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sexta-feira 26 abril 2024 04:32:54
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[Golpe] Clientes recebem Tijolo no lugar de mercadorias (Ponto Frio, Walmart e outros) [Atualizado, foram presos]

Golpe começou com a entrega de Tijolos no lugar de mercadorias

Atenção, os proprietários foram presos, acessem o link abaixo para mais informações:
https://reiaudio.com.br/blog/2016/03/19/proprietarios-do-site-amkg-foram-presos-acusados-de-golpe-do-tijolo/

Em épocas de Natal as Fraudes e Golpes crescem muito, mas o que chamou a minha atenção nestes dias foi uma empresa chamada AMKG (Auto Fox Sound), vou explicar em partes.

TODA VEZ QUE EFETUAR COMPRAS PELA INTERNET, AO RECEBER O PRODUTO, ABRA FILMANDO TODO O PROCEDIMENTO, FILME TUDO. 

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Antes de tudo você sabe o que é Marketplace?

Esta modalidade de venda é similar ao Mercado Livre, onde grandes redes de varejo como o Walmart, Submarino, Ponto Frio, Casas Bahia, Extra, Americanas e outras, emprestam a sua plataforma “on line” para terceiros efetuarem a venda.

Como não há ênfase nessa modalidade no anúncio, grande parte dos consumidores pensam comprar destas empresas, mas não.

OBS: Tudo leva a crer que a empresa esta usando outro nome no Mercado Livre, AKGPARTS ou acessem o link para verificar as qualificações do vendedor

http://perfil.mercadolivre.com.br/AKGPARTS

Tomem cuidado e não façam transações fora do ambiente do ML, eles possuem proteção ao comprador. 

Agora vamos aos fatos, percebi que a loja virtual AMKG estava vendendo produtos abaixo dos preços que eu pago, por exemplo: Produto X eu pago R$1000,00 e a AMKG vendia a R$700,00. Um absurdo pois os fornecedores são os mesmos e como ele consegue vender abaixo do custo? Resolvi pesquisar.

Pesquisa em Sites de Reclamação

Minha primeira pesquisa, reclameaqui.com.br, abaixo segue o link da pesquisa:

http://www.reclameaqui.com.br/busca/?q=amkg

Quando eu efetuei a primeira pesquisa eu só encontrei dois casos, mas isso foi antes do natal (começo do mês), mas observem agora, 107 casos até hoje.

Pesquisei um pouco mais, fui no youtube.com e encontrei esses videos
:
https://www.youtube.com/watch?v=16h-fANm6W4

https://www.youtube.com/watch?v=Ew1dm4XOEwU

https://www.youtube.com/watch?v=rZjwUB5xP6M

https://www.youtube.com/watch?v=rZjwUB5xP6M

https://www.youtube.com/watch?v=S4rY-_8jkMs

https://www.youtube.com/watch?v=boAs3d9-UMg

Foi só um exemplo, inclusive tem matéria na Globo sobre isso mas deram pouca visibilidade sobre este assunto gravíssimo.

Lógico que percebi o provável Golpe desta empresa, pesquisei um pouco mais.

Abaixo segue a foto da fachada de uma empresa que vende em um “marketplace”, claro que a minha empresa é pequena mas se pesquisarem encontrarão tudo em meu nome e facilmente identificado.

Lembrando que o endereço da empresa fica na Rua Magalhães Lemos, 220

Fica a pergunta, as empresas que tratam do Marketplace fazem realmente uma consulta sobre a empresa e sua saúde financeira? Acho que não, mas continuo.

Em uma das respostas no site reclameaqui a atendente diz que a empresa se orgulha de não ter reclamações no Procon ou Processos judiciais, claro que não encontrará nada nesta época, judiciário entra em recesso e até o Procon contabilizar as reclamações e divulga-las demora um pouco. Mas já encontrei no Tribunal de SP algo:

Processo número: 0013471-43.2015.8.26.0007

Não procurei sobre o que é este processo mas inclui, além da AMKG o Ponto Frio (seu MarketPlace).

Análise do Site

Até o momento a análise foi feita somente nos dados da empresa, vamos analisar o site: http://www.amkg.com.br/

De inicio o que impressiona são alguns produtos com preços baixos, mas muito abaixo do mercado, como confio no Paypal e sei que se eu não receber o produto eles devolvem o meu dinheiro sem muitos questionamentos, vejo que eles possuem esta forma de pagamento, mas clique no logo no site e você será direcionado a outra página, bcash.com.br. Espera, usam a marca Paypal e utilizam outro método? Inclusive não há a forma de pagamento para os produtos no carrinho de compras.

Outro ponto, segundo a legislação, é obrigatório qualquer e-commerce ter o endereço em sua página principal, mesmo que não atenda o público ela é obrigatória, mas onde esta?

Percebo que a empresa possui Twitter, Facebook, Blog e canal no Youtube mas nenhuma existe, parei por aqui.

Conclusões

Pessoal, é dia 31/12/2015, véspera de ano novo, muitos casos aparecerão isso é só o começo. Tudo leva a crer que isso é mais um golpe, o sistema Marketplace é seguro? Eu não considero, apesar que qualquer ação judicial pode incluir as empresas que hospedam este serviço. Mas prefiro não ter dor de cabeça.

Se você foi vitima disso, vá a uma delegacia, faça o boletim de ocorrência, leve ao conhecimento do delegado todos estes casos, publique no reclameaqui o seu problema e não demore a ingressar com uma ação judicial.

As empresas de Marketplace já excluíram a AMKG de seu portfólio, em teoria não haverá mais clientes enganados por estas lojas mas ainda temos o site que pode atrair mais gente para um provável golpe, cuidado.

Se mesmo após ler tudo isso quiser comprar no site, boa sorte.

Atualização 30/01/2016

No mercado Livre o vendedor possui mais de 600 qualificações negativas em algumas semanas, fruto do provável Golpe onde ele dava um prazo alto de entrega para poder garantir o saque.

Segue link do vendedor

http://perfil.mercadolivre.com.br/AKGPARTS

Pessoal, quando digo provável, é porque não sou juiz e não posso acusar sem provas, apesar que temos muitas, isso só quem pode afirmar é um juiz em seu julgamento.

Atenção, os proprietários foram presos, acessem o link abaixo para mais informações:
https://reiaudio.com.br/blog/2016/03/19/proprietarios-do-site-amkg-foram-presos-acusados-de-golpe-do-tijolo/

Muito importante, sempre filme ao abrir uma encomenda de produtos comprados pela internet, servirá de provas caso algo dê errado.

Reinaldo Soares
Reinaldo Soareshttps://reiaudio.com.br
Técnico automotivo e eletrônico, Consultor. Mais de 25 anos de experiência no ramo de som e acessórios automotivos. Já restaurei a elétrica de carros antigos, customizei motos mas minha paixão é mesmo eletrônica.

13 COMENTÁRIOS

  1. Olá Reinaldo Soares, eu fui vitima dessa empresa. O mercado livre me respondeu hoje a reclamação:
    Não conseguimos encontrar uma solução com o seu vendedor para esta reclamação. Analisamos o seu caso e não poderemos cobrir o pagamento porque a compra não cumpre com todos os requisitos necessários. Considere que temos em conta as más experiências geradas pelos vendedores e, caso sejam recorrentes, poderemos suspender suas contas.

    Queremos ouvir você! Se receber nossa pesquisa de satisfação por e-mail, pedimos para que responda e nos ajude a fazer um MercadoLivre melhor.

    Obs: O pagamento foi pelo mercado pago.
    Vou procurar meu advogado.

  2. Essa empresa deu um golpe milionario no mercado livre… Hoje é dia 29/01/16 e tem registradas 600 qualificações negativas de pessoas que compraram e não receberam… De ontem pra hoje apareceram mais de 100 novas negativas, num levantamento rapido isso ja são mais de R$700 mil em produtos vendidos e não entregues e se continuar nesse ritmo o numero ainda deve subir bastante afinal ainda nÃo estão aparecendo todas as qualificações feitas esse mes… O cadastro deles ja foi bloqueado e quem comprou no mercado livre pagando via mercado pago não terá prejuizo ja que o sistema de pagamentos do site protege os compradores. Neste caso basta abrir uma reclamação (prazo de 90 dias pra isso) que o mercado livre faz a devolução do pagamento.

    • Olá, boa noite
      Que chato, infelizmente a AMKG lesou muitos clientes.
      Sobre a devolução, tudo depende de como efetuou o pagamento e como efetuou a compra, se foi através de marketplace (ponto frio, americanas, wallmart etc) basta entrar em contato com eles e pedir a entrega forçada do produto ou a devolução do dinheiro.
      Se foi através da AMKG o negócio complica um pouco, se pagou por cartão de crédito a menos de 30 dias pode entrar em contato com a administradora de cartão de crédito munido do Boletim de ocorrência, preencha um formulário que talvez consiga estornar o pagamento, eu já fiz isso em uma compra do Mercado Livre, utilizo o Itau (Master Card).
      Se pagou com boleto ou débito ou faz mais de 30 dias, só acionando a policia e a justiça, tenho quase certeza que não conseguirá reaver seu dinheiro ou se conseguir vai demorar bons anos.

      Boa sorte
      abs

  3. Há um mês atrás, estava pesquisando um Macbook Pro, acompanhando o preço por curiosidade pois logo precisarei trocar o meu. O Google me mostrou uma oferta e assim que cheguei no site da AMKG. Desconfiado do baixo preço do produto (custava 50% do mais barato que encontrei na internet) comecei a pesquisar mais sobre a loja e encontrei algumas reclamações de atraso na entrega no site Reclame Aqui. Pesquisei mais a fundo e consegui o CNPJ da empresa junto com o endereço (que já levantou muita suspeita pois no site eles afirmam que o escritório fica na Vila Mariana mas o CEP dá exatamente na casa mostrada nessa página). Após visualizar a casa no endereço encontrado desisti da compra. Só pode ser golpe. Me pergunto se já existe uma investigação em andamento, porque deixar uma pessoa dessas impune vai comprometer bastante a confiança de quem compra mercadorias online, prejudicando muita gente honesta que vive disso. Parabéns ao criador dessa página e esperamos que os consumidores recebam seu dinheiro de volta.

    • Olá, bom dia
      Desculpe a demora na resposta, seu comentário foi para o SPAM

      Desconheço qualquer investigação mas recomendo, quem for vitima, o comparecimento em delegacias especializadas em crimes virtuais ou contra o consumidor.

      Até eu quase comprei produtos em que eu pagava (no atacado) mais caro, mas aguardei um pouco para avaliar a empresa, fiz certo.

      Abs

  4. É Reinaldo, eu caí nessa. Fui cego numa suposta promoção de um video game. Não ia imaginar que isso aconteceria dentro do site do Walmart. Agora estou aguardando retorno referente ao pedido de cancelamento da compra e devolução dos valores já pagos. Será que o Walmart vai pagar essa conta? Com isso, meu filho ficou sem o aparelho e os valores aumentaram absurdamente devido o aumento dos impostos.

    • Pois é, quem iria desconfiar de uma empresa do porte do Walmart? Este é o problema nesta modalidade de venda, pensamos que compramos em uma loja mas na verdade compramos em outra, acredito eu que isso vale um dano moral. Antes de tudo tente exigir o video game, se eles cancelarem a compra e devolverem o dinheiro ingresse com uma ação no JEC exigindo a venda no preço e condições contratadas, vai ver, rapidinho te dão um video game novo.

      abs e boa sorte

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