Olá a todos, durante anos acompanho a evolução das centrais multimídia baseadas em Android, tenho alguns posts sobre o assunto, mas achei necessário atualizar tendo em vista o lançamento de novas versões e tecnologias. A central multimídia Android já vale a pena?

Voltando ao Android 2.3

Desde que eu escrevi um post em 2015 explicando os motivos de que eu não aprovo centrais multimídia com Sistema Operacional Android pouca coisa mudou.

Além de pouca memória o poder de processamento era limitado. Muitos modelos compartilhavam processadores originalmente desenvolvidos para Windows CE.

Para quem tem curiosidade, segue o post em que eu comento, principalmente, as centrais Winca S150

https://www.reiaudio.com.br/os-problemas-de-centrais-multimidia-com-android/

Com o seu lançamento datado no final de 2010, o Android 2.3 ou melhor, Gingerbread, esta totalmente em desuso, dificilmente algum aplicativo funcionará o tornando totalmente obsoleto, mas por incrível que pareça tenho clientes que compraram esse produto novo, um estoque um pouco antigo.

Central Multimídia Android já vale a pena? 1
Divulgação de Smartphone com Android Gingerbread

Entendendo as atualizações do Android

Muito se fala, hoje em dia, sobre atualizações. Há uma procura quase que diária de pessoas tentando atualizar seu dispositivo, mesmo esse funcionando corretamente. Mesmo explicando que atualizações não corrigem defeitos de hardware muitos insistem.

Vamos usar como exemplo, seu Smartphone. Perceba uma coisa, raramente haverá a atualização de sistema operacional na qual ele foi originalmente projetado, se ele foi feito para ser usado com o Android 6.0 dificilmente funcionará corretamente com o 7.0. Mesmo quando há esse tipo de “atualização” a versão sempre será “capada” ou seja, perderá algumas funcionalidades ou seu desempenho será menor.

Mas sempre vou ver a seguinte frase, “mas depois da atualização o telefone ficou mais rápido”. Talvez, mas experimente efetuar alguma limpeza de arquivos que o resultado poderá ser o mesmo.

Mas e na Central Multimídia?

Na central multimídia a analogia explicada acima exemplifica o seu funcionamento. Não há como ter uma atualização efetiva de software sem que o hardware acompanhe. Veja esse documento da Google, desenvolvedora do Android.

https://source.android.com/compatibility/2.3/android-2.3-cdd.pdf

Item 7.6.1

Apesar deles informarem que o minimo de memória para essa versão seja de 128mb, a recomendação é de 1gb. (na Winca S150 era de 512mb)

Na versão posterior, a 4.0 (Ice Cream Sandwich) o minimo salta para 350mb, permanecendo a recomendação de 1gb.

Quando a versão 4.4 (KitKat) foi lançada o minimo foi de 512mb com possibilidade de uso de 1gb mas com recomendação de 2gb.

https://source.android.com/compatibility/4.0/android-4.0-cdd.pdf

https://source.android.com/compatibility/4.4/android-4.4-cdd.pdf

Não encontrei dados sobre processamento minimo ou a necessidade de múltiplos núcleos.

O mesmo vale para versões mais novas, 6, 7 e a 8. Não compre um produto pensando em atualizar para um Android mais novo, para não dizer impossível, dificilmente algum fabricante de central multimídia fará.

Atualizações de Bugs

Essa é a parte mais importante, sempre quando há uma nova versão de Android, há também a possibilidade de novos “bugs” e incompatibilidades, ou seja, problemas. Podem existir duas empresas responsáveis pelo problema, uma é a Google, desenvolvedora do Android e a outra é o fabricante do seu aparelho.

Vamos para mais um exemplo, meu Smartphone estava com um problema na recepção de dados do GPS, depois de algum tempo a precisão era ruim ou nula. Ao buscar no Google vi que não era o único em alguns fóruns falavam sobre uma “patch” da Samsung, verifiquei no meu celular e vi que as atualizações estavam desabilitadas, habilitei e na hora apareceu essa atualização. Baixou e instalou e o problema foi resolvido.

No caso acima quem atualizou foi a Samsung.

Central Multimídia Android já vale a pena? 2
Divulgação de Smartphone com Android Oreo

Outro Caso

No passado eu tinha um Motorola Moto G2, queridíssimo com Android puro. O touch screen, depois de uma atualização, ficou péssimo com funcionamento muito estranho. Isso pendurou por semanas até que a Google lançou uma atualização que corrigiu o problema.

Nesse caso foi a Google, ou seja, Android.

Agora pense no seguinte, se a sua central multimídia apresentar algum bug de software, a quem vai recorrer?

 

Mas a central multimídia Android vale a pena?

Para não estender ainda mais o post e por ser um pouco difícil resumir, pense no seguinte:

Se a sua intenção é ter os últimos aplicativos, sim vale.

Mas se quer algo prático, com inicio rápido, poucos bugs e funcionamento perfeito. Ainda prefiro central baseada no finado Windows CE.

Nos produtos mais atuais a “moda” agora é a utilização de Linux, um conceito de código aberto igual ao Android e que possui a cooperação de grandes empresas.

https://www.automotivelinux.org/

Integração de software e hardware que vai além do entretenimento e o melhor, foi projetado para isso, não é uma adaptação igual ao Android em centrais multimídias.

Uma última observação, muita gente acha que um novo Android trará um hardware mais moderno, em partes é verdade, mas o que vejo são aparelhos com processador e memória compatíveis e periféricos antigos, por exemplo, receptor bluetooth, saídas de áudio, processadores de áudio, etc. 

De nada adianta ter uma central com Android Oreo se o hardware dos periféricos é de 2010.

16
Deixe um comentário

Faça o Login para comentar
  Inscrição  
Notificação
Isabel
Membro
Isabel

Bom dia Reinaldo! Vi que você fala que gosta mais do sistema Windows CE na multimídia…Vou pegar um Renegade modelo 2020 e tem uma pessoa vendendo uma M1 usada modelo Top Line que usa esse sistema..fico em dúvida em compra….muitos estão instalando MP5 da H-TECH que dá um ano de garantia, tem um custo menor…mas é novo….Acho que usada também é sorte…sei que você diz não indicar, mas como dá manutenção, se puder me ajudar, agradeço…Sempre leio suas matérias e acho excelente…é muito dedicado

Ângelo Santos
Visitante
Ângelo Santos

Ola boa tarde Reinaldo, ótimo trabalho em ajudar as pessoas com duvidas etc, parabens pelo seu intuito e dedicação, tenho um hyundai sonata, ano 2012, e agora na black Friday comprei uma central multimídia da marca Winca modelo s170 Android 6.0, esta apresentando problemas de áudio e tela, o volume eu nao tenho controle as vezes, tento baixar ou aumentar e nao consigo as vezes, as vezes some o áudio, desligo o carro e nao volta, as vezes depois de um tempo volta, fica tela branca parecendo que quebrou, depois de um tempo volta tudo ao normal, pode me ajudar?… Leia Mais »

mgcarnevali
Visitante
mgcarnevali

Prezados, bom dia.
Em busca na net encontrei o site de vcs e pude certificar a qualidade técnica desta equipe. Parabéns!
Adquiri recentemente uma Central Mult-app da Nissan com Android, esta funcionando corretamente, entretanto dois problemas estão me causando dor de cabeça e gostaria de saber se conseguem me ajudar.
1) Nas ligações telefônicas o Bluetooth funcionado, porém o microfone fica sem áudio;
2) A internet quando Reteada pelo celular, a CM demora a reconhecer e quando reconhece a conexão cai. Na conexão com o wifi da minha residência, não ha problemas e a rede fica estável.
Desde ja antecipo meus agradecimentos.
obrigado
Mauro

José Antonio
Visitante
José Antonio

OLá, parabéns pelos posts, acompanho seu trabalho e cada vez mais fico admirado. Sei que não indica multimídia pra ninguém, mas, já faz 1 ano que tô sem som no carro, quero comprar uma Central e tenho medo de ter prejuízos comprando “gato por lebre”. Já optei por sistema Windows não curto Android. Poderia me informar ao menos uma fabricante que tenha produtos ORIGINAIS? Meu foco é apenas qualidade de áudio e vídeo e um bom GPS. Grato.

Willians Martins
Visitante
Willians Martins

Olá Reinaldo estou querendo comprar um multimidia para meu Fiat Stilo 2008, estou muito interessado em uma de Fabricação Green Star/Matsushita. O que você acha deste multimidia, será que terei dor de cabeça ou é um bom produto? Qual o melhor windows CE ou android?

**

F_Santos
Visitante
F_Santos

Boa noite Reinaldo, tenho lido muitos posts neste site e aprendido bastante, porém sempre temos dúvidas, ainda mais quando o assunto envolve investimento financeiro. Vi que muitas centrais (Winca, Aikon, etc) tem dado algum tipo de problema, ainda mais as com android. Pesquisando bastante acabei por achar uma central multimidia da marca AR70, para meu ford focus SE 2015. Não achei nenhum post aqui fazendo referência a esta marca, o que você pode me dizer a seu respeito? Visto que, procuro uma central que funcione o GPS, CD/DVD e mantenha a função Sync do veiculo, sem pretenções que o android… Leia Mais »