19.1 C
São Bernardo do Campo
terça-feira 11 junho 2024 21:46:09
InícioCuriosidadesSuperaquecimento de central multimídia

Superaquecimento de central multimídia

Centrais multimidias com superaquecimento tendem a sofrer no verão, costumam apagar a tela ou a apresentar mal funcionamento.

Ao analisar recentemente uma documentação técnica de uma montadora famosa, algo me surpreendeu. Havia a informação que se a tela da central multimídia apagasse não significava um defeito e sim uma proteção contra superaquecimento quando chegasse a 85C°.

No informativo tratavam do assunto como algo normal, por esse motivo resolvi escrever essa matéria.

De forma geral, quando estamos projetando um produto e escolhemos componentes eletrônicos existem alguns parâmetros importantes, “range” ou o alcance de temperatura é um dos que mais merecem atenção.

Publicidadepublicidade

Existem os modelos comerciais, os estendidos e os militares (military grade).

Como exemplo, um processador de vídeo X tem um “range” comercial de 0C° a 70C°, ou seja, ele funciona perfeitamente dentro desta faixa de temperatura. Podem existir variações industriais ou estendidas, onde a temperatura é -40C° a 85C°. A certificação militar é mais extensa, de –55C° a 125C°.

Mas quando estamos tratando de veículos, que sob o sol podem alcançar temperaturas altíssimas, as certificações de temperaturas normais não são consideradas.

A RENESAS, fabricante mundial de componentes eletrônicos, estabelece que a faixa de temperatura dos seus semicondutores, para uso automotivo, é de -40C° a 105C° conforme foto abaixo.

alcance de temperatura componentes renesas
Alcance de Temperatura dos componentes eletrônicos RENESAS

No caso do documento que tive acesso da famosa montadora, a escolha dos componentes pode não ter sido a ideal, tendo em vista que a tela apaga exatamente a 85C° (graus centigrados).

Nesse caso, aparentemente, há uma falha na escolha das peças que envolvem o projeto ou uma não adequação ao clima Brasileiro.

Muitas empresas dispensam componentes com um faixa de temperatura maior devido ao custo, são muito mais caros.

Em alguns casos, artifícios como o uso de dissipadores e ou ventiladores ajudam a manter as peças dentro de valores toleráveis.

Muito importante, caso seu veiculo apresente uma anomalia assim é muito importante reclamarem, o site reclameaqui.com é um bom local para isso, desta forma é possivel encontrar mais pessoas com problemas e exigir uma reparação ou extensão da garantia.

E quando se trata do Superaquecimento de central multimídia sem marca ou aquelas vendidas no Aliexpress e Mercado Livre?

Normalmente, a grande maioria dos componentes com certificação de temperatura mais abrangente, são muito mais caros.

Centrais multimídias de baixo custo, aquelas vendidas no Mercado Livre e Aliexpress, tendem a ter componentes que não suportam grandes variações de temperatura.

Muitos deles nem possuem uma simples ventoinha ou preocupação com a dissipação de calor, a tendência destes produtos é durar pouco pois tudo ali trabalha no limite.

Prefiram produtos de marcas conceituadas ou de empresas estabelecidas no Brasil que oferecerão, além de garantia, suporte e assistência técnica.

Recentemente publiquei em nosso Instagram um vídeo em que um componente trabalhava muito próximo do limite de temperatura, precisei adicionar alguma forma de dissipação de calor, dentro do carro com uma temperatura ambiente de 30C°, ele iria parar. Segue:

Reinaldo Soares
Reinaldo Soareshttps://reiaudio.com.br
Técnico automotivo e eletrônico, Consultor. Mais de 25 anos de experiência no ramo de som e acessórios automotivos. Já restaurei a elétrica de carros antigos, customizei motos mas minha paixão é mesmo eletrônica.
PublicidadePublicidade

Mais Populares

PublicidadePublicidade