Muitas vezes em atendimentos técnicos me deparo com situações difíceis de passar despercebido. Em quase 25 anos de experiência no ramo automotivo presenciei casos onde o cliente é de alguma forma enganado por empresários gananciosos que fazem de tudo para ganhar algum dinheiro.

Recentemente me deparei com um caso inusitado, explicarei abaixo.

Fui entregar uma central multimídia a um cliente, uma central Winca plataforma S90. Ao ligar a central ao chicote original percebi alguns “tecs”, (barulho de relé). Como a instalação estava bem comprometida instrui o proprietário a procurar uma boa loja e pedir uma revisão.

Como sou um pouco curioso, resolvi olhar o chicote elétrico e encontrei uma caixinha coberta de espuma, estranhei. Resolvi investigar.

Nela dizia, interface de desbloqueio de vídeo. O estranho é que essa central NÃO precisa de interface. Nem de vídeo muito menos de volante.

Como o cliente comprou o carro usado, não foi ele que havia comprado.

Mais curioso foi ao abrir a “tal” interface e me deparar com isso.

A interface era apenas um relé, nada além disso. A peça de maior custo aqui era a caixinha similar a da patola, pois um relé desse não custa R$3,00. O pior de tudo era ausência de um diodo polarizando a bobina do relé. Sem esse componente poderia haver algum dano na central devido as altas tensões geradas na bobina.

 

Cuidado com os golpes em lojas de Som e Acessórios

Existe um “modus operandi” quando, de alguma maneira, a loja e ou o empresário quer enganar o consumidor. Normalmente isso ocorre de maneira forçada ou impondo algum medo.

Na grande maioria dos casos esses golpes estão atrelados a algum serviço gratuito de instalação, principalmente em grandes centros. Segue um caso bem comum.

Você comprou em uma loja uma central multimídia dedicada ao seu veículo, mas eles não instalam mas indicam um lugar que faz gratuitamente (convenio);

Incrível como essa é a forma mais comum de ser enganado, o cliente leva seu carro nesse local e raramente não sai sem que o vendedor lhe empurre algo, sempre dizem, “se não instalar isso sua central vai queimar” ou “seus alto falantes são muito fracos, tem que instalar mais forte”.

Lembro de um caso que o “instalador” disse a um amigo que os alto falantes eram muito fortes e eles queimariam o radio dele, invalidando a garantia. =P

Se a central foi feita para seu carro, ela deve ser instalada sem que haja a necessidade de nenhum outro acessório adicional. Se isso ocorrer leve a loja onde adquiriu e peça o dinheiro de volta.

O maior cuidado com os golpes em lojas de som e acessórios é não aceitar a compra de nenhum acessório, mesmo que eles digam que a garantia vai acabar.. ou algo nesse sentido.

Existe uma outra maneira de se precaver de golpes?

De modo geral, uma das maneiras mais confiáveis é através de indicação e sobre tudo estudando e pesquisando sobre o assunto.

Por exemplo, temos em mãos uma importante ferramenta conectada na internet e a qualquer momento podemos pesquisar sobre aquela peça que estão nos vendendo, use o seu smartphone.

A caixinha acima descrita como “interface de desbloqueio de vídeo” não foi encontrada em nenhum lugar nas pesquisas do Google.

Interfaces de desbloqueio de vídeo só são necessários em veículos originais equipados com centrais multimídia de FABRICA. Nem mesmo aqueles modelos vendidos nas concessionárias, em sua grande maioria, necessitam de acessórios assim.

 

Muita atenção, não é o tamanho da loja que vai indicar se ela é ou não confiável, pesquise e veja se o local esta equipado com boas ferramentas, funcionários bem apresentados e que sabem explicar de maneira coerente as dúvidas. Se ele se enrolar ou se a resposta soar de maneira estranha, desconfie, pesquise e se informe antes de qualquer decisão.

Se possuírem alguma duvida, basta se registrar no blog e postar a duvida, respondo sempre que possivel.

 

Abaixo deixo o post de como utilizar um relé para desbloqueio melhor que essa “interface”:

Desbloquear imagem em movimento do multimídia

Deixe um comentário

Faça o Login para comentar
  Inscrição  
Notificação