farol led é permitido?

Não podemos deixar de notar que atualmente as lampadas LED são mais brilhantes e econômicas do que as lampadas de halogênio. Mas o farol de LED é proibido?

As lampadas LED nos faróis são inconfundíveis, tanto no estilo quanto na aparência. Quando equipados em faróis projetados especificamente para essa tecnologia a performance é incomparável.

Testes realizados nos EUA pela IIHS (Insurance Institute for Highway Safety) mostraram que nem sempre a troca das lampadas Halogenas pela LED melhorou a performance do farol, pelo contrário. Os melhores resultados foram obtidos naqueles modelos equipados com projetor. Nesse caso faróis refletores se saíram muito pior.

Farol de Led é proibido?
Teste de Faróis Automotivos realizados pela IIHS nos EUA

Por mais atraente que as lampadas LED possam ser, existe um desconforto claramente visível nos outros motoristas. Principalmente quando os faróis de LED estão mal ajustados.

Por esse motivo desde de 2017 o Contran proibiu a alteração das lampadas do sistema de iluminação diferentes das originais, ou seja, instalar as lampadas de LED nos faróis de carros, motos ou até mesmo caminhões se tornou proibido.

A Multa prevista para quem usar farol de LED em carros ou motos é de R$195,23 e por se tratar de uma infração grave o motorista ainda receberá 5 pontos na carteira de habilitação.

Dependendo da autoridade o documento ainda poderá ser retido até que o veículo esteja regularizado.

Vale lembrar que a resolução 667 do Contran só entrará em vigor em 1° de janeiro de 2021 porém, existem diversos casos de motoristas sendo multados pelo uso de farol LED. Nesse caso o Farol de LED não é permitido.

O Farol é um item de segurança, alterar suas características podem trazer problemas tanto para o proprietário quanto aos outros motoristas. O farol de LED é proibido? sim

Deixe um comentário

Faça o Login para comentar
  Inscrição  
Notificação