Muitas vezes confundido hoje explicaremos a diferença entre Android Auto e o Android Automotive.

Mas primeiro temos que explicar o que é o Sistema Operacional (OS) e aplicativo.

O que é o Sistema Operacional?

O sistema operacional é o software mais importante executado em um computador. Ele gerencia a memória e os processos, bem como todo o seu software e hardware. Também permite que você se comunique com o computador sem saber falar a língua do computador.

O sistema operacional do seu computador gerencia todos o softwares e hardwares do computador.

Na maioria das vezes, existem vários programas de computador em execução ao mesmo tempo e todos eles precisam acessar a unidade de processamento central (CPU), a memória e o armazenamento do computador . O sistema operacional coordena tudo isso para garantir que cada programa receba o que precisa.

Um exemplo de sistema operacional é o Windows, Linux e o MacOS.

A central Multimídia é um computador? Sim, mas não um PC, como sempre imaginamos.

 

O que é um APP (Aplicativo)?

Um aplicativo é um tipo de software que pode ser instalado e executado em um computador, tablet, smartphone ou outros dispositivos eletrônicos. Um APP geralmente se refere a um aplicativo móvel ou a um software instalado e usado em um computador. A maioria dos aplicativos tem uma função específica e restrita.

Por exemplo, um aplicativo de entrega de comida, gerenciamento de agenda ou até aquele mapa famoso que muitos adoram usar.

 

Qual a diferença entre Android Auto e Android Automotive?

Agora ficou um pouco mais simples de distinguir, o Android Auto é um APP, ou seja, um aplicativo que gerencia algumas tarefas dentro de um sistema operacional.

O Android Auto foi concebido para que motoristas tivessem facilidade de manuseio dos aplicativos do smartphone na tela da central multimídia de forma segura, sem que houvesse grandes distrações ao volante.

diferença entre android auto e android automotive
Android Auto depende de um Smartphone

 

Hoje, o Android Auto esta presente em quase todas as centrais multimídias fabricadas no mundo. Mas o Android Automotive? 

Ele é um sistema operacional feito e desenhado exclusivamente para automóveis, desta forma será possivel instalar, diretamente na central multimídia, outros aplicativos sem que haja dependência de um Smartphone.

Resumindo, Android Auto é um Aplicativo e o Android Automotive um Sistema Operacional.

Android Automotive instalado em um veículo Volvo