20.4 C
São Bernardo do Campo
sexta-feira 12 julho 2024 17:06:01
InícioAssistência TécnicaDissipadores de cobre em centrais multimidias Hyundai

Dissipadores de cobre em centrais multimidias Hyundai

Testes realizados para definir um novo dissipador de calor que pudesse ter o melhor custo beneficio para o consumidor

Desde que eu comecei a trabalhar com centrais multimidia Hyundai por volta de 2014, tentei por diversas vezes utilizar dissipadores para que os reparos fossem mais duradouros.

A troca de calor com o ambiente é um dos fatores que mais influencia na sua durabilidade, temos outros que em conjunto dariam um maior peso, mas não abordarei nesse momento.

Uma das minhas primeiras escolhas foi o alumínio, por ser barato esse material era uma boa alternativa, mesmo assim não estava satisfeito. Utilizei blocos cada vez maiores mas percebi que isso trazia pouca melhora.

Publicidadepublicidade

Cheguei a projetar um dissipador, mas no fim tive que abandonar a ideia devido ao custo. Em escala industrial, pouca quantidade significa preço alto e ao repassar para o cliente a conta não fechava.

Optei por usar dissipadores com ventoinhas, foram uma boa solução durante alguns anos mas muitos clientes se incomodavam com o ruído gerado.

Recentemente comecei a usar cobre, a condutividade térmica desse material (cobre 401W/m . °C) é muito maior que a do alumínio (237W/m . °C), a ideia era abandonar as ventoinhas barulhentas.

flir thermal image heatsink
Imagens térmicas durante os testes

Algumas unidades foram compradas, instaladas e o resultado surpreendeu. O índice de retorno ficou abaixo da média das unidades com dissipadores de alumínio + ventoinha.

O material realmente mostrou a sua eficiência, mas tive que adequar o projeto ao custo, ou seja, encontrar um custo beneficio, pois não adianta eu usar um componente caro onde poucos clientes estarão dispostos a pagar.

Desta forma, recentemente consegui achar o melhor custo beneficio, o dissipador continua sendo o cobre mas com um tamanho ligeiramente menor mas com uma área útil maior, ou seja, a troca de calor terá a mesma eficiência da solução anterior.

À partir de hoje, todas as centrais multimidias Hyundai e Kia utilizarão esse novo dissipador, tanto as unidades Hyundai Santa fé, quando Kia Sorento e até mesmo as centrais multimidias do HB20 e Kia Soul.

Posso usar esses dissipadores em outras marcas e modelos de centrais, mas ainda não é certo pois depende de espaço e posição de montagem.

Abaixo coloco o gráfico dos testes apenas como ilustração, a interpretação e os materiais utilizados não serão mostrados.

Reinaldo Soares
Reinaldo Soareshttps://reiaudio.com.br
Técnico automotivo e eletrônico, Consultor. Mais de 25 anos de experiência no ramo de som e acessórios automotivos. Já restaurei a elétrica de carros antigos, customizei motos mas minha paixão é mesmo eletrônica.
PublicidadePublicidade

Mais Populares

PublicidadePublicidade