Muita gente não deve entender o que esta acontecendo, o Reinaldo dando dicas de um problema no servidor do site.
A minha decisão ocorreu pela falta de documentação e auxilio, no idioma português, quando o assunto é servidor de internet hospedado no Google Cloud Plataform (GCP).
Para quem não sabe, GCP é a plataforma de servidores em nuvem da Google e é lá que a Reiaudio esta hospedada.
O problema aconteceu quando percebi que logs estavam sendo criados e consumindo todo meu espaço em disco. Por falta de tempo, fiz algumas pesquisas para entender o problema mas pouco me retornava.
A solução momentânea, naquele momento, foi aumentar o espaço e empurrar o problema para uma nova oportunidade, foram 5 meses com o problema até que precisei investigar, pois começava a ficar caro.
Como meu conhecimento é um pouco limitado peço que desconsideram alguns termos que eu possa falar de maneira equivocada.
Resolvendo problema do servidor Google
À partir do MySQL 8.x, houve uma implementação de logs de erros de forma automática.
“Por uma falta de conhecimento extenso em banco de dados, ignorei alguns problemas e que acabaram gerando outros“
Estes logs nunca apagam, nem preciso dizer o que acontecia.
Em alguns fóruns eles sugeriam desativar a função, mas eu preferi fazer com que eles durassem 5 dias e depois apagasse automaticamente, justamente para que eu possa estudar melhor o problema no futuro.
Verifique se o caminho do seu servidor esta correto, o meu é: mysql/mysql.conf.d/mysqld.cnf
Abra junto ao comando “nano”
No arquivo mysqld.cnf, coloquei a linha “expire long days” e adicionei 5 (para apagar a cada 5 dias).
Reiniciei os serviços “sudo service mysql restart” e já se foram 15gb de logs pro ralo.
Agora é investigar os motivos de tanto erro! Quem sabe daqui a 5 meses rsrs
A documentação pode ser vista aqui:
https://dev.mysql.com/doc/refman/5.7/en/replication-options-binary-log.html#sysvar_expire_logs_days
Desta forma, consegui resolver, de forma momentânea, os problemas que ocorriam no servidor.
Se conhece alguma outra forma de resolver o problema poste abaixo e ajude outros usuários.