Este é um dos maiores problemas relacionados nas centrais multimídias, música ou vídeo em pendrive ou Sd card, quando carregados eles travam, mas qual o motivo?

Cada equipamento, independente de ser ou não central multimídia possui limitações quanto a pastas e arquivos. Nos produtos de marcas conceituadas, podemos achar estes dados no manual, seguem alguns exemplos:

A Pioneer recomenda, em alguns aparelhos, o máximo de 10 mil arquivos de música e 1 mil pastas.

A Alpine, neste modelo abaixo, faz a recomendação:

Estrutura de pastas USB Alpine

A imagem diz que, no máximo 100 pastas e 100 arquivos por pasta e seguindo a recomendação da figura.

 

Mas quando a central multimídia ou o aparelho não possui manual ou ele é incompleto? Acontece isso nos modelos importados pela Aikon e M1, neste caso, Winca e Roadrover respectivamente.

 

Recomendações para USB de Centrais Multimídia

  • Não há limitações de pastas mas a estrutura recomendada é esta:

Estrutura de pastas para central multimídia

Isto é, devemos evitar sub pastas.

 

  • Não usar caracteres especiais

Quando vamos colocar nomes nas músicas ou videos, não devemos colocar acentuações ou caracteres especiais, exemplo: ´`^~& * % $ # @, etc… Evitem também nomes extensos tanto para a banda/ artista quanto para o nome das músicas, por exemplo:

Banda, The electric light orchestra, podemos abreviar esta banda como: Electric Orchestra

Música, Daniel na cova dos leões (Renato Russo), podemos fazer desta forma: Daniel na cova dos leoes

 

Observem, na banda eu diminui o nome e na música, removi a acentuação de leões, deixando leoes.

 

  • Formatar o Pendrive em Fat 32

Este é um dos pontos principais, sempre formate o seu pendrive em Fat32, não sabe fazer? recomendo fazer uma busca pelo Google. Cada versão de Microsoft Windows e MAC OS podem apresentar formas diferentes de formatação.

Caso queiram utilizar algum software especifico para formatação, eu uso este: http://av.jpn.support.panasonic.com/support/global/cs/sd/download/

Mas existem outros, como exemplo, neste site oficial da SD Association: https://www.sdcard.org/downloads/formatter_4/

 

  • Cuidado com arquivos corrompidos, danificados ou incompatíveis

Muita gente procura grandes compilações na internet e “tacam” no Pendrive sem saber a origem e qualidade dos arquivos. Se houver alguma música corrompida com certeza sua central vai travar. O mesmo acontece com arquivos em que sua central não é compatível, como exemplo: FLAC, DSD, MP3 320 kbps, e assim por diante.

 

  • Não misture vídeos com músicas

Por padrão, a leitura de arquivos de vídeo são mais demorados e demandam maior poder de processamento, evite misturar em um mesmo pendrive estes arquivos, tenha um para músicas e outro para videos, organize seus dispositivos.

 

  • Por último, marca do Pendrive e capacidade máxima de leitura

Adoramos pagar barato, certo? Nada contra a dispositivos chineses e sim contra falsificações e produtos sem marca.

Devemos evitar Pendrive sem marca e de origem desconhecida, não compre aquele Pendrive Kingston da barraquinha em cima do viaduto Santa Efigênia (SP) ou de qualquer outro camelô. Lembre-se que um dispositivo destes pode danificar seu equipamento, seja ele central multimídia ou até mesmo computador.

Quer comprar um bom Pendrive? SanDisk é a marca mais confiável que conheço, esta a venda em grande redes de comercio eletrônico, lembre-se, duvide do preço, falsificar é fácil.

Outro ponto, se sua central lê até 16gb de nada adianta comprar um pendrive de 32gb, ela não vai ler ou terá dificuldades, em centrais chinesas não há esta informação mas, como padrão, utilizo de 16gb, no máximo. Teste antes.
Acredito que agora fica um pouco mais fácil resolver problemas de travamento do usb e sd nas centrais multimídia, se mesmo assim o problema persistir, leve em consideração defeitos no hardware.
Tem dúvidas? Use o campo abaixo para questões
Inscrição
Notificação
30 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments