Recentemente tenho recebido questionamentos de centrais multimídias que perdem a memória das estações de rádio e ou suas configurações. O que fazer?

Normalmente esses problemas estão relacionados a instalação, sim. Explico logo abaixo.

Na década de 80 começaram a aparecer aparelhos digitais, antes bastava um simples “positivo” e “negativo”  que o rádio já possuía a alimentação necessária, nesses novos aparelhos micro processados tal prática causaria um consumo excessivo de energia provocando descarga da bateria, pois havia necessidade de manter a memória. Foi assim que surgiu o fio de ACC ou “Pós Chave”.

 

Função do ACC ou “Pós Chave”

O funcionamento é simples, existem dois fios de alimentação positiva para a unidade principal, um deles é ligado diretamente a bateria e o outro na posição ACC da chave de ignição ou similar.

O fio ligado à bateria não consumirá energia até que o fio de ACC receba um sinal positivo.

Segue um diagrama de ligação da Alpine

Rádio perdendo memória

A chave de ignição ou ACC esta representada no fio vermelho.

 

Quando ocorre o problema de não manter a memória das estações? 

Por mais que um fabricante siga um padrão, outro pode não fazer o mesmo. Da mesma forma que se o Brasil seguir um padrão de conexão a Itália ou França poderá ter a sua regra. É dessa forma que começam os problemas.

Muitas vezes os fios de energia estão invertidos, vou exemplificar com as cores mais comuns, mas lembre-se, isso não é regra e sempre haverá uma exceção.

  • Fio Amarelo é normalmente o positivo da bateria
  • Fio vermelho é normalmente o fio de ACC ou pós chave

Quando esses fios estão com as funções invertidas, o que deveria receber energia constante começa a recebe-la de forma interrupta, ou seja, quando você desliga a chave do carro ele não possuirá energia em seu fio de memória.

 

Como resolver? 

O reparo é fácil, depois de confirmar com um MULTÍMETRO que os fios estão com suas funções trocadas, basta inverte-los. Isso pode ser feito diretamente no conector ou pelo fio.

Em alguns modelos de marcas renomadas esses fios possuem bornes que facilitam essa troca. Segue um exemplo:

Rádio perdendo memória

Na foto acima temos os fios de energia com conectores que facilitam a troca. Era muito comum, por exemplo, a FIAT trocar as posições de Energia.

 

Carros com Canbus

Existe uma particularidade em alguns carros com o sistema CANbus, normalmente esse “problema” acomete os carros da montadora BMW e Mercedes.

Como esses veículos não possuem fios de ACC, tudo é comandado pela rede CANbus, há somente o fio de energia, que em teoria, deveria ser ligado diretamente a bateria, mas não é.

O fio positivo nesses carros são conectados a uma central eletrônica, após algumas horas ele interrompe o fornecimento de energia, se estiver usando uma central multimídia ou um rádio que não seja o original ficará sem memória das rádios e as configurações serão perdidas.

 

O que fazer para resolver? 

Usando novamente o esquema de cores explicado acima, basta interromper o fio amarelo da unidade principal, isolar a parte do carro e ligar o outro fio na bateria.

Já vi casos que centrais multimídia já vinham com um fio para isso, mas todos os técnicos cortavam e depois ligavam para o suporte com esse problema. Todas as vezes eu ouvia o AHHHHH.. era por isso.. Ninguém lia o manual.

 

Em último caso, se após as dicas acima o problema não foi resolvido provavelmente há um defeito em seu aparelho, encaminhe a uma assistência especializada para avaliação em bancada.

Outro detalhe, se por ventura a bateria do seu carro esta sendo drenada sem explicação, ligação errada pode ser uma das causas.

Lembre-se, se tem dúvidas, leia o manual e verifique o diagrama das conexões. Use sempre MULTÍMETRO.

18 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite. Reinaldo, minha central mantém as estações, o problema é que não há sinal. O estranho também é que não há o chiado característico quando uma estação não está selecionada. Não sai som algum. Poderia ser problema no programa do rádio? Um reset funcionaria?

  2. Olá Reinaldo…se puder “me dar uma luz” agradeço.
    Tenho um Fiat Punto 2013.
    Instalei uma multimidia chinesa.
    Liguei o fio amarelo no direto e não liguei o vermelho.
    A multimidia ligou normalmente com a chave ligada.
    Desligando a chave a multimidia desliga e a memória ficou salva.
    Liguei então o fio vermelho (acc) no pós-ignição.
    A multimidia liga com a chave ligada porém desligando a chave o carro não desliga – tirei a chave do contato e o motor continuou ligado.
    Tem idéia do que seria?
    É obrigatório a ligação do acc? Se eu deixar somente o amarelo ligado o que pode ocorrer?

    Grato
    Paulo Mano

  3. Ola amigo, gostaria que me desse uma luz se possível, central M1 da outlander 2009 não reconhece mais o pendrive quando ligo a chave, sempre funcionou normal, agora ligo e preciso passar as opções ate chegar em USB pra dai começar a tocar sempre do começo, as estações de radio continuam memorizadas e se desligo a chave com radio ligado quando ligo de novo volta na mesma estação porem no USB é preciso entrar na função toda, vez, agradeço se puder me dar alguma ajuda, obrigado.

  4. Meu caro….
    Recentemente adquiri um multimídia TayTech S95 Premium para um Hyundai Creta.
    Mas está com alguns problemas:
    O equalizador constantemente zera, voltando ao 0 dB.
    O volume mais baixo, 1, ainda é alto, incomoda quando vc quer ouvir o som baixo….
    O som do GPS não é audível….
    É para terminar, agora ela está resetando sozinha…
    Esclareço que o revendedor já fez a reinstalação do sistema operacional, Windows CE, mas não resolveu…
    Esclareço ainda, que está na garantia…
    Obrigado…

  5. Reinaldo bom dia. Estou com este problema na minha central multimídia da Caska modelo CA 156BR, ela esta instalada em um Peugeot 308.
    A central estava com problema na fonte, fazendo com que o som não desligasse no pós chave consumindo toda a bateria do carro. Feito a troca da fonte, o problema parou, e o som desliga normalmente. O que ocorre é que ele esta perdendo as estações de rádio e as equalizações do aparelho, sendo necessário configura-lo toda vez que ligo o carro tornando-se um incomodo.Ressalvo ainda, que este problema não ocorria antes de trocar a fonte, não sei se é pq o aparelho não estava desligando que o fato não ocorria.
    Enfim,levei em um técnico para fazer a revisão da fiação/instalação conforme descrito aqui neste artigo, e esta tudo OK.

    Teria alguma ideia do que poderia ser ?