Um dos maiores problemas em centrais multimídias estão relacionados a Tela de Toque perdendo sensibilidade ou até mesmo danificado, a tela de toque é também conhecida como touch screen.

Em outro post, expliquei como funciona e como identificar telas capacitivas de resistivas, hoje vou abordar um problema que ocorre muito quando há mudanças bruscas de temperatura ou a vida útil do componente esta chegando ao fim.

Nas centrais multimídias, em sua grande maioria, as telas de toque ou “touch screen” são do tipo resistivo, se não souber identificar no final da página deixo o link de um post para ajudarem a identificar

Como ocorre o problema?

Neste tipo de tecnologia, quando há variações bruscas de temperatura, a tela costuma a falhar ou apresentar erros nos comandos, as vezes tocamos em um determinado ponto mas ela indica outro, isso quando não obedece.

Devido a mudanças de temperatura as propriedades elétricas do conjunto mudam, alterando sensivelmente a resistência elétrica, neste caso há necessidade de calibrar a tela de toque (Touch Screen), essa função é disponibilizada na maioria das centrais multimídias, mas em algumas há necessidade de arquivos específicos.

Até aqui tudo bem, o problema ocorre quando o usuário, pensando que a tela esta danificada, começa a forçar ou seja, os toques são cada vez mais fortes a ponto da tela quebrar, o custo de conserto será elevado, portanto, quando a tela “touch” de sua central apresentar anomalias siga as dicas abaixo:

Dicas

  1. Com um pano levemente umedecido com água, limpe a tela, pode usar também produtos dedicados a limpeza de telas LCD;
  2. Observem as extremidades, entre a tela “touch” e a moldura, há um pequeno espaço, com o tempo pode acumular sujeira, utilizem um papel rígido (cartão de apresentação) ou uma folha dobrada 2x para passar em volta da tela e remover sujeiras;
  3. Se houver alguma membrana, remova, não aconselhamos o uso de películas de proteção pois a danificam o touch screen com o tempo.

Como Calibrar a Tela?

Após os passos acima, verifique se o equipamento possui a função de calibrar, siga os passos descritos pelo fabricante e utilize uma caneta sem tinta, a tampa ou um objeto plástico para efetuar o ajuste, NUNCA utilize o dedo para calibrar.

Recomendamos não abortar o processo de calibrar, isso poderá causar alguns problemas onde só um técnico conseguirá reverter.

Não resolveu?

Se após as dicas acima o problema não for resolvido, encaminhe sua central a uma assistência técnica.

Caso queira, também disponibilizamos uma assistência técnica especializada, atendemos todo o Brasil.

Os orçamentos serão feitos após analise do aparelho.

Atenção, evite apertar com força pois o vidro é delicado e dependendo pode danificar também o LCD, tornando o conserto ainda mais caro.

Tem dúvidas relacionadas ao post, pergunte abaixo. Antes de qualquer contato é essencial que saiba a marca e modelo do aparelho, caso não saiba, hospede fotos e encaminhe os links.

Para identificar o tipo do Touch Screen, segue post:

Diferenças entre Touch Screen Capacitivo e Resistivo

Inscrição
Notificação
151 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários