Hyundai promete ser contra a digitalização dos botões de painéis

Hyundai promete ser contra a digitalização dos botões de painéis

Durante o uma entrevista no lançamento do novo Hyundai Kona, o chefe de design da Hyundai, Sang Yup Lee, disse que o novo modelo usa propositalmente botões e mostradores físicos, especificamente ar-condicionado e sistema de som. 

Lee disse que isso ocorre porque a mudança para telas digitais costuma ser mais perigosa, pois geralmente requer várias etapas e significa que os motoristas precisam desviar os olhos da estrada para saber onde acionar o comando.

“Usamos os botões físicos de forma bastante significativa nos últimos anos. Para mim, os botões relacionados à segurança devem ser uma chave física.”, disse Lee.

Lee acrescentou: “Quando você está dirigindo é difícil controlá-lo, é por isso que quando é uma tecla física é fácil de perceber e sentir.”

A alguns anos alertamos que a digitalização dos comandos é um caminho perigoso, telas de toque capacitivas precisam que nós, motoristas, desviemos a atenção para aciona-las.

Esse processo pode levar poucos segundos mas diante de um volante essa falta de atenção pode gerar acidentes.

Para uma geração que cresceu com telas tácteis isso tudo parece conveniente, mas diante de um volante não.

Um outro ponto levantado é o custo, telas de toque estão cada vez mais baratas, não usam componentes mecânicos e podem deixar os veículos mais leves por usarem menos fios para acionamento. Isso tudo impacta em custo.

Sang Yup Lee disse que poderá usar telas de toques para veiculos autônomos “No que diz respeito à condução autônoma teremos tudo em softkey, mas até lá, como disse, quando se trata de dirigir, é mais seguro ter os olhos na estrada e as mãos no volante”

Artigo anteriorConheça o novo HUD panorâmico da BMW que equipara os veículos em 2025
Próximo artigoDefeito na Central Multimídia Hyundai Santa Fé
Técnico automotivo e eletrônico, Consultor. Mais de 25 anos de experiência no ramo de som e acessórios automotivos. Já restaurei a elétrica de carros antigos, customizei motos mas minha paixão é mesmo eletrônica.