problema bluetooth

O ano era 2009 e eu começava a trabalhar em uma nova empresa. Tive um contato massivo com dispositivos Bluetooth, produtos com essa tecnologia eram pouco utilizados no Brasil, era caro.

Durante os suportes técnicos comecei a perceber que algumas marcas de Smartphones possuíam dificuldades de conexão. Isso acontecia tanto com a Parrot quanto com a Caska (era comprada OEM e colocada outra marca).

A Parrot, uma das maiores marcas do ramo, resolvia os problema rapidamente através de atualizações. Tudo online. Já a Caska era um pouco mais problemática.

 

O que é Bluetooth?

Bluetooth é um protocolo de comunicação sem fio para trocar dados em distâncias pequenas a partir de dispositivos fixos e móveis.

 

11 anos depois o que mudou? 

Eu pensava que problemas de conexão Bluetooth tinham sido resolvidas, são muitos anos de desenvolvimento, mas não.

Com a adição de novas tecnologias sem fio e grande transferência de dados, o Bluetooth tem apresentado problemas.

O mais comum são as dificuldades de conexão, “picotes” no som e até perda de sinal.

Os problema tendem a aumentar pois há uma grande quantidade de pessoas utilizando e é nesse momento que as duvidas acontecem.

Atualizações constantes dos Smartphones e a sua utilização por apps como Spotify, Android Auto e Apple Carplay evidenciaram ainda mais os problemas.

 

Como resolver os problemas de conexão Bluetooth?

De certa forma não há segredo no pareamento bluetooth, mas quando há algum problema é muito difícil achar matérias a respeito. Desta forma coloco alguma dicas que resolvem grande parte dos problemas.

Se for a primeira conexão:

  1. Verifique se o dispositivo que quer conectar ao seu Smartphone é compatível, normalmente há uma lista no site dos fabricantes;
  2. Apesar do Bluetooth ter um alcance muito grande, a primeira conexão deve ser sempre perto do dispositivo, no máximo 1 metro de distância;
  3. Verifique se há senhas para que o pareamento ocorra;
  4. Em alguns Smartphones, ao tentar a conexão pela primeira vez, ele pede uma segunda autorização, se não for aceita não conectará, fique sempre atento a tela do seu Smartphone;
  5. Versões diferentes de bluetooth deveriam funcionar sem problemas, mas nem sempre isso ocorre, antes de comprar a Central Multimídia fique atento qual a tecnologia usada no receptor, por exemplo, Bluetooth esta na quinta geração desde 2016 e vejo muitos equipamentos usando transmissores da terceira geração (2009);
  6. Verifique se há atualizações na loja de aplicativos da plataforma do seu Smartphone.

 

Se o dispositivo já estava conectado e não consegue reconecta-lo:

  1. Tente remover o dispositivo e reconecta-lo, tanto do Smartphone quanto da Central Multimídia. Principalmente depois de alguma atualização;
  2. Verifique se não há atualizações na loja de aplicativos do seu Smartphone;
  3. Se ao reconecta-lo o problema acontecer novamente, fique atento, algumas marcas de Smartphones colocam uma mensagem seguida de uma “caixa” onde perguntam se o dispositivo é confiável, se isso não for marcado problemas, como este, podem ocorrer.

Há problemas de áudio, picotes ou interrupções?

Isso já é um pouco complicado pois outros dispositivos podem interferir na transmissão de sinais.

Mesmo que há um “cache” ou seja, o som que ouvimos não é em tempo real e sim uma gravação de alguns segundos, se a interferência for constante haverá problemas assim. Desta forma fique atento a esses dispositivos:

  1. Carregadores de Celular, principalmente antigos e NÃO homologados, tendem a apresentar interferências eletromagnéticas que podem causar interrupção do sinal bluetooth, remova e verifique se o problema persiste;
  2. Rastreadores veiculares também podem causar interferência. Se o problema começou a ocorrer recentemente, avalie essa possibilidade;
  3. Amplificadores de áudio Classe D e T, apesar dos atuais amplificadores terem resolvido, em parte, esse problema, alguns ainda podem causar problemas no Bluetooth;
  4. Distância entre o Smartphone e a Central Multimídia, os testes de homologação certificam produtos com potência de transmissão que podem chegar a 20 metros SEM barreiras, se dentro do carro funciona bem e fora não, a limitação é de hardware e não há o que fazer.

No fim, essas são dicas que servem para todos os dispositivos dotados dessa tecnologia, caso tenham duvidas, no final da pagina tem o campo de perguntas, fiquem a vontade.

Se as dicas não resolveram, pode existir um “bug” ou até mesmo um defeito, nesse caso envie a questão abaixo que tentaremos ajudar a encontra a solução.