Assistência técnica para central multimídia Original Hyundai e KIA

 

Sempre torci para as montadoras trazerem de fábrica centrais multimídias que trouxessem comodidade e funcionalidade aos clientes, uma das primeiras empresas a fazerem isso foi a Hyundai e a Kia.

Em 2012 seus carros começaram a vir com centrais multimídias de fábrica, fabricadas pela sua subsidiaria Motrex ( http://www.motrex.co.kr ).

 

Defeitos em Centrais Originais Hyundai e Kia

Tudo ocorreu bem até os últimos dois anos, vejo uma quantidade absurda de reclamações referente a produtos que, de uma hora para outra, pararam de funcionar. Alguns em garantia e outros, após o prazo expirado, que é de 1 ano.

As reclamações estão apresentadas no site reclameaqui.com.br, poderá ver nos links abaixo:

http://www.reclameaqui.com.br/busca/?q=bluenav

http://www.reclameaqui.com.br/busca/?q=hyundai+central+multimidia

http://www.reclameaqui.com.br/busca/?q=motrex&empresa=Hyundai+Caoa+Montadora

http://www.reclameaqui.com.br/busca/?q=motrex&empresa=Kia+Motors+do+Brasil



Aparentemente a Kia tem dado um suporte mais adequado aos seus clientes, mas no caso da Hyundai o caso é diferente.

Tenho recebido muitos pedidos de conserto destes equipamentos, desde os produtos instalados em HB-20 (bluenav ou blue nav) até em Tucson, Santa fé e Elantra. Em sua maioria os defeitos seguem o mesmo padrão, a central apaga, não dá sinal de “vida”. Em alguns modelos analisados constatamos que o bloco processador fornecido pela Telechips estava danificado, acredito que a causa seja superaquecimento pois não apresentavam nenhum tipo de dissipador em seu núcleo.  Outros produtos apresentavam problemas de software, talvez também devido ao superaquecimento.

 

O que fazer?

Instruímos alguns clientes, com produtos fora de garantia a procurar a Motrex do Brasil, mas se negaram a receber os produtos diretamente, somente estão autorizados a dar entrada em centrais multimídias enviadas pelos concessionários.

Então recomendei que levassem o carro até o concessionário e pedissem o serviço de orçamento, o que não foi surpresa é a resposta, eles não faziam isso ou não compensava o conserto, tentavam vender produtos chineses oferecidos pelo setor terceirizado de acessórios. Isso mesmo, pelo menos aqui em São Paulo, todas as concessionárias possuem a divisão de acessórios terceirizada, não é o representante legal que mexe em seu carro e sim uma pessoa que, muitas vezes, não foi se quer treinada. Mas isso não vem ao caso.

Nesse caso o ideal é ligar no SAC da Hyundai ou Kia, explicar o defeito. Á partir dessa reclamação eles abrirão um chamado de acompanhamento, depois disso sigam o que eles disserem. Provavelmente terá que levar ou voltar em alguma concessionária porém, com o acompanhamento da Hyundai.

O intuito deste post é avisar você cliente Hyundai que se a sua central apresentar anomalias dentro do prazo de 1 ano leve imediatamente ao concessionário e exija a troca ou reparo, guarde recibos e filme o defeito, isso não é garantia de resolução pois vejo muitos casos pendentes mas pelo menos conseguiu uma dor de cabeça menor.



Para aqueles que possuem um produto fora de garantia, se reúnam e entrem com processos nos Tribunais de sua cidade, informem que muitas outras pessoas estão tendo o mesmo problema e eles serão enquadrados em vício oculto, tendo em vista que produtos estão apresentando o mesmo defeito sem causa aparente ou direta. 

 

 

Estamos trabalhando com reparo desse modelo, caso queiram enviar o aparelho segue o post relacionado:

Assistência técnica para central multimídia Original Hyundai e KIA

 

99 COMENTÁRIOS

  1. Olá, estou com um problema na central Multimidia da Santa Fé 2016. Toda vez que o carro é desligado a hora para(não zera), para que a hora fique correta basta ativar o gps, e ao voltar para tela do radio a hora está correta, toda vez que liga o carro tem que fazer este procedimento. O detalhe é que a hora parece que fica parada desde o momento que foi desligado. Será que é só configuração?

  2. Olá, tudo bom?
    Tenho um HB20x 2015 com tela multimídia Motrex, exatamente essa do post. Quando ando com o carro, em alguns momentos que ainda não entendi a lógica, a caixa de som do motorista abaixa o volume quse no zero (só a do motorista), o volume não aumenta e nem diminui (ele trava em um volume) e uma coisa que reparei eh que na tela, na parte onde fica ao volume e que costuma estar escrito “rádio” por exemplo, muda pra “nav”. Suspeito que eh alguma configuração do mapa, que teoricamente diminui a música do motorista pra dar algum direcionamento mas como deve estar no mudo acaba não falando nada. Quero entender se isso é só um ajuste de configuração ou mais um defeito? Beijos!

  3. Boa tarde pessoal .

    Comprei um Multimidia bluenav do hb20x que estava funcionando normal no veiculo da pessoa. Ao instalar no meu carro Um hb20 style notei a ausência de um fio no chicote o famoso fio azul do sensor de velocidade . Oq acontece que no meu carro fica mostrando uma mensagem de 1 em 1 minuto dizendo ( Certifique-se de que o motor está funcionando enquanto você estiver usando o sistema para evitar a descarga da bateria ). Alguem com esse mesmo problema ou uma ajuda porfavor.

  4. Tenho um creta prestigie 17/18 atualização do gps a Hyundai enganou os clientes no ato da compra dizendo que a atualização era gratuita,agora querem 279.00 para atualização.Afinal tenho opção de não se sujeitar a essa falcatrua e instalar outro software que funcione melhor que essa porcaria deles?

  5. Bom dia, estou passando para informar a todos e agradecer ao Reinaldo Soares, por ter me orientado a entrar em contato com o SAC da Hyundai, meu pai tem uma HB20S 2015 que está com o multimidia fora da Garantia a mais de um ano, eu já havia entrado em contato com a Hyundai da cidade e os mesmos disseram que eu teria que comprar outro multimidia que custava mais de R$ 2.000, encontrei esse site e pedi os serviços de reparo do Reinaldo e ao invés de me cobrar o reparo do serviço me orientou a entrar em contato com a Hyundai primeiro através do SAC. Através do SAC foi entrado em contato com a Fabricante da central multimidia e mesmo estando a mais de 1 ano fora da garantia, me concederam a troca do multimidia, tendo em vista que era um problema generalizado com os modelos de 2015, estou muito grato ao Reinaldo, obrigado.

    Obs: O SAC em que entrei em contato foi o 08007703355.

  6. Infelizmente a central multimídia do meu Ix35 parou de funcionar, levei na CAOA e eles disseram que já não estava mais na garantia, pois apesar de ter menos de três anos, o carro já teria atingido a quilometragem de 60 mil e portanto fora da garantia.
    Tentei conseguir uma cortesia, já que o carro não é barato e nem o equipamento com defeito também.
    Mas para o meu azar eles negaram meu pedido.

  7. Boa noite, Reinaldo.
    Gostaria de saber se você tem conhecimento de qual formato de vídeo eu posso baixar para que funcione no USB da multimídia motrex em um Santa Fé.
    Já testei mais de 10 tipos de versões de formatos diferentes e não tive sucesso.
    Em mp3 ele lê, porém, vídeo que seria em .avi, .mp4, .mpeg4, .xvid, não.

  8. Tô com uma santa fé aqui na loja o som não sai nos falantes testei todos eles estão funcionando testei saída da multimédia até o modulo ok funciona todas as funções só não sai o som consegui outro modulo pela Internet coloquei mais não funcionou tem como me ajudar?

  9. Boa noite meu caro, tenho um Elantra GLS 2.0, a minha central multimídia apagou duas vezes e aleatoriamente voltou a normalidade, há exatos 7 dias ela apagou pela terceira vez e não voltou até o momento. todos os botões da lateral da tela acendem, assim como o botão ao redor do volume, mas ainda sim a tela permanece sem reposta ou sinal de vida, Pergunto, existe algum procedimento que eu mesmo possa executar para tentar recupera-la? Abraços

  10. Boa Noite Reinaldo, estou pensando em comprar um Elantra 12/13 com a central apagada. O carro esta parado já faz um mes, sendo ligado semanalmente, porém a central esta apagada, tela morta. Pode ser algum cabo/conector solto e/ou fusível queimado?

  11. Boa tarde Reinaldo.
    Minha central Blue Nav, do HB20s 15/15 (Não veio de Fabrica, foi retirada do HB20x e posto nele) a tela apagou não liga mais e não sai som. Somente funciona a camera de ré. Já tem alguma experiencia do que pode ser nesse caso? Você sabe como posso resolver?

  12. Bom dia, sou mais um na fila da decepção da Central Multimídia Bluenav. De uma hora para outra parou de funcionar, só escuta o áudio da fm e só funciona o volume e o botão mute, o equipamento ficou obsoleto, me orientem por favor, essa central comprei de terceiro e eu mesmo que coloquei, têm como procurar a justiça mesmo eu não ter comprado na concessionaria? Caso não consiga resolver vou colocar fogo na central e compartilhar no youtube.com, pra valer a pena. Obrigado. Muito indignado com a situação.

  13. Boa tarde.. Também estou na mesma situação tenho um HB20 e a central multimídia fica reiniciando e Touch não responde à função.. Queria saber Reinaldo, se já tem conserto ou reparo, pois já venceu o prazo da garantia. Deixei também uma reclamação no (Reclame Aqui).

  14. Também não recomendo. Tenho um HB20 2013/14 que também apresentou o problema ainda na garantia. Consegui com que trocassem a peça após quase 01 ano da reclamação. Agora está funcionando, mas vamos ver até quando… Fora que o GPS é desatualizado tanto para radares quanto para o próprio mapa, te mandando entrar na contramão. Vou tentar ver se descubro como atualizar.

  15. Meu hb20 s premium também tem uma central bluenav e deu defeito com pouco mais de 1 ano, foi substituído e agora que passou garantia de 2 anos deu defeito de novo (a tela apagou e não liga) ja ptrovrei a concessionária ms eles falam que não consertam e nem tem indicação de assistência nenhuma .. pediram pra procurar um eletricista qualquer na cidade..
    J procu

    • Olá, boa tarde
      Costumo falar pro pessoal entrar com ações no Juizado especial civil da sua cidade, só desta forma a fabrica começara a se mexer.
      Se não me engano, na edição de setembro da revista quatro rodas teremos algo a respeito, vamos aguardar.

      Se não fez, recomendo efetuar uma reclamação no site reclameaqui, isso ajudará bastante.

      Abs

  16. Olá, também estou com problemas relacionado a Central BlueNav do HB 20s, de uma hora para a outra a tela escureceu e travou na última estação de rádio, não responde aos comandos do volante e nem do própio painel, já não sei o que fazer..Lembrando que quando estava na garantia e apresentou o mesmo problema, foi substituído, porém agora a garantia venceu a dois meses..Procurei na internet e não encontrei assistência técnica autorizada. Se alguém tiver uma dica aí, agradeço.

  17. Olá Reinaldo tudo bom?
    Tenho um hb20 sedam premium e está apresentando o mesmo defeito. Central multimídia trava na última música e desliga com frequência. Com um ano eles trocaram central a por uma nova. O problema é que a outra após um ano e meio também está com os mesmos defeitos e pior sem garantia. Será que cabe ação nesse caso visto que se trata de um “vício oculto”? Como vou provar isso?

    • Olá, bom dia
      Primeiro comece com um processo no Juizado especial, não precisa de advogado, as provas? tem o nosso blog onde outros clientes estão expondo o mesmo problema, reclameaqui é outro e acredito que se buscar em fóruns haverá mais clientes com o mesmo problema.
      Se não se unirem não conseguirão nada contra a montadora.

      Abs

  18. Boa Noite. Considerando o que foi explicado e o fato que no Santa Fe 2014, varias informações estão disponiveis nesta tela alem das associado ao som e imagem, qual alternativa existe no sentido de substituir por uma multimidia de outra marca como o CASCA?

  19. Olá Reinaldo Soares,

    Tenho um HB20 com uma central bluenav (fora da garantia por 1 mês) que não liga completamente, fica congelada na logo tocando a mesma radio e reiniciando. Ao inserir o teclado pela usb, consegui acesso ao windows ce, inclusive os arquivos de inicialização, porem não fiz nenhuma alteração . Você acha que poderia ser um defeito de software? O que você me sugere a respeito dela?
    Obg pela atenção

  20. Infelizmente esse problema parece-me generalizado, ainda que por causas diferentes. Passei pela mesma situação de ver a Central Multimídia de meu Peugeot 308 apagar repentinamente. Após vários telefonemas para concessionárias da marca, desde a mais próxima de minha residência até à concessionária de origem do veículo, fui orientado de que precisaria da nota fiscal de aquisição do produto para efetivação do reparo. A concessionária mais próxima não efetuou o serviço por terem sido eles a fazer a instalação. Recorri à concessionária que vendeu o veículo e fez a instalação da CM, que também não deu solução porque já não estava na garantia. Ou seja, fiquei sem o produto, que não funcionava e sem solução para o problema.

    • Olá, bom dia
      Mas no seu caso pelo que percebi a sua central não é original de fábrica, em alguns casos é possivel o conserto em assistências técnicas especializadas (depende da marca) nós Fazemos este serviço, inclusive para concessionárias.
      Nestes casos tem que exigir a manutenção pois eles são obrigados a prestar ou no minimo indicar local adequado.

      Abs