Alguns meses atrás percebi que cresceram as reclamações relacionadas à central multimídia do Fiat Argo e Fiat Cronos. Resolvi pesquisar e entender o problema.
Vou explicar os dois modelos de central Multimídia abaixo.
Central Multimídia Original Fiar Argo e Cronos
No site da Fiat encontramos disponível no Argo dois tipos de central multimídia, no site do Fiat Cronos apenas um modelo.
Central Multimídia Uconnect™
Segundo o site da FIAT, esse modelo de central multimídia equipa algumas versões do Cronos e algumas versões do Fiat Argo.
A central multimídia Uconnect™ é um modelo que possui uma tela de 7 polegadas e conectividade com Android Auto e Apple Carplay.
Utilizando o Android Auto ou o Apple Carplay é possivel usar o Waze ou o Google Maps, por exemplo. Mesmo com o carro em movimento.
Ha também Áudio Streaming via bluetooth e entradas USB.
Fabricada pela Continental Automotive GMBH, é um modelo que segue padrões definidos pelas montadoras. Conta com parcerias com a Google e Apple.
Central Multimídia 9 polegadas para Argo ou Cronos
Esse modelo é bem diferente do anterior, a começar pelo tamanho da tela (9 polegadas), são 2 polegadas que o modelo Uconnect™, que favorece a visualização de ícones e outras funções.
Conforme o site da Fiat, esse modelo saí de fábrica na versão Argo Drive 1.3 GSR e opcional nas versões Drive 1.0 3 Drive 1.3. Esse modelo também pode ser adquirido como acessório homologado com o selo MOPAR.
Essa central possui o sistema operacional Android 4 e conta com espelhamento através do APP Easy Connect.
Conta com Áudio Streaming via bluetooth e entradas USB.
Esse produto é da chinesa Roadrover onde provavelmente é montado no Brasil pela Multilaser ou apenas importado.
Principais problemas das centrais multimídia do Fiat Argo e Fiat Cronos
Uma breve pesquisa no site reclameaqui, consegui levantar algumas informações dos problemas relatados pelos consumidores.
Problemas na Central Uconnect™
No caso da central Uconnect™ (7 polegadas) o principal problema esta relacionado a lentidão do sistema quando utilizado com o Android Auto ou o Apple Carplay.
Vale lembrar que o cabo de conexão e a marca e modelo do smartphone influenciam quando o problema for lentidão.
Vi também, casos em que os consumidores reclamavam que o sinal de GPS desaparecia, os deixando sem um mapa para navegar.
Como essa central não possui sistema de navegador nativo (GPS), ela depende diretamente do seu Smartphone para funcionar, ou seja, se ao utilizar o Android Auto ou o Apple Carplay o seu telefone não pode ficar dentro do Porta Luvas ou em algum local que prejudique a recepção dos sinais de GPS.
Problemas na Central de 9 polegadas
Esse modelo foi o que encontrei o maior número de reclamações. Grande parte relacionada ao bloqueio com o carro em movimento e atualizações.
Normalmente ao movimentar o carro ou desativar o freio de mão, as centrais multimídia bloqueiam, por lei, fontes de vídeo para evitar a distração do motorista. Isso se aplica a vídeos e ou imagens da TV digital. O uso de navegadores GPS é liberado.
No caso da central multimídia de 9 polegadas que pode equipar o Fiat Argo e o Fiat Cronos, a função espelhamento também é bloqueada, ou seja, o uso do WAZE ou do Google MAPS fica prejudicado.
*Alguns concessionários e lojistas, tem desbloqueado essa função, a FIAT não recomenda essa prática podendo até perder a garantia do sistema, sem dizer que é contra a lei.
Esse fato foi até matéria da coluna Auto Defesa da revista Quatro Rodas edição de abril de 2019
Um outro problema encontrado na central de 9 polegadas é a questão da compatibilidade do espelhamento com novas versões de SO (Sistema operacional) Android e IOS, lembram no modelo de 7 polegadas? A Continental é parceira da Google e da Apple, atualizações relacionas ao Android Auto e a Apple chegam com maior rapidez, diferente desse modelo.
O maior problema é a quantidade de empresas envolvidas, eu contei 5 diretamente, mas podem haver mais. Só para ilustrar, quando há um problema de compatibilidade como funciona.
1- O consumidor informa o problema ao concessionário;
2- O concessionário informa a FIAT;
3- A Fiat informa ao importador;
4- O importador comunica o fabricante;
5- Como o fabricante da central não desenvolve o software de espelhamento, ele comunica o desenvolvedor.
Pior ainda é a solução, que toma o caminho inverso.
Entendem agora o motivo de tanta demora para solucionar um problema “simples”?
E a cada nova versão de Android ou IOS, esse problema tende a se repetir.
Por fim, são ótimos produtos com funções diferentes entre eles, mas o modelo de 7 polegadas tende a ser menos problemático pela quantidade de empresas envolvidas e parcerias com grandes desenvolvedores como a Google e a Apple.
*Como a grande maioria dos produtos estão em garantia, até o momento não analisamos nenhum produto para tentar solucionar os problemas.
Apareceu um dispositivo na minha lista de pareamento do bluetooth do carro, mas eu não fiz autorização do pareamento, como isso pode ter acontecido ?
Como o bluetooth é aberto e as senhas “universais”, outra pessoa pode ter tentando conexão. Exclua
Apareceu uma solução para essa central problemática do Argo.
Um cara no Youtube diz que fez umas modificações no Android Auto para instalação nessa central e cobra R$25 pelo app. Pelos vídeos que ele posta tá tudo funcionando bem.
https://www.youtube.com/**
Eu baixei a versão de teste e não tive coragem de testar porque o site Vírus Total dá alerta de risco no arquivo. Mas pesquisando um pouco eu encontrei no Google Play o que penso ser o app original.
https://play.google.com/store/apps/details?id=gb.xxy.hr
Você viu alguma coisa relacionada a essa solução?
Bom dia, infelizmente não testei nenhuma das soluções acima, não consigo ajudar.
Será que essa solução funcionaria? Criar um dongle com o Raspberry…
https://www.youtube.com/watch?v=ZWnhlO1Vjhc&ab_channel=LockdownSecurity
Não sei informar, tente fazer e poste os resultados aqui ou no clube do Argo.
Abs
Bom dia meu amigo!!
Eu tenho uma Fiat Argo Drive 2019/2020, ele veio com a central multimídia 9 pol. Quando foi agora a central multimídia parou de funcionar, quando liga o carro a central liga e só fica na tela inicial com o símbolo da Fiat….até as entradas USB parou de funcionar, fui até a concessionária, como não estava mais na garantia..fui informado que poderia ser atualização do software…mais só que a Fiat não disponibiliza essa atualização…
Vc tem alguma alternativa, me ajuda aí….
Obrigado..
Boa tarde, independente do término da garantia eles são obrigados a dar assistência, recomendo ligar no SAC.
Não tenho solução para o problema pois foi o primeiro cliente relatando esse defeito
Abs
Olá Marcelo Aires. Vc conseguiu resolver problema da multimidia travada na logo do Fiat argo?
Boa tarde amigo! Até hj estou sem resolver a Multimidia, vc conseguiu?
Conseguiu resolver estou com o mesmo problema
Alguma novidade para a central de 9″? Até agora seguimos sem atualizações, sem dongle para Apple CarPlay e sem nem espelhar o iPhone… como faz pra instalar outro android la? hahaha
Boa tarde
Não se instala outro Android, os componentes não funcionam com outro a menos que haja um desenvolvimento da fabrica para isso.
Bom dia pessoal, sigo na saga da senha de configurações avançadas do argo2019.
Alguém tem alguma novidade, FIAT reluta em passar a senha, abri dezenas de protocolos mas não terá jeito, vou entrar abrir um processo!! Alguma alternativa?
boa noite Reinaldo, minha central travou, só fica a mensagem codigo incorreto, reinicie o sistema, argo 2018.
bom dia, já entrou em contato com o SAC da Fiat?
eu uso a de 7″ no meu trekking, e no meus ARGOS anteriores tb eram a de 7″ nunca tive problemas com ela.. muito boa, claro q ela poderia ser igual a usada na TIPO europeia ja com o GPS nativo, mas sem prob… nao ligo de ver video nem TV na central, se eu quiser ver TV fico em casa, no carro nao e lugar de ver TV.
Boa tarde
Tenho um Argo 18/19 com a central de 9″, estou estudando uma forma de desbloquear a central.
Identifiquei que existe bloqueio para instalação de apps, por nome do pacote do aplicativo. O iGO só instala se o pacote for com.nng.igo.primong.igoworld. Pesquisando na web, achei outras centrais que tem o mesmo bloqueio, que é liberado alterando um arquivo whitelist-1.0.xml. E uma outra central da TCAT, que em Configurações -> Configurações Avançadas, tem uma opção System Closed, que desativando libera a instalação de apps.
Ainda não consegui acesso a opção Configurações Avançadas, pois pede uma senha. Alguém já conseguiu essa senha?
Bom dia Reinaldo
A central multimídia unconect 7″ instalada de fabrica no fiat cronos 18/19 não abre o app android auto pelo telefone samsung modelo A70. o cel anterior um samsung J5 pro funciona normalmente. Um consultor da fiat me informou que é atualização, será que procede tal informação?
Bom dia
Não deveria existir problemas de compatibilidade com o Android Auto, verifique se esta usando o cabo de dados original do celular. Remova o aplicativo Android Auto do seu celular e reinstale novamente, se o problema persistir procure uma versão anterior e instale diretamente em seu celular e veja se funciona.
Tem outra dica descrita no site da samsung (em inglês) veja se resolve
https://www.samsung.com/uk/support/mobile-devices/i-am-having-difficulty-connecting-to-or-using-android-auto/
*Se não souber inglês basta usar em um computador o google chrome e usar a tradução automática
Abs
A central multimídia uconnect de 7 possui win ce? Caso sim, é possível espelhar totalmente o celular ao invés de só utilizar o Android Auto?
Bom dia
Não sei informar se o SO dela é Wince, aparentemente não, possivelmente linux.
Não é possivel espelhar celular em centrais originais
Olá Reinaldo, o que fazer para conseguir instalar o Waze nessa central de 9″?
Boa noite
Esta tentando fazer isso pelo cartão do GPS? Tente por lá
Quando vc instalou o Igo, usou algum apk especial?
Boa noite
Eu não instalei o iGO. Tentei o Waze baixando pelo navegador da central e pelo pendrive.
Bom dia
Tente primeiro instalar o Igo, pode ser alguma configuração.. se possuir alguns “segredo” siga o mesmo procedimento para o Waze
Boa tarde
Tá tudo bloqueado pra instalar apk. Meu Argo é modelo 2020 e a central veio com uma versão do sistema um pouco mais atualizada, mas ainda sendo Android 4.2.2.
Tentei até o app Apk Editor pra burlar o bloqueio e não funcionou.
Nesse link tem um material dos usuários sobre essa central e os apps que podia instalar.
**
Se quiser pode remover esse link porque a Fiat obrigou o Youtuber a remover o canal dele que tinha esses vídeos.
Sim, fiquei sabendo desse problema com a Fiat, editei.
Provavelmente a fabrica alterou o Android ou algo parecido, fazendo com que os Apps não funcionem. Por isso pedi pra vc testar com o Igo, se ele funcionasse não teria o porque o Waze não funcionar.
Se o fabricante fizesse esse aparelho para outros mercados, talvez poderia usar o mesmo software, mas não achei nada relacionado.
Eu achando algo posto aqui.
Depois vou testar com o iGO, mas acho que tava planejado só para a versão da central da Mopar e acabaram se enrolando com as duas.
em teoria, app do igo funciona em qualquer Android, sem nada de especial (como acontecia com as centrais WinCE)
Quando fiz login na minha conta do Google a central foi reconhecida como um dispositivo AC822X.
Então achei esse site com essas especificações bem parecidas com as especificações dessa central.
http://specdevice.com/showspec.php?id=b57d-f749-771a-008600000000
Nem o app desse site consegui instalar.
Se não mudaram, continua sendo a central Roadrover, acho dificil terem mudado de fabricante.. o ideal era abrir mas perde a garantia (se houver etiqueta)
Levo a minha para você abrir Reinaldo, eu queria muito essa senha, agora é mais por se sentir lesado pela FIAT do que por qualquer usabilidade. Sinceramente FIAT nunca mais, e central multimidia só se for Android Auto
Devido a Pandemia somente estou trabalhando com alguns aparelhos e só pelos Correios. No momento não estou analisando outras marcas. Me chame em outubro para saber se já voltamos com analises de novos aparelhos.