Acredito que todos saibam o que é um Recall, mas você sabe o que é Recall Branco? Darei uma explicação do primeiro tipo.

Recall é uma convocação gratuita para correção de algum produto ou serviço. Esta envolvido com segurança e visa proteger a vida e saúde do consumidor.

Muitos já viram na TV convocações de proprietários por determinadas montadoras de automóveis, isso é lei e deve ser feita desta forma.

Estas convocações são comuns no meio automotivo mas, podem ser de qualquer produto ou serviço.

Mas o que é Recall Branco? 

Em 2009 a VW lançou uma campanha para a troca do lubrificante e extensão da garantia nos veículos com motor EA-111, equipavam a linha Gol, Voyage e Saveiro. Como não envolvia diretamente a segurança, tentaram resolver sem grandes alardes. Um clássico Recall Branco, mas a revista Exame denunciou a pratica e houve grande repercussão.

Motor VW EA-111 [Clique para Ampliar]

A definição é simples, recall branco é uma convocação distribuída para as concessionárias que não envolvem a segurança do consumidor. No caso do motor acima, a VW se negou a fazer um recall e esta recorrendo de decisões que a obrigam.

Ela visa corrigir problemas de fabricação ou projeto.

Como se precaver desta prática?

A primeira dica é fazer as revisões nas concessionárias, apesar do preço alto, ela é a forma mais fácil de comunicação com a montadora.

Como as convocações são feitas por meio de notas técnicas dificilmente alguém fora de uma concessionária conseguiria ter acesso a estas informações.

Outra dica é ficar atento a revistas e sites especializados, normalmente quando há um recall branco as informações chegam a estes meios de comunicação e são amplamente divulgados.

Fora isso, dificilmente temos acesso a estas informações, caso você consiga alguma informação o ideal é usar as redes sociais para divulgar e ajudar outros consumidores com o mesmo problema.

Você sabe o que é Recall Branco?
5 (100%) 1 vote[s]

Deixe um comentário

Faça o Login para comentar
  Inscrição  
Notificação