No ano passado, a Pioneer lançou novos modelos das suas centrais multimídia, são os modelos Avic-F80TV e Avic-F980TV, mas o que eles são diferentes dos modelos anteriores?

Após o lançamento, lendo os manuais, fiquei intrigado com estes “novos modelos“, procurei por diferenças, novas funcionalidades ou melhorias, mas nada encontrei. Por curiosidade, entrei em contato com o SAC Pioneer, expliquei que gostaria de saber sobre as diferenças relacionadas aos modelos anteriores que são Avic-F70TV e Avic-F970TV, a resposta?

“O modelo é mais novo e os modelos anteriores não são mais fabricados”

 

Salão do Automóvel 2016

Foi durante o salão do automóvel de 2016, que fiquei ainda mais surpreso.

Ao visitar o stand da Pioneer, vários produtos estavam expostos, inclusive os novíssimos modelos Avic-F80TV e o Avic-F980TV, com meu smartphone em mãos, pude testa-lo quase que por completo, sabem as diferenças? Nenhuma.

Isso mesmo, não achei nenhuma diferença, nada relacionado a velocidade de processamento, nada relacionado ao touch screen (continua resistivo), resumindo, nenhuma funcionalidade nova que justificasse um preço mais alto ou a adição de um novo modelo.

 

Assessoria de Imprensa

Prontamente, fui atendido pela assessoria de imprensa onde pude fazer algumas perguntas,  a minha primeira questão foi:

Qual a diferença deste aparelho (avic f80tv) em relação ao anterior?
Resposta: É o modelo mais novo…

Questionei novamente: Há alguma melhoria relacionada ao hardware ou ao software?
Resposta: Não possuo estas informações mas houve sim melhorias.

Pergunto, mas quais?
Resposta: Não sei lhe informar.

 

Android Auto na Avic-F970tv e Avic-F980tv

Aproveitei para resolver uma questão muito comum, por que o avic-f970 e o avic-f980 não são compatíveis com o Android Auto, somente Apple Carplay?

Resposta: A Google não homologa aparelhos com Android Auto em telas inferiores a 7 polegadas.

Pergunto, mas e o caso do concorrente Sony Xav-ax100, ele possui 6,4 polegadas e é compatível com o Android Auto e Apple CarPlay, se eles não homologam, como a Sony conseguiu?
Resposta: Ah, da Sony eu não sei.

 

Conclusão

No fim, na minha opinião não houve nenhuma mudança entre os modelos avic-f80tv e o avic-f70tv e consequentemente entre os modelos avic-f970tv e avic-f980tv lógico que o preço aumentou, talvez aí esteja o único ponto alterado, preço. Foram cerca de R$500,00 de diferença, isso dependendo dos distribuidores.

 

Sobre o motivo dos modelos f970 e f980 não possuírem a tecnologia Android Auto, na minha opinião, esta relacionada ao posicionamento do produto no mercado, esta funcionalidade deixa os modelos f70 e f80 mais atraentes, deixando um espaço maior entre as características além de um mero tamanho de tela.

Por fim, Avic-F970Tv e Avic-F980TV não possuem Android Auto e entrada para cartão de memória, o restante das funcionalidades, aparentemente, são as mesmas dos modelos superiores

 

 

Mesmo assim, hoje, a Pioneer é uma das únicas empresas no Brasil que investiu pesado nestas tecnologias, ao contrário de Kenwood/JVC onde possuem poucas informações sobre novidades, além de nunca encontrar os modelos nas lojas indicadas e a Alpine do Brasil com seus modelos Jurássicos e conservadores e um site que sempre reporta erros.

Inscrição
Notificação
37 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários