Olá a todos, neste post abordarei os problemas com rádio AM e FM em Centrais Multimídias.  Começo pelo mais comum.

Recepção de Rádio AM e FM

Este, sem dúvidas, é o problema que mais incomoda os proprietários. Por mais opções que temos a rádio é sempre um item indispensável, mas os chiados ou variações de sinal nos deixam bastante chateados.

Gasta-se muito para ter um equipamento de “alta tecnologia” mas o sinal de um equipamento de baixo custo entrega qualidade superior. Mas o que fazer?

Primeiro devemos analisar a instalação, verificar adaptadores e a alimentação do amplificador de sinal, sim, em carros mais novos as antenas possuem pequenos amplificadores que são alimentados pelo rádio original, muitas centrais multimídias não possuem a ligação correspondente ou esta desconectada. Não esqueça que a amplificação nem sempre é o problema. Se o fio estiver ligado da maneira correta experimente desliga-lo.

O fato de uma determinada central multimídia ter a aparência de uma original não significa que haverá plena compatibilidade, digo isso em referência a antena. Em teoria, elas deveriam funcionar de maneira universal mas, não é bem assim. Grande parte dos problemas estão relacionados à compatibilidade. Para resolver esta situação uma simples antena interna resolve ou ameniza os problemas.



Antenas internas de FM

Segue um exemplo:

Antena Interna de FM

Em antenas internas haverá um fio ou malha na parte superior, é de extrema importância que ligue este fio a um ponto de aterramento mais próximo, evite emendas e nunca o enrole. Apenas ligue-o na lataria do carro.

Esse aterramento é a blindagem do cabo, recepção de sinais de rádio sofrem com interferência de sinais elétricos, dentro do carro temos vários equipamentos geradores e se este fio não for ligado terá grandes chances de problemas de recepção. Ligue-o.

Se mesmo após a remoção ou ligação da alimentação da antena original, troca por uma antena interna universal, o sinal não melhorou? Comece a pensar no seguinte, sua central multimídia possui um receptor de AM FM de baixíssimo custo e péssima qualidade, com deficiências de blindagem e sem qualquer preocupação com uma boa sintonia, com certeza ele não funcionará de maneira adequada.

Nunca o compare com o seu rádio original, aquele desenvolvido em conjunto com todo o sistema, inclusive a antena.

 

Rádio Mudando de Estação Sozinho

Um dos problemas com rádio AM e FM em Centrais Multimídias, você esta ouvindo aquela música preferida ou aquela noticia importante quando, de repente a rádio muda de estação sozinho. Parece um defeito, certo? Mas não é. Isso é uma ação da função RDS presente em seu rádio e que não deveria ter sido ativada.
A grande maioria das centrais multimídias são fabricadas para todo o mundo, inclusive na Europa, onde esta função é plenamente utilizada e explorada, vou explicar.

Provavelmente em sua central teremos uma função chamada AF, normalmente ela fica em algum local na página da rádio. Exemplo:

Abaixo um outro exemplo da função em uma central Caska

Desative, mas por qual motivo?
A função TA significa Alternative Frequency (Frequência Alternativa). Quando ativa, seu rádio sempre buscará sinais mais fortes da mesma estação, ou seja, se sintonizou em SP a Kiss FM em 102.1mhz , os  chegar perto da cidade de Campinas, por exemplo, a função irá buscar esta mesma rádio em outra frequência, 107.9mhz. Isso automaticamente.

Como no Brasil esta função não tem uso, seu equipamento sempre irá buscar sinais mais fortes mas, nunca encontrará nada.

 

DVD, TV Ficando mudos ou entrando na função rádio

Você esta viajando, colocou seu DVD preferido, quando sem nenhuma explicação o áudio fica mudo, parece cortar ou, sua central multimídia entra na função rádio. Defeito? Claro que não.

Lembrou do que eu disse logo acima? RDS.

Desative a função TA, para que ela serve?
Esta função significa Traffic Announcement (Anúncio de Tráfego ou Trânsito).

Segue exemplo da Central Caska:

Imagine uma situação, você esta viajando, ouvindo seu CD ou vendo um DVD, com esta função ativa, automaticamente haverá um alerta informando alguma condição, seja ela de emergência ou apenas informativo, por exemplo, acidente a frente ou trânsito parado a 3km.




Por este motivo estas funções ficam mudas, algo deveria acontecer, mas lógico, nada ocorre pois esta função não é utilizada, pelo menos desconheço alguma rádio que a utilize no Brasil. Neste caso, desative.

 

Função TP, PTY e RT no RDS

Dentro desta mesma característica existe a função TP, ele buscará rádios com informações de trânsito, também desconheço rádios a utilizando.

Temos também a função PTY, perceba que ao pressiona-la, uma lista com Classical, Rock, Pop, etc.. aparecerá, este é o gênero que a rádio transmite, por exemplo, em SP, clicando em rock deveria aparecer 89,1 e 102,1, mas é claro, nada ocorre ou funciona da maneira errada. Esta função não influencia na recepção.

Em alguns casos, há sensível melhora na recepção de sinal quando estas funções estão desativadas, como padrão, peço a todos que desativem o RDS por completo, fica mais fácil e evita aborrecimentos futuros. Verifique junto ao revendedor como desabilita-lo.

Desativando o RDS, perderá o RT Radio Text (Rádio Texto), que nada mais é que o nome da rádio e ou da música em algum lugar de sua central multimídia, é uma boa função para quem estiver fora de seu município ou estado, ajuda a encontrar rádios de sua preferência.

Recepção AM

Falarei pouco de AM por considera-la ruim até mesmo em bons aparelhos receptores, imagine em uma central multimídia com receptor de baixo custo, claro, não funcionará.

Lembra quando eu abordei, logo acima, sobre ligar o fio de aterramento da antena interna universal? Pois bem, sem este fio AM não funciona.

Até hoje, nunca vi nenhuma central multimídia que funcione AM com uma qualidade razoável, todas ruins ou péssimas. não entendo o motivo de colocar uma função que não funciona.

Ficou com dúvida? Deixe sua questão abaixo. Lembrando que não faço indicações de produtos.

Siga-nos nas redes sociais:

https://www.facebook.com/reiaudiooficial

https://www.instagram.com/reiaudio/

Inscrição
Notificação
75 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários