E-Lead Mirror HUD

Hud é a abreviação do termo em inglês “Head-up display”, consiste em uma tela translucida colocada a frente do motorista (ou piloto) onde são projetadas, digitalmente, informações como velocidade, rotações, temperatura, enfim, basicamente qualquer dado que o fabricante disponibilize.
Esta tecnologia é utilizada em grande escala em aviões do tipo caça, em filmes americanos do gênero sempre conseguimos ver estes dispositivos em ação.

HUD em um Avião F16

Como de costume, tecnologias de uso militar são adaptadas ao uso para o nosso dia dia, é o caso do produto que vamos analisar.

 

No carro, a utilização desta tecnologia, esta relacionada a segurança, veículos mais modernos já possuem o dispositivo de fábrica, como exemplo a Mercedes. Neste modelo o para brisa é especial, possui uma reflexão maior na área transmitida o que garante um melhor contraste.

 

Hud Original Mercedes Benz

Mirror HUD Display

A primeira vista o dispositivo é muito interessante,  o Mirror HUD Display do fabricante E-lead de Taiwan, é diferente dos equipamentos que conheço, outros modelos refletem as informações no para brisa, este modelo possui um vidro especialmente fabricado, fixado logo a frente do motorista.

Vidro Refletor para ser colado ao Para Brisa

 

Logo que recebi a caixa percebi que tratava-se de um produto diferenciado. Contém:

  • Projetor HUD;
  • Vidro translucido;
  • Cabos de conexão e entrada HDMI, USB e MHL;
  • Cabo de conexão OBD, para informações do carro e alimentação;
  • Manual de instruções;
  • Acessórios para instalação.

 

E-Lead Mirror HUD
E-Lead Mirror HUD
E-Lead Mirror HUD

 

Especificações

  • Alimentação: 12 volts (gerado pela porta OBD);
  • Corrente: 3 Amperes;
  • Tensão de Trabalho: 10 volts ~16 volts;
  • Saída de Som: Alto falante embutido e saída Auxiliar (P2);
  • LCD: 1,8 polegadas com auto dimmer (diminui a luminosidade automaticamente conforme a luz);
  • Imagem projetada: 11 polegadas;
  • Distancia visual: 2,3 metros;
  • Entradas: HDMI, USB e AV (pode conectar camera de ré ou frontal, opcional);
  • Compatível com espelhamento MHL, consulte se o seu aparelho é compatível com a tecnologia;
  • Compatível com Android e Iphone (necessita acessório vendido a parte).

 

Instalação

Apesar do manual impresso em língua inglesa (e chinesa), não tive dificuldades em entender as instruções e recomendações, ponto para o fabricante.

A instalação ocorreu de maneira fácil mas, o que me surpreendeu de inicio foi o envio de pequenos panos com álcool isopropílico para limpeza dos vidro, isso é algo que facilita a vida de pessoas que querem efetuar a instalação sem a ajuda de um profissional, os famosos DIY.

Alguns acessórios ajudam a não deixar fios caidos ou mal colocados, acompanha cinta plástica e suportes auto colantes.

Acessórios para Instalação

Presilhas e Cintas Plásticas e Lenço com Álcool Isopropílico

Mais um ponto positivo para o fabricante, a instalação requer algumas medidas exatas, bem como ângulos corretos, isso serve para que o projetor transmita de forma eficiente as informações no vidro, junto é enviado um gabarito, sinceramente demorei a entender o seu funcionamento, mas com um pouco mais de atenção ficou fácil.

 

Gabarito para Montagem

Acredito que 99% dos usuários não terão dificuldades em instalar o produto, dificilmente terá que recorrer a um técnico especializado.

A parte mais “difícil” é localizar a porta de comunicação OBD do carro, no meu caso, um Renault Sandero, o dispositivo encontrava-se dentro do porta luvas.

Porta OBD do Renault Sandero

Ligação feita, vamos à analise e impressões.

 

Análise

Ao liga-lo fiquei chateado, mas não foi relacionado ao equipamento e sim um erro no sistema de injeção do meu carro, acusou logo de inicio. Observe o simbolo amarelo no canto superior direito.

Smart HUD mostrando erro na Injeção eletrônica

 

Sistema de ignição com Problemas

 

O Sistema mostrou um resumo da origem do problema, “Power system error”, conversei com meu mecânico e a recomendação foi trocar as velas e cabos, provavelmente estão com alguma avaria.

No inicio, o uso é algo estranho, toda vez queremos olhar para o Mirror Hud, mas em questão de minutos os olhos se acostumam.

Durante as duas semanas de testes, o que mais gostei foi a possibilidade de ter a sua velocidade logo a sua frente, sem precisar baixar a cabeça. Como aqui em São Paulo radares de velocidade parecem “brotar”, este recurso é valiosíssimo. Bastava uma simples mudança de foco dos meus olhos e pronto, sabemos qual é a velocidade.

Outro ponto que gostei muito, meu carro não possui informações de computador de bordo relacionado a consumo de combustível, ganhei esta função e com extrema precisão, após aproximadamente, 800 km percorridos, as informações se mostraram fieis a realidade, fiz a comparação através de cálculos e a média esteve ok.

 

Velocidade média no Renault Sandero sem Computador de Bordo

 

Impressões: Espelhamento MHL e Entrada HDMI

Esta considerei a melhor parte, espelhar o Waze ou qualquer outra função do celular logo a sua frente. Tive que baixar a luminosidade durante a noite, pois achei um pouco incomodo seguindo a configuração original.

Espelhando o Waze no Mirror HUD

 

Como sou mais acostumado ao Google Maps, segue uma foto

Espelhamento do Google Maps

 

Alguns podem perguntar, posso espelhar qualquer coisa? Sim, podem. Até o Pokemon GO (Não recomendo)

Lembrando que, em alguns aparelhos determinados recursos podem não funcionar, sempre consulte o fabricante do celular.

 

O Mirror HUD vem equipado com uma entrada HDMI, podemos conectar qualquer dispositivo de vídeo nesta entrada, caso o seu Smartphone não seja compativel com a tecnologia MHL, use esta entrada para instalar um sistema de espelhamento externo, como o Chromecast da Google.

Além da entrada HDMI ele possui entrada Auxiliar, muito útil até para ligar uma câmera de ré ou até mesmo frontal.

 

Conclusões

Para saber se realmente sentiria falta resolvi remover o produto, realmente faz falta. A praticidade de ter tudo ao alcance dos olhos e sem desviar a atenção é algo que nos acostumamos rápido.

O funcionamento é interessante, realmente parece que a imagem é projetada a cerca de 2 metros e quando nos habituamos com o dispositivo praticamente não vemos o vidro que fica a nossa frente.

Este dispositivo é ótimo para motoristas profissionais, seja você Uber, Taxista ou motorista particular, não precisará mais desviar a atenção do trânsito para visualizar o Waze e até mesmo ver quem esta ligando, lembre-se, ele vai espelhar tudo que tem no seu celular na tela do Mirror Hud.

Um ponto que deve ser evado em consideração, somente aparelhos “top” de linha possuem saída MHL, no caso de Iphone precisará de um acessório para saída HDMI, lembre-se de verificar a compatibilidade do seu produto antes de qualquer compra relacionada.

Para ser sincero, o único ponto negativo que encontrei foi que o projetor de imagens tirou um pouco do meu campo de visão, tudo bem que nos meus 1.85m de altura, até a visualização de um simples semáforo logo acima da cabeça se torna complicado, isso em qualquer carro, mas o projetor me deixou incomodado em algumas situações. Com o tempo contornei a situação.

Tem um vídeo do fabricante que mostra como a instalação é simples e da um panorama maior de como fica o produto instalado em seu carro:

 

 

O custo de um equipamento destes esta em torno de R$1200,00, se for comparar com os produtos no mercado que refletem informações no vidro, onde não conseguimos visualizar nada durante o dia, não acredito que seja caro. O produto é voltado para aqueles que querem algo a mais e se preocupam com a segurança.

Infelizmente a E-Lead não comercializa o produto no Brasil.

E-Lead
http://www.e-lead.com.tw

[Review] Mirror Hud E-lead
5 (100%) 2 vote[s]

Deixe um comentário

Faça o Login para comentar
  Inscrição  
Notificação