Bem, a noticia é desagradável, eu caí no golpe do BOLETO FALSO, mas como?

Pouca gente me conhece mas, estes sabem o quanto sou desconfiado de tudo e todos. A todo momento tento me precaver de golpes, não são poucos.

Vou contar a estória, de maneira bem resumida.

 

O inicio do problema

Na última Sexta feira, dia 09/06/2017 estava tentando adiantar o pagamento do meu cartão de crédito, Itaú.

Esse cartão é pago por débito automático e nunca me preocupei, mas neste dia eu havia recebido um valor pela conta da empresa e queria pagar por lá, justamente para não ter que gastar com TED.

Pois bem, Tentei o SAC por duas vezes e eles não conseguiam emiti-lo. Vi que tinha um serviço de SMS que me davam o número do boleto, me cadastrei, envie e recebi o número mas, veio errado e não conseguia pagar.

 

Como eu sabia da página do Facebook do ITAÚ, resolvi enviar uma reclamação por lá. Eles respondem rápidos. Fiz o contato.

 

Alguns minutos depois eu tinha na minha página a solicitação respondida, querendo saber se o meu problema já havia sido resolvido, disse que não. Expliquei que só queria o pagar o cartão de crédito.

 

A atendente muito solícita me pede o CPF e os 4 últimos números do cartão, ótimo, pensei. Tudo resolvido, pagamento efetuado.

 

Dia 13/06/2017, a noite percebi que a resposta do Itau no Facebook havia sumido, dizia “Esta mensagem foi removida temporariamente porque a conta do remetente requer verificação.”

 

Desconfiei neste exato momento, mas só tive certeza agora pela manhã após pesquisar.

 

 

Como o Golpe foi feito?

Lembre-se, o golpista precisa de OPORTUNIDADE, e na página do Itaú ele encontra todas as possíveis. Muitos clientes, inclusive eu, tentam pagar títulos diariamente, por erros não conseguimos.

Ali tem todos os dados necessários, inclusive endereço físico, telefones, emails, fotos, TUDO

Ficou fácil né?

 

 

Vou colocar aqui a dinâmica do Golpe:

  • Eu Reinaldo, queria pagar e não conseguia;
  • Fiz reclamação pelo Facebook da instituição, ITAU;
  • Com a posse da minha reclamação, o golpista criou uma pagina falsa e entrou em contato comigo;
  • Golpista viu uma oportunidade, tentou resolver meu problema sem oferece-lo;
  • Pedi o Boleto com o valor pretendido;
  • Paguei;
  • PREJUÍZO.

 

Como percebi o Golpe?

No dia 13/06/2017, a noite percebi que a resposta do Itau no Facebook havia sumido, dizia “Esta mensagem foi removida temporariamente porque a conta do remetente requer verificação.” 

Nas pesquisas do boleto, vi que ele havia sido emitido pelo ITAU, isso tinha me deixado tranquilo quando eu o recebi, mas fui mais afundo.

Procurei dados como, o códido do cedente:

0910/00988-5

Digitei isso no google e, olhem o que apareceu:

https://www.google.com.br/search?q=0910%2F00988-5&rlz=1C1CHZL_pt-BRBR736BR737&oq=0910%2F00988-5&aqs=chrome..69i57j69i58.322j0j1&sourceid=chrome&ie=UTF-8

 

A primeira coisa que aparece é GOLPE

Já entendi, me lasquei.

Tentando reverter o problema

Vamos lá, até aqui estou nervoso, algo além do ódio, tentando aprender com o “Erro”, escrevi entre aspas pois, como as empresas não tomam medidas para evitarem isso, explicarei o motivo.

  • Primeira coisa, liguei na AGIPAG, que foi por onde efetuei o pagamento, tentei sustar, mas devido ao prazo não era mais possivel. Boleto bancário tem 48 horas uteis para ser compensado, se passaram 72 horas.

 

  • Em contato com o Itaú, desta vez, acho, usando o canal oficial deles, fui informado que encaminharam o caso para o setor de segurança eletrônica, tentarão resolver o problema. Pediram para eu ficar tranquilo, não há como estar.

 

  • Contato com a  ACESSO SOLUÇÕES DE PAGAMENTO, estou desde as 5 da manhã tentando contato, alias, consegui pelo setor de perdas e furtos. Fui muito bem atendido pela atendente, mas naquele horário não tinha nada a ser feito. Pediu pra ligar as 9:00hs da manhã. Fiz agora.
    O primeiro atendimento ok, fui encaminhado para o setor responsável, expliquei o acontecido. Tirando o fato do Sr. Antonio ter, de certa forma, me repreendido pelo qual motivo eu cai no golpe, ele pediu que eu encaminhasse os documentos que tentaria resolver o caso. O resultado da “analise” deles já saiu, o cartão recebedor foi bloqueado e não havia saldo, lógico que o golpista faria isso.

Resumindo, o prejuízo foi meu e eles não tem nada a ver com isso? Opa, não é assim que funciona.

 

Prevenção de Fraudes

Como expliquei, existem varias formas de coibir fraudes e essa empresa não esta fazendo o “trabalho de casa”, neste caso e na minha opinião, estão sendo coniventes com o ato de pessoas assim, à partir do momento que permitem fraudes deste tipo.

Dou como exemplo o Paypal, se fosse dentro da plataforma deles o caso já teria sido resolvido e me devolvido o dinheiro, eles entrariam com as medidas legais cabíveis contra o golpista.

 

O que fazer? 

Tirando o martírio da espera, ir na policia e registrar o documento mais inútil que se pode imaginar, o famoso Boletim de Ocorrência. 

Terei que aguardar para faze-lo e ter a certeza que ninguém fará nada. Sim. Nada. Nenhum policial se interessará pelo caso

 

Se eu tiver alguma informação nova, posto aqui.

 

E seguimos no Prejuízo =(, detalhe, eu só queria PAGAR

 

OBS:

Acabei não colocando novas informações

Eu recebi o dinheiro de volta pelo Itau em forma de crédito em meu cartão de crédito. Como se eu tivesse feito o pagamento.

O fato ocorreu alguns dias após o delegado me chamar para prestar depoimento e dar prosseguimento ao inquérito, não sei se foi coincidência, mas alguns dias depois recebi o valor.

Lembrando que minha gerente de conta e todos os contatos diziam que não devolveriam o dinheiro.

No fim, fica o post para alertar as pessoas, eu sou desconfiado e mesmo assim cai em um golpe, todo cuidado é pouco.

Eu CAÍ no Golpe do Boleto, CUIDADO!!
4.7 (93.33%) 3 votes

2
Deixe um comentário

Faça o Login para comentar
  Inscrição  
Notificação
fernando
Visitante
fernando

conseguiu resolver ?