Quando nós da Reiaudio prestamos uma assistência técnica, buscamos o melhor custo benefício ao nosso cliente. Trocar uma peça torna-se fácil, mas entender o motivo daquele defeito é essencial para que possamos evitar que ele ocorra novamente.

Muitas vezes, clientes trazem produtos que já passaram nas mãos de outros técnicos, mas por algum motivo, resolveram traze-lo aqui. Um dos defeitos mais comuns é o erro de leitura do CD e ou DVD, a mensagem no visor já adianta o problema: error disc, no disc, ou em alguns casos, nada aparece.

 

Problemas de leitura de mídias ocorrem após cerca de 1 ano, é relativamente comum principalmente se utilizado com muita frequência, vamos entender um pouco mais sobre este dispositivo.



Basicamente chamamos de “pick up” ou mecanismo, segue uma foto de um Winca (aikon) S60:

Mecanismo de DVD Winca

Na segunda foto, observe a complexidade do mecanismo, abaixo dou alguns detalhes:

Detalhes do mecanismo do DVD Winca
  1. Motor responsável pela posição do leitor ótico, ele que o movimenta para, por exemplo, acessar a música 1, 2, 3…;
  2. Motor Spindle, ele é o responsável por girar o disco, quando utilizamos mídias de baixa qualidade este é o componente que mais sofre absorvendo vibrações de discos desbalanceados;
  3. Flat Cable do leitor ótico, observe que este componente deve ser de material flexível pois, como o leitor ótico se movimenta é esta peça responsável pela ligação elétrica a placa principal;
  4. Um dos mais importantes componentes, leitor ótico laser, ele que faz a leitura dos dados contidos nos discos.



Análise

Observe também a quantidade de engrenagens, não mencionei, mas temos também o motor responsável por ejetar e “puxar” o disco, raramente apresenta defeito mas quando ocorre, o transtorno é garantido.

O bloco do leitor ótico sempre leva a culpa, incrível como em qualquer técnico, ao levar seu produto o diagnóstico é: leitor ótico, mas isso é verdade? Nem sempre.

Todas as peças aqui representadas possuem vida útil e desgaste natural, o que ocorre muito é trocar o bloco ótico e depois dar defeito em outras partes, como o motor Spindle ou até o flat cable. Eu nunca recomendo somente a troca de um componente, a menos que deseja visitar a assistência várias vezes, eu não gostaria e o transtorno é grande.

A minha recomendação é trocar toda a pick up, vamos deixar de lado gambiarras ou trocas de componentes isolados, por mais que o serviço seja feito de maneira adequada outras peças sofrerão desgaste resultando em retrabalho, cliente insatisfeito e em alguns casos, danos causados por desmontagem e remontagem do produto no painel do carro.

Conclusão

Para você cliente, exija a devolução do componente substituído, é seu direito e garante, de certa forma, que a peça foi trocada, caso não faça questão solicite que descarte em local adequado, nunca no lixo comum.

Para você técnico, instrua seu cliente a fazer o certo, economias neste sentido não são vantajosas, precisamos melhorar a imagem que passamos, existe muito “picareta” no ramo, vamos fazer a verdadeira diferença.

Precisa de assistência técnica? nos consulte que teremos o maior prazer em ajudar.

Inscrição
Notificação
6 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários