Não muito incomum, muitas fezes me deparo com situações que mostram a falta de atenção e conhecimento dos instaladores de som automotivo. Apesar da maioria não ter formação técnica, acredito ser o correto os chamar de Técnicos de Som Automotivo.

Um problema bem comum e que vejo aqui na assistência é algo simples. Parafusos de Fixação nas Centrais Multimídias.

Quase todos os modelos de centrais novas que conheço sempre acompanham parafusos para fixação adequada. Observe que eles sempre são curtos, ou seja, pequeno comprimento.

Isso não é por acaso. Dentro da Central existem componentes eletrônicos que tomam quase toda a parte interna deixando pouco espaço nas laterais. Se o parafuso for longo com certeza haverá algum dano interno, muitas vezes irreversível.

Mas se a central multimídia não veio com os parafusos como saber o comprimento adequado?

Em alguns modelos, esta marcação vem na lateral, como mostrado na foto.

Inscrição do comprimento máximo do parafuso da central multimídia

Em outros, precisamos utilizar um artificio, com um pelito de madeira, verifique qual o comprimento máximo que tem o local de fixação na central. O ideal é sempre utilizar 2mm a menos do que o tamanho máximo, por exemplo: Mediu 12mm, o ideal é usar no máximo parafusos de 10mm, mediu 8mm, use no máximo 6mm.

Exemplo de parafusos de fixação de centrais multimídia

Isso é para prevenção, mesmo que o parafuso não chegue a atingir algum componente eletrônico ou mecânico, com a vibração isso pode ocorrer.

Exemplo de parafusos de fixação de centrais multimídia

Lojistas, treinem seus colaboradores e forneçam ferramentas adequadas para que eles possam ter um bom desempenho. Muitas vezes a falta de atenção estava relacionada com carga horária excessiva, ferramentas em péssimo estado e nenhuma preocupação em treinar os técnicos para adequá-los a novas tecnologias.

Inscrição
Notificação
6 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários