A partir desta terça-feira 11 de setembro, os cidadãos do Rio de Janeiro poderão ter acesso ao novo modelo de placas como padrão Mercosul.

A troca não será obrigatória para todos os veículos. Quem quiser trocar a placa voluntariamente ou realizar operações que envolverem novas placas já receberão o modelo Mercosul.

A nova placa conta com maior segurança para os proprietários de veículos, evitando a possibilidade de clonagem. O novo modelo terá código único e conterá todos os dados de fabricação da placa, desde a identificação do fornecedor até o número, data e ano e modelo, inclusive os dados de fabricação do carro, além de permitir a rastreabilidade dela.

Carros do RIO começam a receber as novas Placas padrão Mercosul 1

Dessa forma, a autoridade policial identifica instantaneamente onde a placa foi fabricada e a qual veículo pertence. Por consequência, se as características não coincidirem, será possível saber se o veículo é clonado ou não. O valor de fabricação da placa é o mesmo do modelo antigo (R$ 219,35).

Carros do RIO começam a receber as novas Placas padrão Mercosul 2
Modelos de placas para Automóveis

A rastreabilidade do veículo será possível por meio de um aplicativo que o Denatran vai disponibilizar gratuitamente para as polícias até o fim de setembro. O novo aplicativo vai conferir ainda mais segurança aos usuários e vai estar acessível nas plataformas IOS e Android.

 

Carros do RIO começam a receber as novas Placas padrão Mercosul 3
Modelos de Placas para Motos

Deixe um comentário

Faça o Login para comentar
  Inscrição  
Notificação