No ano passado, a Pioneer lançou novos modelos das suas centrais multimídia, são os modelos Avic-F80TV e Avic-F980TV, mas o que eles são diferentes dos modelos anteriores?

Após o lançamento, lendo os manuais, fiquei intrigado com estes “novos modelos“, procurei por diferenças, novas funcionalidades ou melhorias, mas nada encontrei. Por curiosidade, entrei em contato com o SAC Pioneer, expliquei que gostaria de saber sobre as diferenças relacionadas aos modelos anteriores que são Avic-F70TV e Avic-F970TV, a resposta?

“O modelo é mais novo e os modelos anteriores não são mais fabricados”

 

Salão do Automóvel 2016

Foi durante o salão do automóvel de 2016, que fiquei ainda mais surpreso.

Ao visitar o stand da Pioneer, vários produtos estavam expostos, inclusive os novíssimos modelos Avic-F80TV e o Avic-F980TV, com meu smartphone em mãos, pude testa-lo quase que por completo, sabem as diferenças? Nenhuma.

Isso mesmo, não achei nenhuma diferença, nada relacionado a velocidade de processamento, nada relacionado ao touch screen (continua resistivo), resumindo, nenhuma funcionalidade nova que justificasse um preço mais alto ou a adição de um novo modelo.

 

Assessoria de Imprensa

Prontamente, fui atendido pela assessoria de imprensa onde pude fazer algumas perguntas,  a minha primeira questão foi:

Qual a diferença deste aparelho (avic f80tv) em relação ao anterior?
Resposta: É o modelo mais novo…

Questionei novamente: Há alguma melhoria relacionada ao hardware ou ao software?
Resposta: Não possuo estas informações mas houve sim melhorias.

Pergunto, mas quais?
Resposta: Não sei lhe informar.

 

Android Auto na Avic-F970tv e Avic-F980tv

Aproveitei para resolver uma questão muito comum, por que o avic-f970 e o avic-f980 não são compatíveis com o Android Auto, somente Apple Carplay?

Resposta: A Google não homologa aparelhos com Android Auto em telas inferiores a 7 polegadas.

Pergunto, mas e o caso do concorrente Sony Xav-ax100, ele possui 6,4 polegadas e é compatível com o Android Auto e Apple CarPlay, se eles não homologam, como a Sony conseguiu?
Resposta: Ah, da Sony eu não sei.

 

Conclusão

No fim, na minha opinião não houve nenhuma mudança entre os modelos avic-f80tv e o avic-f70tv e consequentemente entre os modelos avic-f970tv e avic-f980tv lógico que o preço aumentou, talvez aí esteja o único ponto alterado, preço. Foram cerca de R$500,00 de diferença, isso dependendo dos distribuidores.

 

Sobre o motivo dos modelos f970 e f980 não possuírem a tecnologia Android Auto, na minha opinião, esta relacionada ao posicionamento do produto no mercado, esta funcionalidade deixa os modelos f70 e f80 mais atraentes, deixando um espaço maior entre as características além de um mero tamanho de tela.

Por fim, Avic-F970Tv e Avic-F980TV não possuem Android Auto e entrada para cartão de memória, o restante das funcionalidades, aparentemente, são as mesmas dos modelos superiores

 

 

Mesmo assim, hoje, a Pioneer é uma das únicas empresas no Brasil que investiu pesado nestas tecnologias, ao contrário de Kenwood/JVC onde possuem poucas informações sobre novidades, além de nunca encontrar os modelos nas lojas indicadas e a Alpine do Brasil com seus modelos Jurássicos e conservadores e um site que sempre reporta erros.

37 COMENTÁRIOS

    • Bom dia
      Já houve lançamentos no exterior, mas como o mercado brasileiro esta bem abaixo da media dificilmente lançarão algo em breve. Normalmente é a cada 2 anos.. mas nesse caso já esta um pouco atrasado.
      Outro ponto, se o próximo modelo não vir com tela capacitiva não haverá razão para um novo produto tendo em vista que não teve nenhuma mudança em tecnologias nesse tempo.

      abs

  1. Boa tarde. Estou adquirindo um Renegade 18/18 PCD e quero colocar uma central nele. Já li diversas matérias pela internet, mas as do seu site são as mais coerentes e confiáveis que encontrei. Queria saber se você conhece alguma central da Pioneer, ou outra tão confiável quanto, que se instale no Renegade sem o ressalto da moldura?

  2. nossa e eu que sexta passada dia 20/04/18 comprei uma central multimidia avic f960bt zerinho chego em casa vou ver o site da pionner e descubro que meu modelo foi lançado em 2014 e ja saiu de linha faz tempo e pior os mapas são de 2013 e custa carrisimo pra atualizar e nem o firmiwere eu consigo atualizar pois sempre que coloco o pendrive na central ele diz que ele deve ter só um arquivo mesmo eu tendo formatado o pendrive antes de passar o arquivo de Atualização pra ele e paguei $3.000,00 reais nela isso sim é fazer um bom negocio.

  3. Bom dia Reinaldo. Existe alguma forma de fazer com que o F70tv volte a tocar a musica via ipod/iphone da onde parou depois de desligar e ligar o carro novamente? Se eu desligo o carro e ligo novamente ele volta sempre a tocar a primeira musica da biblioteca.
    Lembro que meu DVD da pionner de modelo mais antigo funcionava direitinho essa função.
    Abraços, parabens pelo site.

  4. Olá Reinaldo! Obrigado por compartilhar estas informações. Muitas informações úteis no seu site.
    Um pergunta: tenho uma Winca (Aikon) S90. Como seria esta comparada com as Avic-F70TV e Avic-F970TV?
    O meu problema é que gosto muito de usar o Waze como GPS, mas o meu celular é um iPhone.
    Desde já fico grato.
    Abraco,
    Marcelo