28.1 C
São Bernardo do Campo
terça-feira 23 abril 2024 18:56:47
InícioDicasCentrais Multimídias com problemas nos dissipadores de calor

Centrais Multimídias com problemas nos dissipadores de calor

Todo ano, no verão, vejo um aumento expressivo nos defeitos em centrais multimídias. O volume de problemas cresce tanto que em muitos casos os prazos para analise superam a média estabelecida.

Mas colocar a culpa na temperatura não é correto, pois sabemos que o Brasil é um país tropical e dependendo do estado e cidade temos facilmente temperaturas passando dos 40C°.

Tudo começa com um bom projeto, seja uma central multimídia original ou uma central multimídia chinesa. Não colocarei aqui sobre as centrais multimídias de marcas famosas, como a Alpine, Kenwood e Pioneer, estas possuem ciência dos problemas e sempre buscam inovar no gerenciamento de calor.

Publicidadepublicidade

Recentemente trabalhei em uma central multimídia Aikon 8.8 enviada de Sergipe, nordeste do Brasil e conhecida por temperaturas altíssimas.

Ao remover o dissipador de calor para que eu prosseguir com a analise me deparo com esse excesso de pasta térmica.

Mas o que é Pasta Térmica?

Pasta térmica é um material, de preferencia não condutivo eletricamente, que permite que haja transferência térmica entre dois materiais. Normalmente aplicado entre um processador e um dissipador de calor. Esse material visa preencher pequenos espaços MICROSCÓPICOS ou pequenas porosidades que tenham nestes materiais. Isso melhora a eficiência da transferência de calor.

De modo geral, a pasta térmica é utilizada quando há um espaço de alguns mícrons entre as superfícies, qualquer tentativa de cobrir espaços prejudica a transferência térmica.

No vídeo abaixo mostro que o processador não encosta no dissipador, esse grande espaço prejudica e pode causar danos, a médio e longo prazo, à central multimídia.

O ideal, nesse caso, é a utilização de almofadas térmicas com desempenho superior a 16W/mk. Lembre-se que em condutividade térmica quanto mais melhor.

Mas o que é almofada térmica (Thermal Pad)?

A almofada térmica é um tipo de material condutor de calor sintetizado por um processo especial, baseado em gel de silicone podendo ou não ter em sua composição materiais poliméricos ou algum composto para melhorar a condutividade térmica. 

Ideal como preenchedor de lacunas, ele pode cobrir espaços e concluir a transferência de calor entre as peças de aquecimento e as de dissipação de calor. 

Na ausência de dissipador de calor o que fazer?

As centrais multimídias originais da Hyundai são bem problemáticas quando o assunto é gerenciamento térmico. Seus processadores, apesar de desenvolvidos com uma ampla amplitude térmica de trabalho sofrem bastante no Brasil.

De modo geram sempre recomendamos a instalação de um bom dissipador mas a sua fixação é tão importante quanto na escolha de materiais que transferem o calor entre o processador e o dissipador.

Para estas unidades eu já vi técnicos colarem com silicone (péssimo), encherem de pasta térmica e colar (pior ainda pois prejudica a circulação do ar quente) e até casos onde usaram super-bonder como adesivo, os adesivos de cianoacrilato são muito sensíveis ao cisalhamento, foi sorte ele não ter se soltado.

Como solução, um dissipador junto com um adesivo dupla face especifico, dependendo do fabricante há escolhas com ou sem Grafite. Além de oferecer uma boa aderência ele fixa e une as peças.

No vídeo abaixo temos um exemplo, dissipador com cooler em uma central multimídia do Sorento, em nosso Instagram temos outros exemplos de Hyundai Santa fé, HB20 e outros.

dissipador de calor com cooler em uma Hyundai Santa fe

De modo geral nas assistências, temos que buscar alternativas para melhorar o projeto para trazer maior vida útil aos aparelhos. Isso evita retornos desnecessários e problemas para os clientes.

Reinaldo Soares
Reinaldo Soareshttps://reiaudio.com.br
Técnico automotivo e eletrônico, Consultor. Mais de 25 anos de experiência no ramo de som e acessórios automotivos. Já restaurei a elétrica de carros antigos, customizei motos mas minha paixão é mesmo eletrônica.

4 COMENTÁRIOS

  1. Comprei uma central multimidia da marca Lelong Modelo LE-6317 e a mesma está reiniciando sozinha pois está super aquecendo! Só para de reiniciar qdo a temperatura dela abaixa. Aí funciona sem problemas? Vc resolve esse tipo de problema? Abraços! Sou de SP/Capital

  2. Estou com uma multimídia nissan,a mesma esta ficando com a tela vermelha, no calor ela fica normal, reparei que atras no dissipador a pouco produto entre o dissipador e uma placa(aparenta ser pasta termica) coloquei um pouco desse produtos que havia vazado pelas laterais e melhorou, porem não sei ao certo se esse produto é realmente pasta termica (a característica é uma pasta branca)

PublicidadePublicidade

Mais Populares

PublicidadePublicidade