Desde 2008, quando comecei a trabalhar com centrais multimídias, observo o comportamento da maioria das empresas do ramo, marcas são criadas a todo momento e isso dificulta a encontrar informações, neste post mostrarei como identificar o verdadeiro fabricante de sua central multimídia.

 

Como identificar o verdadeiro fabricante de sua central multimídia?

O mercado de importação estava crescendo e surgiram muitos “fabricantes” de acessórios automotivos, tudo graças ao OEM “Original Equipment Manufacturer” , traduzindo “Fabricante Original do Equipamento”.

 

Mas o que é OEM?

Basicamente é alguém fabricar determinado produto para outro colocar a sua marca e vender no atacado ou varejo, dificilmente consegue-se comprar algo OEM em pequenas quantidades.

Muitos fabricantes de renome utilizam deste recurso para baratear custos de produção tendo em vista que, quase em sua totalidade, as fabricas se concentram na China, há um desenvolvimento e rigoroso controle de qualidade garantido ótimos produtos.

Existe algo de errado nisso? Na minha opinião, nada de errado. O problema é quando há falsas informações veiculadas em revistas e jornais, além claro, na internet. Falta de suporte também é um dos motivos vergonhosos sem falar do desenvolvimento zero.

 

Quantas marcas de Central Multimídia existem?

Até a data da publicação desse post, no Brasil conheço pelo menos 12 marcas de centrais multimídias que se dizem ou disseram ser fabricantes, poucas empresas tem a coragem de dizer o verdadeiro nome de seus equipamentos.

O meu intuito aqui é ajuda-los a como identificar o verdadeiro fabricante de sua central multimídia, com isso poderá encontrar com maior facilidade informações sobre customização e resolução de problemas.

Como o ramo de importação muda com facilidade, alguns importadores ou distribuidores podem ter mudado de fornecedores, colocarei aqui os principais, se tiverem dúvidas envie-nos fotos que tentarei ajudar.

 

Coagent

Este é um dos mais conhecidos fabricantes de centrais OEM, quem nunca ouviu falar da Caska? Os produtos desta marca são de ótima qualidade mas também fabricaram ou fabricam para outras empresas exemplos: Mobimax, H-Buster e a marca paraguaia M1 “premium”.

Temos que tomar cuidado, pois muitos produtos podem ser fabricados seguindo configurações e personalizações de seus importadores, a H-Buster por exemplo, tinha um hardware totalmente inferior ao produto Caska, isso resultou em diversos problemas que a seguem até hoje.

A Caska também homologou acessórios em montadoras no Brasil, uma delas foi General Motors.

website: www.coagent.cn

 

Roadrover

Um importante fabricante chinês que produz centrais de boa qualidade, possuem bom desenvolvimento e começaram a fornecer produtos para a Fiat, Renault e Toyota, mas sempre como acessório homologado.

A Roadrover entrou no Brasil principalmente pelo Paraguai, fabricando os produtos M1 e Voyager, no Brasil tiveram outros importadores que utilizaram destes equipamentos, exemplos: Hurricane, Soaudio, Axis Digital, Logigo e no Paraguai a M1 e Voyager.

Até hoje, desconheço que a Roadrover tenha fabricado produtos diferenciados (Hardware), todos os importadores receberam os mesmos produtos com diferenças no “Skin” e ou plataformas.

As plataformas lançadas no Brasil até hoje foram, 2280, i9 e i10, possuem novas plataformas como a “Deckless” mas, não teve boa aceitação no mercado brasileiro.

website: www.roadrover.cn

 

ZHIHANG eletronics (Roadnav)

Se não é o mais antigo é um deles, fabricante das centrais Winca que possuem uma exclusiva função chamada PIP “Picture in Picture”, isto é, uma pequena imagem sobreposta sobre a tela principal.

Hoje considero a central mais fácil de se consertar, tanto em software quanto em hardware, facilmente achamos informações na internet.

Uma recomendação, fuja da central deles com Android, não funcionam adequadamente.

No Brasil, foi amplamente distribuída pela Orbe, abandonaram a Winca e hoje trabalham com outra marca.

Os principais distribuidores e importadores da Winca são ou foram: Orbe (não é mais), Vértice, COAST e SLV, no Paraguai a AIKON é o importador desta marca.

website: www.roadnav.com.cn

 

Flyaudio

Considerei esta marca como uma das que tinham melhor qualidade em áudio, no Brasil era representada pela Zapos, desconheço o que aconteceu, nunca mais vi produtos deles vendidos no mercado brasileiro e não sei como ficou o pós venda pois, já tive vários produtos em minhas mãos para prestar assistência técnica.

website: www.flyaudio.net

 

Joyous, HuiFei, Kai Ge Le, Klyde, Kaiyide, HotAudio, Roadmaster

Estas marcas de centrais produzem produtos sob o regime MTCC ou MTCB, clique aqui para saber mais, basicamente são centrais montadas com produtos de outros fabricantes, não há como saber se são de boa qualidade.

Normalmente as marcas dos revendedores são:

Witson (um dos mais conhecidos no Brasil)  www.witson.com/

Eonon (um dos mais conhecidos na atualidade)  www.eonon.com/

Erisin    www.erisin.com

Xtrons   www.xtrons.com

Joying   www.carjoying.com

Navall   www.navallstore.com

 

Soling

Essa marca trabalha com muitas empresas, por exemplo, fornece para a Hetzer no Paraguai.

É uma empresa antiga e já vendeu muito para o Paraguai, outras marcas usadas eram: Booster, BAK e B-Booster.

Não conheço ninguém no Brasil que a importe diretamente da China.

website: http://www.szsoling.com/en/newproducts/

 

Conclusão

Agora vocês conhecem os verdadeiros e principais fabricantes de centrais no Brasil, com isso fica mais fácil conseguir assistência técnica e suporte.

Principalmente para aqueles em que os produtos não estão mais em garantia, isso sem falar que não será mais enganado com falsas ou informações distorcidas, fiquem atentos que, todo dia abre uma nova importadora dizendo que é fabricante.. e o mesmo bla bla bla.

Verifique se há pós venda e veja se a empresa presta auxilio aos clientes, isso é o diferencial que deve ser levado em consideração.

Recentemente soube que um importador irá montar os produtos no Brasil, o custo de se fabricar uma central multimídia é altíssimo, talvez por este motivo é que vão somente montar, vamos aguardar pois, isso trará maior emprego ao nosso país.

Lembrando que, se tiver dúvidas do verdadeiro fabricante de sua central, poste suas dúvidas nos comentários  que tento ajudar.

 

Caso queira ver este post com fotos, segue a versão atualizada

Verdadeiro fabricante da sua Central Multimídia ? [Atualizado]

 

Um dado muito importante, não faço recomendações de marcas

Antes de postar dúvidas, recomendo ler nossa FAQ:

https://www.reiaudio.com.br/atencao-antes-de-entrar-em-contato-com-a-reiaudio-leia-este-faq/

Inscrição
Notificação
766 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários