Quando vi uma central multimídia com o sistema operacional Android pela primeira vez fiquei maravilhado, isso foi em 2011 mas o que mudou de lá para cá (2015)? Os problemas de centrais multimídia com Android ainda existem?

 

Como é uma Central Multimídia? 

Uma Central Multimídia muito se parece com o seu Smartphone, vulgo celular, a diferença é a integração com o veículo. Não abordarei os preços praticados e sim os problemas que estas centrais vem apresentando.

Como afirmei acima, quando vi pela primeira vez foi um espanto, ótimos recursos, promessas de infinitas atualizações, aplicativos compatíveis e suporte técnico pela empresa fabricante, isso aconteceu? Lógico que não. Como sempre lançaram produtos sem testes detalhados, resultando em inúmeros travamentos.

Sempre explico em outros posts, o que falta para o Chinês é um desenvolvimento mais detalhado nos softwares de seus equipamentos, e no caso do Android foi diferente, o pecado esta no hardware.

 

Exemplo 

Vamos utilizar como exemplo um Smartphone Android da marca Samsung, Galaxy S3, um ótimo celular até hoje mas se quiser atualiza-lo para uma versão mais recente o seu hardware não suportará, travamentos irão ocorrer e aqueles aplicativos mais recentes não poderão ser instalados, resultando em frustração e a necessidade da compra de um produto mais “moderno”.

Agora imaginem um produto com o hardware 4x menos potente que um Galaxy S3 e a necessidade de gerenciar mais recursos que um celular comum. Juntamos neste “bolo” o calor extremo dentro de um carro, não preciso dizer o que ocorre.

 

Um dos Piores Modelos de Central Multimídia Android

Um dos produtos mais vendidos no mercado brasileiro o Winca S150 (ou o importador Aikon S150), possui um Hardware tão ruim que travamentos são constantes sem a adição de aplicativos. Mas porque a fábrica o utilizou? Custos, só isso, hardware inferior é mais barato e consequentemente lucros são maiores.

A falta de opção neste mercado e a necessidade de inovação faz com que muitos consumidores caiam nestas ciladas.

 

Mas o que fazer?

No caso do Winca S150 é possivel a instalação do Windows CE, perde-se muitos recursos, mas o que prefere? Recurso sem a possibilidade de utilizar ou um equipamento confiável que preenche a maioria das necessidades de uma central multimídia?

Existem outras marcas no mercado que possuem hardware superior mas nunca são o suficiente para um perfeito funcionamento destes produtos.

 

Alternativas

Mas tudo isso seria péssimo se não tivessem alternativas, uma delas são os produtos Apple Carplay e Android Auto, estes recursos utilizam o seu Smartphone como principal produto, algo como o Mylink da GM mas com recursos limitados aos seus aparelhos.

Existem também soluções mais baratas como o MirrorLink que espelha as informações do seu Smartphone em sua central multimídia ou aparelho original (Hyundai).

 

Mas o que escolher?

Primeiro pense no seguinte, qual o seu Smartphone?

Se for compatível com Android Auto ou Carplay procurem empresas com estas tecnologias, exemplo, Pioneer ou Alpine.

Se não for compatível com a tecnologia acima, funciona com Mirrorlink? Se sim e seu aparelho possuir entrada de vídeo, adquira um espelhamento e o instale, é muito bom.
Não há nada melhor do que ouvir suas músicas, ver os seus videos ou utilizar o Waze do seu celular em seu carro, isso tudo sem travamentos ou incompatibilidades.

 

Atenção, não indicamos produtos. 

Inscrição
Notificação
312 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários