21.3 C
São Bernardo do Campo
sábado 18 maio 2024 01:56:24
InícioNotíciasGolpes online no Brasil: estudo aponta aumento de 42% em invasões de...

Golpes online no Brasil: estudo aponta aumento de 42% em invasões de conta

Estudo da OLX e AllowMe identificou que o prejuízo estimado com os golpes aplicados no primeiro semestre de 2023 foi de R$ 392 milhões. Invasão de conta foi o golpe que mais cresceu, com 42% de aumento em relação ao mesmo período de 2022.

O Brasil é um dos países mais afetados por golpes online. Em 2023, foram identificados 3.289 golpes aplicados em compras e vendas pela internet, com um prejuízo estimado de R$ 392 milhões.

O estudo da OLX e AllowMe identificou que o Golpe da Compra Confirmada, em que o fraudador envia um falso comprovante de depósito, continua sendo o mais popular, com 31% dos casos. No entanto, o golpe de Invasão de Conta teve o maior crescimento, com 42% de aumento em relação ao mesmo período de 2022.

Outros golpes que também tiveram alta foram o Roubo de Dados, com 23% dos casos, e o Golpe do Boleto Falso, com 15%.

Publicidadepublicidade

Em relação aos dispositivos utilizados, os dispositivos web possuem um índice de tentativas de fraude maior que os dispositivos mobile. Isso ocorre porque os fraudadores costumam criar anúncios falsos ou abordar as vítimas por e-mail ou aplicativos de mensagens.

A região Sudeste foi a que mais teve fraudes confirmadas, com o estado de São Paulo liderando com 41%, seguido por Rio de Janeiro, 15%, e Minas Gerais, 9%.

O estudo aponta que os golpistas estão se tornando cada vez mais sofisticados. Por isso, é importante que os usuários tomem medidas para se proteger, como:

  • Só entregar o produto após a confirmação do depósito em sua conta bancária ou carteira digital.
  • Manter a conversa pelos chats das plataformas e evitar negociar por aplicativos de mensagens.
  • Não repetir senhas em diferentes sites e usar senhas fortes, com muitos caracteres e utilizando letras, números e caracteres especiais.
  • Mudar as senhas de tempos em tempos e ficar atento aos alertas enviados pelas plataformas sobre tentativa de login na sua conta.
  • Nunca compartilhar número de celular, endereço de e-mail, CPF e dados bancários com terceiros.
Reinaldo Soares
Reinaldo Soareshttps://reiaudio.com.br
Técnico automotivo e eletrônico, Consultor. Mais de 25 anos de experiência no ramo de som e acessórios automotivos. Já restaurei a elétrica de carros antigos, customizei motos mas minha paixão é mesmo eletrônica.
PublicidadePublicidade

Mais Populares

PublicidadePublicidade