Exemplo de fusível em Central Multimídia

Não muito incomum é o questionamento acima, para que serve o fusível atrás da central multimídia se ele não queima quando há um curto no veiculo.

Antes de mais nada vamos entender para que serve o fusível.

 

O que é o Fusível? 

Fusível é um dispositivo de segurança que protege um circuito elétrico. Sua função é interromper a passagem de uma corrente elétrica quando o limite suportado é ultrapassado.

Por exemplo, um fusível de 10A, se houver uma corrente de 11A ele irá queimar ou, simplesmente, abrir.

Tipos de fusíveis nos Carros

Qual a função do Fusível em uma Central Multimídia? 

Como todo equipamento eletrônico minimamente projetado, existe um fusível, seja ele externo, interno, removível ou fixo.

Quando este equipamento apresenta uma anomalia e a corrente ultrapassa o limite, o fusível se rompe. Por exemplo:

Se houver um curto circuito causado por uma anomalia no COMPONENTE, ele vai consumir mais energia, logo, a corrente no fusível se elevará. Se ultrapassar o limite ele se romperá.

Um outro exemplo:

Vamos imaginar que uma criança achou que a entrada do CD era um cofre e ali colocou varias moedas, haverá um curto e, se ultrapassar a corrente do fusível ele queimará.

 

Mas o fusível não protege a central multimídia? 

Também, o fusível esta ali para proteger todo o circuito de um dano ainda maior. Após a instalação algumas partes do carro farão parte do mesmo circuito, neste caso o fusível também protegerá estas partes em um provável curto circuito.




Então, para que serve o Fusível atrás da Central Multimídia? É por este motivo que costumo dizer que ele esta ali para proteger o carro de um eventual curto circuito na central.

 

Exemplo de fusível atrás da Central Multimídia

Mas houve um curto circuito no carro e não queimou o fusível da central

Lembram o que eu disse? O fusível da central é para queimar nos casos onde ela entrar em curto.

Os casos abaixo dificilmente queimarão o fusível da central, segue:

  1. Inversão dos polos da bateria:
    Este é o mais comum, muitas vezes queremos economizar ou eletricistas desatentos invertem, por um curto período de tempo, os polos da bateria. Isso é o suficiente para danificar alguns componentes e NÃO queimar o fusível;
  2. Sobre carga por descarga da bateria:
    Também bem comum, a bateria descarregou, pegamos outro carro e fazemos uma “chupeta” ou transferência de energia. Pode ter quase certeza, sua central multimídia não vai queimar o fusível e terá um dano em alguns componentes internos;
  3. Curto na saída dos Alto Falantes:
    Se algum alto falante entrou em curto ou se os fios atingiram a “massa” do veículo, raramente o fusível queimará. Na maioria dos casos a saída queima mas ela não entra em curto.

 

Conclusão

Agora entendemos um pouco da função e para que serve o Fusível atrás da Central Multimídia. Descobrimos também o que fazer para evitar a queima da central. Normalmente esta relacionado com algum curto ou sobrecarga do sistema.


Infelizmente o projetos destes equipamentos não prevê tais acontecimentos. Em alguns casos poderia haver incêndio se não houvesse o fusível. É a forma mais barata de proteção mas não tão eficiente.

Outro dado importante, se um fusivel queimar SEMPRE substitua por outro do mesmo valor, ou seja, se for de 10 amperes, use de 10 amperes, nunca acima. Se não possuir e for uma emergência poderá usar de MENOR valor. Neste caso, 7 amperes ou 5 amperes.

Se utilizar um de maior valor poderá causar um incêndio no veículo devido a corrente acima da que a fiação ou o projeto do carro suporta.

5.0
02

Deixe um comentário

Faça o Login para comentar
  Inscrição  
Notificação