22.4 C
São Bernardo do Campo
quinta-feira 22 fevereiro 2024 20:21:40
InícioCuriosidadesPor que a câmera de ré continua a funcionar em algum defeitos...

Por que a câmera de ré continua a funcionar em algum defeitos de Centrais Multimidias?

Mesmo após um defeito a câmera ré do veiculo continua a funcionar, inclusive em alguns casos a radio FM funciona, porém sem imagem

Muitas vezes consumidores ficam em duvida pois em muitos defeitos de centrais multimídias a câmera de ré continua a funcionar. Para alguns o problema é software ou o famoso “firmware”, para outros alguma configuração. Explicarei aqui o motivo que isso acontece pois o defeito não é nenhum destes dois.

Lá por 2008, quando as primeiras centrais multimídias começaram a surgir, a entrada de video da câmera de ré era integrada ao processador da central multimídia, isso causava um problema.

Após desligar a central multimídia ou ao desligar a chave de contato do carro, para que a imagem da câmera de ré aparecesse, era necessário aguardar o sistema operacional carregar, ou seja, o procedimento demorava, em alguns casos, até 20~30 segundos. Parece pouco mas toda vez que precisasse fazer alguma manobra rápida com o carro, esperar esse tempo incomodava.

Publicidade

Para corrigir o problema os engenheiros começaram a usar um processador de vídeo externo (controlador de vídeo) e não aquele que os processadores já possuíam internamente. Desta forma, ao energizar a central, a imagem da câmera de ré é apresentada de forma independente e instantânea, sem precisar do processador central.

defeito central multimidia funciona a camera de ré
Processador de vídeo incorporado a uma central multimídia Hyundai

Simplesmente por esse motivo é que determinadas marcas de centrais multimídias, quando apresentam defeito, continuam a apresentar a imagem da câmera de ré, pois ela tem um circuito independente.

Em alguns casos a rádio FM também continua a funcionar justamente por também ter um circuito independente.

Atualmente existem processadores com funções incorporadas que dispensam o uso desse processador de vídeo e carregam muito mais rápido, mas isso é uma outra história.

Lembrem-se que após um defeito, continuar utilizando a central multimídia pode fazer com que outros defeitos ocorram e até a queima de outros componentes. A insistência pode aumentar o prejuízo e encarecer ainda mais o orçamento, sempre consultem um técnico.

Reinaldo Soares
Reinaldo Soareshttps://reiaudio.com.br
Técnico automotivo e eletrônico, Consultor. Mais de 25 anos de experiência no ramo de som e acessórios automotivos. Já restaurei a elétrica de carros antigos, customizei motos mas minha paixão é mesmo eletrônica.

Mais Populares