dentro da central multimidia

A dúvida parece estranha mas é algo que muita gente não entende, faz confusão e fica tentando resolver problemas que não existem com softwares encontrados pela internet, tentarei explicar como funciona a central multimídia por dentro, sua arquitetura e quais as funções de alguns softwares de uma maneira simples e rápida.

 

Quando as pessoas me procuram para buscar informações sobre seus aparelhos acabam fazendo uma analogia com o seu computador pessoal mas, pouca gente sabe como ele funciona. Imaginam que ali tem somente o software Windows e este comanda tudo no computador. Não é verdade.

 

Basicamente, uma central multimídia é formada por:

MicroCONTROLADOR

MicroPROCESSADOR

 

Componentes em geral, podem ser saídas de áudio, receptores e blocos de FM, Bluetooth, Processadores de vídeo (quando não estão no MicroProcessador), memórias etc.

 

 

MicroCONTROLADOR

Também chamado de MCU, é ele que comanda as funções básicas e comunicação do seu aparelho com o carro.

Para executar uma função ele deve ser programado, como se fosse a BIOS do seu computador pessoal. Segue alguns exemplos do que a MCU controla ou é responsável.

  • botões e funções;
  • ligar e desligar;
  • funções do comando de volante;
  • comunicação entre microPROCESSADOR e outros periféricos como, bloco de FM ou bluetooth, processador de audio, etc..

Exemplo de Microcontrolador, STM8, Atmel AVR

 

 

MicroPROCESSADOR

Ou somente processador, basicamente é um calculador, isso é, realiza cálculos. Nunca trabalha sozinho e nem pode ser programado. Realiza apenas as funções enviadas de outros componentes. Necessita de memória externa, interfaces, etc..

 

Algumas funções do MicroPROCESSADOR

  • Como ele não armazena funções, basicamente ele é responsável por processar a parte gráfica, conversores ou localização GPS.

 

 

Diagnóstico básico

Qual software ou REPARO no Hardware eu necessito para meu aparelho?

Simples, o problema é gráfico?  Processador. O problema é de alguma função que não esta sendo executada corretamente, MCU.

 

Exemplo 1:

Central Multimídia Winca S100 ou MOTREX original Hyundai e KIA

A imagem na tela fica escura, o rádio e o áudio, na maioria das vezes, continua a funcionar. Câmera de ré também funciona. Qual é o provável defeito? Processador

Winca S100, icones somem, funções desaparecem. Defeito? Processador.

 

Exemplo 2: 

Central Multimídia Winca S60, não memoriza determinadas funções como rádio ou comandos de volante ou.

Winca S100 do novo GOLF TSI, não aciona corretamente os comandos de volante, informações na tela não são exibidos ou

Qualquer modelo, não liga

Qual é o provável defeito? MCU

 

Como já expliquei em outros posts, dificilmente há defeitos em softwares, eles não corrompem sem causa direta do hardware. Um software só é necessário para implementar ou remover funções.

Todo técnico deve analisar o aparelho com extremo cuidado, um software de MCU por exemplo, só é necessária caso haja a troca do componente.

Se um processador for trocado, NUNCA será necessária a reinstalação de qualquer software.

 

 

Tudo o que foi dito acima é válido para centrais baseadas em Windows CE e Android, variações de projeto poderão existir, mas basicamente é assim que funciona uma central.

 

Achou algum erro ou gostaria de acrescentar algo? Só utilizar o campo de comentários

Artigo anteriorVolta rápida do Honda Civic Type R em Nürburgring
Próximo artigoVeículos autônomos, UBER, Taxis? Comecem a imagina-los sem motorista
Técnico automotivo e eletrônico, Consultor. Mais de 25 anos de experiência no ramo de som e acessórios automotivos. Já restaurei a elétrica de carros antigos, customizei motos mas minha paixão é mesmo eletrônica.

22 COMENTÁRIOS

  1. Olá,
    tenho uma central wings (ETIOS), a autorizada aqui da região cobra 50,00 só pra me dizer qual é o problema, ela perde todas as configurações quando desliga a a chave , já testei os conectores e a tensão está chegando normal, porém quando liga novamente aparece a tela de calibragem, e após fazer a calibragem volta a funcionar com se tivesse reset de fabrica, sabe me dizer quanto ficaria o reparo, muito grato, abraço!

  2. Ola tenho uma Central http://www.m1-motors.com/produto.php?pro=c7040p4
    inventei de formatar usando um procedimento que formata
    **
    a minha central ligou normal apos copei os arquivos na memoria local da central porem ligou e nao funciona mais os soms nao fiz backup das pastas originais (cagada) blz eu tirei foto antes e vi que a MCU esta diferente creio ai esta o problema caso eu encontro a MCU antiga onde eu devo copiar ela dentro do meu disco da Central ?

    desde ja agradeço

  3. Boa tarde. Tenho uma Aikon S90 com 1 mês de uso, percebi que ela não grava a equalização de som, quando altero e religo ela não permanece, fica tipo 70% do configurado, porém ao clicar novamente no equalizador ele volta ao configurado anteriormente automaticamente (fiz o teste baixando todos os gráficos do equalizador). Tem algum modo de resetar? Achei apenas o que volta as configurações de fabrica, não resolveu.

  4. MINHA CENTRAL É DO HB20 2014 A BLUENAV. O PROBLEMA COMEÇOU COM O SOM DESAPARECENDO E ALGUNS SEGUNDOS DEPOIS RETORNANDO. EM SEGUIDA FICOU FIXO EM UMA SO ESTAÇÃO DE RADIO SEM MUDAR A TELA INICIAL E SEM OBEDECER AOS COMANDOS NEM DO VOLANTE E NEM DO PAINEL. APENAS FUNCIONA A TECLA MUTE E O VOLUME DO SOM.

  5. OLA SOU NOVO AQUI E GOSTARIA DE UMA AJUDA.
    COMPREI UMA CENTRAL DA MARCA AQUARIUS MODELO DPA 4001 (MTC 6603) E NOTEI QUE ELA NAO TEM OPÇAO DE CONEXÃO BLUETOOTH E VI NA INTERNET EM VARIOS VIDEOS NO YOUTUBE QUE ELA TEM ESSA FUNÇÃO. GOSTARIA DE SABER DE VOCE COMO FAÇO PARA HABILITAR, E A SUA OPINIÃO SOBRE ESSE APARELHO.
    DESDE JA AGRADEÇO A SUA ATENÇÃO.