21.3 C
São Bernardo do Campo
sábado 18 maio 2024 01:28:45
InícioDicasO que significa a sigla Hi-Res que vemos em alguns equipamentos?

O que significa a sigla Hi-Res que vemos em alguns equipamentos?

Tentando explicar de forma simples o que é o selo Hi-Res que vemos em alguns equipamentos eletrônicos, em especial de áudio de alta resolução

Navegando pela internet me deparei com uma central multimídia com a sigla Hi-Res em sua caixa, apesar de achar engraçado imaginei que muitas pessoas poderiam ser enganadas por isso e resolvi escrever.

Vamos entender o que significa a sigla Hi-Res.

Tudo começa com a JAS (Japan Audio Society), uma entidade criada em 1952 com esforços de Kenzo Nakajima (crítico literário) e Masaru Ibuka (fundador da Sony). O intuito era criar a nova cultura e mercado baseado no progresso da tecnologia e comportamento de consumo com a cooperação de membros corporativos e individuais.

Publicidadepublicidade

Desta forma, em março de 2004 a JAS publicou junto ao JEITA (Japan Electronics and Information Technology Industries Association) os princípios do Hi-Res, ou seja, Áudio de Alta Resolução. A JEITA é um órgão Japonês parecido com a ANATEL no Brasil.

A sigla Hi-Res esta diretamente associada aos equipamentos de alta resolução de áudio. Mas quais são esses princípios para conseguir esse selo? Transcrevo as partes mais importantes das especificações, caso queiram ver todo o conteúdo o link esta aqui.

Os produtos aplicáveis ​​para ter logotipo Hi-Res (Áudio de alta resolução) que a JAS define é atender às seguintes especificações sobre o processo de gravação, reprodução e transição de sinal.

Processo analógico

  1. Desempenho de resposta do microfone: 40 kHz ou superior durante a gravação
  2. Desempenho de amplificação: 40 kHz ou acima
  3. Desempenho de alto-falante e fone de ouvido: 40 kHz ou superior

    Processo digital
  1. Formato de gravação: Capacidade de gravação usando o formato de 96 kHz/24 bits ou superior
  2. I/O (Interface): Interface de entrada/saída com desempenho de 96kHz/24bit ou superior
  3. Decodificação: Reprodução de arquivo de 96kHz/24bit ou superior (FLAC e WAV necessários)
    (No caso de equipamento de autogravação, arquivo FLAC ou WAV é necessário como condição mínima)
  4. Processamento de sinal digital: processamento DSP de 96kHz/24bit ou superior
  5. Conversão D/A: Processamento de conversão digital para analógico de 96 kHz/24 bits ou superior

Transferência de dados de áudio sem fio

O logotipo Hi-Res pode ser concedido a produtos com capacidade de conexão sem fio que atendam às seguintes condições:

Essa conexão sem fio não deve ser usada dentro do produto ou entre a unidade do produto, como transdutor esquerdo e direito.
NOTA:

Os produtos com capacidade de conexão sem fio que atendem às condições para o logotipo de áudio de alta resolução descritas acima podem ser autorizados a usar o logotipo de áudio de alta resolução.

  1. A Transferência de dados de áudio sem fio deve conectar Produtos definidos com o logotipo Hi-Res aplicável ou logotipo de áudio sem fio de alta resolução aplicável.
  2. A Transferência de dados de áudio sem fio deve usar o Codec de áudio definido pela JAS para esse fim.
  3. Transferência de dados de áudio sem fio não deve ter largura de banda suficiente para transferir dados de áudio digital definidos em “Processo digital”.

A Transferência de áudio sem fio pode não funcionar corretamente com algum ambiente ou uso incorreto. Consulte o manual do produto para obter a melhor qualidade de áudio para atender ao “logotipo sem fio de áudio de alta resolução”Nome do codec de áudio certificado para o logotipo de áudio sem fio de alta resolução: LDAC LHDC.

O que significa a sigla Hi-Res?

A sigla Hi-Res facilita que o consumidor encontre e compre equipamentos com áudio de alta resolução. Essa ideia faz com que o cliente consiga comprar os melhores produtos de uma maneira totalmente simplificada, sem entender de bits, bitrate ou qualquer outra sigla relacionada.

Mas isso torna-se um complicador quando empresas usam esse selo de qualquer forma e sem seguir os processos que a JAS estabeleceu.

Para saber se o equipamento é certificado pela JAS recomendo o link abaixo, esta em inglês e talvez dificulte para algumas pessoas, recomendo usar o Google Translate.

https://www.jas-audio.or.jp/english/hi-res-logo-en/use-situation-en

Vale lembrar que existem equipamentos de alta resolução de áudio e que não possuem o selo, mas nesse caso o consumidor tem que ter algum conhecimento para poder identifica-los sem ser enganado.

Deixo também o link da JEITA:
https://www.jeita.or.jp/english/about/what/index.htm

Uma importante observação, de nada adianta ter um equipamento de alta resolução se usarem áudios de baixa resolução, fiquem atentos e estudem sobre o assunto.

E a central multimídia com o logo da Hi-Res, lógico que era falso.

Reinaldo Soares
Reinaldo Soareshttps://reiaudio.com.br
Técnico automotivo e eletrônico, Consultor. Mais de 25 anos de experiência no ramo de som e acessórios automotivos. Já restaurei a elétrica de carros antigos, customizei motos mas minha paixão é mesmo eletrônica.
PublicidadePublicidade

Mais Populares

PublicidadePublicidade