Recentemente tenho recebido questionamentos de centrais multimídias que perdem a memória das estações de rádio e ou suas configurações. O que fazer?

Normalmente esses problemas estão relacionados a instalação, sim. Vou explicar logo abaixo.

Na década de 80 começaram a aparecer aparelhos digitais, antes bastava um simples “positivo” e “negativo”  que o rádio já possuía a alimentação necessária, nesses novos aparelhos micro processados tal prática causaria um consumo excessivo de energia provocando descarga da bateria, pois havia necessidade de manter a memória. Foi assim que surgiu o fio de ACC ou “Pós Chave” nesses aparelhos.

 

Função do ACC ou “Pós Chave”

O funcionamento é simples, existem dois fios de alimentação positiva para a unidade principal, um deles é ligado diretamente a bateria e o outro na posição ACC da chave de ignição ou similar.

O fio ligado à bateria não consumirá energia até que o fio de ACC receba um sinal positivo.

Segue um diagrama de ligação da Alpine

A chave de ignição ou ACC esta representada no fio vermelho.

 

Quando ocorre o problema de não manter a memória das estações? 

Por mais que um fabricante siga um padrão, outro não fará o mesmo. Da mesma forma que, se o Brasil seguir um padrão de conexão a Itália ou França poderá ter a sua regra. É dessa forma que começam os problemas.

Muitas vezes os fios de energia estão invertidos, vou exemplificar com as cores mais comuns, mas lembre-se, isso não é regra e sempre haverá uma exceção.

  • Fio Amarelo é normalmente o positivo da bateria
  • Fio vermelho é normalmente o fio de ACC ou pós chave

Quando esses fios estão com as funções invertidas o que deveria receber energia constante começa a recebe-la de forma interrupta. Ou seja, quando você desliga a chave do carro ele não possuirá energia em seu fio de memória.

 

Como resolver? 

O reparo é fácil, depois de confirmar com um MULTÍMETRO que os fios estão suas funções trocadas, basta inverte-los. Isso pode ser feito diretamente no conector ou pelo fio.

Em alguns modelos de marcas renomadas esses fios possuem bornes que facilitam essa troca. Segue um exemplo:

Na foto acima temos os fios de energia com conectores que facilitam a troca. Era muito comum, por exemplo, a FIAT trocar as posições de Energia.

 

Carros com Canbus

Existe uma particularidade em alguns carros com o sistema CANbus, normalmente esse “problema” acomete os carros da montadora BMW e Mercedes.

Como esses veículos não possuem fios de ACC, tudo é comandado pela rede CANbus, há somente o fio de energia, que em teoria, deveria ser ligado diretamente a bateria, mas não é.

O fio positivo nesses carros são conectados a uma central eletrônica, após algumas horas ele interrompe o fornecimento de energia, se estiver usando uma central multimídia ou um rádio que não seja o original ficará sem memória das rádios e as configurações serão perdidas.

 

O que fazer para resolver? 

Usando novamente o esquema de cores explicado acima, basta interromper o fio amarelo da unidade principal, isolar a parte do carro e ligar o outro fio na bateria.

Já vi casos que centrais multimídia já vinham com um fio para isso, mas todos os técnicos cortavam e depois ligavam para o suporte com esse problema. Todas as vezes eu ouvia o AHHHHH.. era por isso.. Ninguém lia o manual.

 

Em último caso, se após as dicas acima o problema não foi resolvido provavelmente há um defeito em seu aparelho, encaminhe a uma assistência especializada para avaliação em bancada.

Outro detalhe, se por ventura a bateria do seu carro esta sendo drenada sem explicação, ligação errada pode ser uma das causas.

Lembre-se, se tem dúvidas, leia o manual e verifique o diagrama das conexões. Use sempre MULTÍMETRO.

Inscrição
Notificação
10 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários