22.7 C
São Bernardo do Campo
sexta-feira 26 abril 2024 12:22:20
InícioGestãoCuidado com os clichês na sua empresa

Cuidado com os clichês na sua empresa

Alguns anos atrás mudei de endereço e perto de casa tinha uma padaria, a comunicação visual muito diferente dizia “um novo conceito em padaria” e lodo depois “pães e algo mais”.
Entrei e não tinha um simples café expresso e nada além de um pão “francês” na chapa. Foi minha única e ultima visita.
Não durou muito e fechou.

Tempos atrás abriu uma loja de móveis famosa no ABC e tiveram a ideia de colocar “premium”. Visitei e não encontrei nada além do normal, somente os preços que estavam bem acima da média, inclusive maiores que uma outra unidade deles.

Essa mesma loja de móveis, depois de algum tempo, criou um “outlet”. Nem preciso dizer os preços, muito acima da média. São Bernardo do Campo, onde moro, já foi um dos mais importantes polos moveleiros do Brasil e com uma rua só de móveis, a Rua Jurubatuba, por esse motivo tenho boas referências de preços.

Publicidadepublicidade

Inclusive, na Rua Jurubatuba, podemos ver um outro termo bem clichê nesse meio, o “Design”. Sempre um nome moderno seguido de “Design”. Seria algo como Reiaudio Design rsrs.

No meu ramo teve uma enxurrada de “car audio”, “audio systems”, “audio car”, “auto sound”, “stereo car”, “pro audio”, etc.

Mas o que é Clichê?

Clichê no dicionário quer dizer:
Frase repetitiva e sem originalidade;
Chavão, lugar-comum;
Banalidade repetida com frequência.

Antigamente era comum alguns clichês e isso era até aceito, vimos muito em propagandas de cerveja. Mas o seu uso nos dias atuais se tornou pejorativo ou até jocoso, não adiciona exclusividade ou traz uma nova experiência (ou sensação) ao consumidor.

Reinventar estratégias de Marketing

Entenda isso como um bate papo de alguém que não é formado em marketing, muito menos em publicidade, mas um consumidor que repara em detalhes, que tende a copia-los ou usa como ensinamento.

Quando criamos uma marca temos a intenção de algo exclusivo, que seja lembrado ou facilmente dito. Adicionar um segundo nome é desnecessário quando o intuito é fazer algo diferenciado. Clichê é cansativo!

Na foto abaixo temos algumas marcas de empresas no Brasil, observem que raramente existe uma segunda denominação. Exceções como “Localiza Rent a car” e “BMF, a nova bolsa”

clichê marcas

Quando levam na publicidade a inovação, meu comercial preferido que sempre vem em mente é esse.

Comercial Veja Gold, nos EUA o nome é Cillit Bang 

Incrível que mesmo depois de anos, quando vou comprar limpador multi-uso, lembro desse comercial.

Contratar uma boa empresa para gerenciar sua marca é essencial porém os valores não são acessíveis a maioria dos pequenos empresários. Minha maior dica é observar e entender como os elementos foram usados para criar aquele logo ou aquele nome que tanto encanta.

Evitem a todo custo nomes ou termos em outros idiomas, pode soar “cool” (estou rindo) mas não traz identidade.

Usar as redes sociais também ajuda, o uso de ferramentas no Instagram como o “Reels” e “Stories” conseguem dar uma boa ideia por onde começar. O importante é não ter medo, simplesmente faça e aprenda com as criticas, mesmo aquelas travestidas de insultos.

Por fim, quem sabe eu crio a “Rei do Áudio” ou a “Empório do Áudio” rsrsrs

Reinaldo Soares
Reinaldo Soareshttps://reiaudio.com.br
Técnico automotivo e eletrônico, Consultor. Mais de 25 anos de experiência no ramo de som e acessórios automotivos. Já restaurei a elétrica de carros antigos, customizei motos mas minha paixão é mesmo eletrônica.
PublicidadePublicidade

Mais Populares

PublicidadePublicidade