ligar carro central ligada

Imaginem a situação, você entra no carro, gira a chave e a central multimídia liga automaticamente. Você da a partida, o carro liga e a viagem começa.

Parece uma situação normal, certo? Também acho. Mas durante muitos anos, mas muitos mesmo eu, Reinaldo, sempre ouvi a frase que “não deveria ligar o carro com o som ligado”.

No passado, como bom instalador eu sempre perguntei, por quê? Nunca recebi uma resposta convincente e resolvi estudar.

Falando de aparelhos mais atuais, as centrais multimídias, ouço que o sistema é igual um computador e que deve ser desligado antes da partida.

Fazer uma analogia com um computador é válida para algumas situações mas estamos falando de sistemas completamente diferentes, a começar pela plataforma… não vou me alongar nisso.

Mas afinal, ligar o carro sem desligar a central multimídia causa algum problema? A resposta é NÃO. E combater essa lenda é uma das coisas mais difíceis de se fazer.

Segue 2 vídeos sobre o assunto:

Acima é uma central original HB20 da marca Motrex, observem que ela não desliga imediatamente ao desligar a chave, só apaga a tela.

 

Na central acima o funcionamento é um pouco diferente mas mesmo assim não tem problemas ao ligar e dar partida na carro com a central ligada, mesmo desligando pelo botão ela permanece energizada.

Desta forma fiquem tranquilos ao ligar e desligar o carro com a central ligada, isso não causará problemas nos circuitos elétricos.

Só fiquem atentos ao trocar a bateria do carro ou até mesmo efetuarem a “chupeta de bateria” (transferência de energia), são esses procedimentos que tendem a danificar a sua central. Nesse caso sempre recomendo remover o fusível localizado no carro, se não souber, consulte o manual do proprietário.

 

Tem dúvidas? Poste abaixo
E não esqueça de curtir nossas redes sociais 😉

Inscrição
Notificação
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários