RCA (Sinal) ou de energia?<\/strong><\/h2>\n\n\n\n
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      • Os cabos de for\u00e7a dificilmente geram ou captam ru\u00eddos<\/strong>, a menos que haja uma grande diferen\u00e7a de potencial. Se isso ocorrer \u00e9 por que h\u00e1 problemas nas conex\u00f5es<\/strong>. Sempre melhore as conex\u00f5es de energia do carro, as vezes nos preocupamos tanto com o som mas se toda a parte el\u00e9trica tiver problemas <\/strong>o ru\u00eddo do motor pode aparecer;<\/li>\n<\/ul>\n\n\n\n
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        RCA com Solda Fria <\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n
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        • Cabos RCA s\u00e3o os mais delicados, prefira cabos de qualidade e tenha uma especial aten\u00e7\u00e3o as falhas <\/strong>de solda dos conectores \u00e0s blindagens. J\u00e1 vi muito cabo de marca com soldas “porcas<\/strong>“. Eu sempre gostei de montar meus pr\u00f3prios cabos, mais barato e melhor que a grande maioria das marcas famosas<\/strong>;<\/li>\n\n\n\n
        • Entradas de Sinal, em amplificadores com entradas por fio, sem RCA<\/strong>, tamb\u00e9m podem receber interfer\u00eancia, dependendo do percurso verifique a possibilidade de blinda-los<\/strong>.<\/li>\n<\/ul>\n\n\n\n

          Conversores RCA<\/strong><\/h2>\n\n\n\n
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          • Nunca gostei desse tipo de acess\u00f3rio<\/strong>, tenho muita pouca experi\u00eancia pois sai do ramo de instala\u00e7\u00e3o alguns anos ap\u00f3s a sua cria\u00e7\u00e3o. Algum tempo atr\u00e1s fiz uma instala\u00e7\u00e3o com esse tipo de acess\u00f3rio e deu ru\u00eddo<\/strong>, a solu\u00e7\u00e3o foi blindar <\/strong>todo o conversor. N\u00e3o gostei mas resolveu <\/strong>o problema.<\/li>\n\n\n\n
          • Sempre tenha em m\u00e3os outras marcas para testes.<\/li>\n<\/ul>\n\n\n\n
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            Conversor RCA<\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

            Em som automotivo considero que quanto menos melhor,<\/strong> cabos menores tendem a receber poucas interfer\u00eancias. <\/p>\n\n\n\n

            Dividir e projetar o melhor local para a passagem dos cabos tamb\u00e9m \u00e9 fundamental<\/strong>, em alguns carros a passagem dos fios de sinais pelo lado direito tendem a ter uma melhor performance<\/strong>, outros pelo meio do carro. Sempre estude o veiculo. <\/p>\n\n\n\n

            Evite o uso excessivo <\/strong>de filtros, acho isso uma grande gambiarra e s\u00f3 usaria em ultimo caso e mesmo assim pensaria <\/strong>duas vezes. <\/p>\n\n\n\n

            Caso tenha duvidas ou alguma ideia postem abaixo que tento ajudar.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

            Nossa, quando algu\u00e9m diz que esta com problemas de ru\u00eddo de motor no som do carro fico preocupado pois sei que na maioria das vezes isso n\u00e3o ser\u00e1 tarefa f\u00e1cil de se resolver. Ru\u00eddo de motor \u00e9 todo aquele barulho em m\u00e9dia e alta frequ\u00eancia que \u00e9 transmitido nos alto falantes do carro, de modo […]<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":8882,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"tdm_status":"","tdm_grid_status":"","footnotes":""},"categories":[4],"tags":[2623,2622],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/reiaudio.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/8879"}],"collection":[{"href":"https:\/\/reiaudio.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/reiaudio.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/reiaudio.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/reiaudio.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=8879"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/reiaudio.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/8879\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/reiaudio.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/8882"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/reiaudio.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=8879"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/reiaudio.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=8879"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/reiaudio.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=8879"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}