18.1 C
São Bernardo do Campo
quinta-feira 28 março 2024 06:20:57
InícioNotíciasFURTO: Cuidado com o Golpe Chapolin

FURTO: Cuidado com o Golpe Chapolin

Criminosos estão adquirindo bloqueadores de alarmes em sites de venda pela internet

O nome Chapolin remete ao personagem do Roberto Bolaños onde ele dizia a frase, “não contavam com minha astucia” mas a brincadeira para aí. Muito Cuidado com o golpe “chapolin”. Vamos explicar.

O golpe

Grande parte dos sistemas dos alarmes de carros, casas e até mesmo portões automáticos operam com um controle remoto para aciona-los. Estes controles possuem uma frequência de transmissão.

A frequência mais utilizada é a 433,92mhz, isto é, ao acionar o controle remoto as informações do controle são enviadas ao módulo receptor nesta frequência.

Publicidade

É neste momento que entra o produto denominado “Chapolin”, ele é capaz de bloquear o sinal emitido, por exemplo:

Em um estacionamento de shopping, ao sair do carro você acha que tem a certeza que ligou o alarme do seu carro mas não, ele ficará aberto pois o sinal será bloqueado por este sistema.

Com o Carro aberto fica fácil para os criminosos furtar objetos pessoais, estepes de rodas e até acessórios como centrais multimídias.

Outro tipo de “Chapolin”

Em um segundo caso, há o uso de um outro sistema que, além de bloquear ele copia as informações do controle remoto.

Normalmente este tipo de sistema não deveria copiar controles remotos que trabalham com a tecnologia Roling Code mas, não é bem assim.

Entrei em um site chinês e lá estava o aparelho e sabem do pior? Um brasileiro havia comprado

Como funciona? 

Este sistema o criminoso necessita estar o mais perto possivel, imagine assim, um carro ao lado do seu ou bem próximo de sua residência.

Ao pressionar o seu controle para acionar o alarme de casa, fechar o portão ou até mesmo ligar o alarme do carro, o sistema vai copiar estas informações. Basta agora o criminoso grava-las em um novo controle e pronto. Cópia feita e livre acesso a sua casa ou carro.

Como se prevenir? 

Esta é a parte mais difícil, digo isso pois, se fossemos viver pensando na quantidade de golpes existentes simplesmente seriamos neuróticos.

Basicamente as recomendações são:

Ao pressionar o controle remoto do carro, casa ou portão automático, tenha certeza que o acionamento ocorreu. Se ligou o alarme do carro para travar as portas, tenha certeza que ele foi acionado, e assim serve para outros sistemas.

Muitas vezes, pela nossa rotina, acionamos os controles mas não conferimos se ele ocorreu. Na maioria dos casos a confirmação vem através de uma sirene ou setas dos carros.

E se o Golpe for daquele que copia o sinal?

Lembra o que eu disse, ele precisa estar perto do transmissor. Para isso basta acionar o sistema um pouco mais longe do carro, mas mesmo assim este método não é 100% garantido, depende muito da tecnologia e do sistema utilizado pelo criminoso.

Conclusão

No fim, não há muito o que ser feito além das medidas preventivas.

Outro ponto, vi estes sistemas sendo vendidos no Mercado Livre, o site deveria ter responsabilidade em permitir anúncios deste tipo tendo em vista que eles são utilizados, quase em sua totalidade, por criminosos.

Ao ver anúncios assim denuncie.

Segue um link como uma noticia sobre o caso:

https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/policia-recupera-dezenas-de-objetos-furtados-em-golpe-chapolin.ghtml

Reinaldo Soares
Reinaldo Soareshttps://reiaudio.com.br
Técnico automotivo e eletrônico, Consultor. Mais de 25 anos de experiência no ramo de som e acessórios automotivos. Já restaurei a elétrica de carros antigos, customizei motos mas minha paixão é mesmo eletrônica.
Publicidade

Mais Populares

Publicidade