Quando nós da Reiaudio prestamos uma assistência técnica, buscamos o melhor custo benefício ao nosso cliente. Trocar uma peça torna-se fácil, mas entender o motivo daquele defeito é essencial para que possamos evitar que ele ocorra novamente.
Muitas vezes, clientes trazem produtos que já passaram nas mãos de outros técnicos, mas por algum motivo, resolveram traze-lo aqui. Um dos defeitos mais comuns é o erro de leitura do CD e ou DVD, a mensagem no visor já adianta o problema: error disc, no disc, ou em alguns casos, nada aparece.
Problemas de leitura de mídias ocorrem após cerca de 1 ano, é relativamente comum principalmente se utilizado com muita frequência, vamos entender um pouco mais sobre este dispositivo.
Basicamente chamamos de “pick up” ou mecanismo, segue uma foto de um Winca (aikon) S60:
Na segunda foto, observe a complexidade do mecanismo, abaixo dou alguns detalhes:
- Motor responsável pela posição do leitor ótico, ele que o movimenta para, por exemplo, acessar a música 1, 2, 3…;
- Motor Spindle, ele é o responsável por girar o disco, quando utilizamos mídias de baixa qualidade este é o componente que mais sofre absorvendo vibrações de discos desbalanceados;
- Flat Cable do leitor ótico, observe que este componente deve ser de material flexível pois, como o leitor ótico se movimenta é esta peça responsável pela ligação elétrica a placa principal;
- Um dos mais importantes componentes, leitor ótico laser, ele que faz a leitura dos dados contidos nos discos.
Análise
Observe também a quantidade de engrenagens, não mencionei, mas temos também o motor responsável por ejetar e “puxar” o disco, raramente apresenta defeito mas quando ocorre, o transtorno é garantido.
O bloco do leitor ótico sempre leva a culpa, incrível como em qualquer técnico, ao levar seu produto o diagnóstico é: leitor ótico, mas isso é verdade? Nem sempre.
Todas as peças aqui representadas possuem vida útil e desgaste natural, o que ocorre muito é trocar o bloco ótico e depois dar defeito em outras partes, como o motor Spindle ou até o flat cable. Eu nunca recomendo somente a troca de um componente, a menos que deseja visitar a assistência várias vezes, eu não gostaria e o transtorno é grande.
A minha recomendação é trocar toda a pick up, vamos deixar de lado gambiarras ou trocas de componentes isolados, por mais que o serviço seja feito de maneira adequada outras peças sofrerão desgaste resultando em retrabalho, cliente insatisfeito e em alguns casos, danos causados por desmontagem e remontagem do produto no painel do carro.
Conclusão
Para você cliente, exija a devolução do componente substituído, é seu direito e garante, de certa forma, que a peça foi trocada, caso não faça questão solicite que descarte em local adequado, nunca no lixo comum.
Para você técnico, instrua seu cliente a fazer o certo, economias neste sentido não são vantajosas, precisamos melhorar a imagem que passamos, existe muito “picareta” no ramo, vamos fazer a verdadeira diferença.
Precisa de assistência técnica? nos consulte que teremos o maior prazer em ajudar.
Pigaram algumas gotas daquele produto de cheiro que fica no ar condicionado do carro na central multimídia caska. Escorreram pela tela e deve ter entrado pelas laterais da tela Sistema de som e demais componentes funcionam mas a tela ficou laranja. Ela foi escurecendo até ficar totalmente laranja. Sai o audio, funciona gps, bluetooth e USB mas só não sai a imagem. É possível recuperar a tela?
Bom dia
Só analisando para saber se o liquido atingiu o LCD ou a Placa controladora, esta em SP?
abs
Boa tarde Reinaldo, estou com problema na minha central Caska CA-112. A central está reproduzindo normalmente DVD e mídia no formato MP3, porém, não executa mídia de aúdio CD, tanto original e genérico. Ela ainda executa o áudio da mídia no formato MP4. O que poderia ser? Desde já agradeço a atenção.
Boa tarde
Apesar de compartilhar o mesmo leitor, CD e DVD possuem ajustes e circuitos independentes. Provavelmente algo neste sentido apresentou defeito. Só analisando
abs
boa noite Reinaldo.. estou com problema na minha central caska, teria como mandar o numero do seu whatsapp para meu email [email protected].. Aguardo contato! Obrigado
No site, basta clicar em contatos