delaminação de touchscreen

Para quem me acompanha a alguns anos sabe porque nunca gostei de telas de toque do tipo capacitivas, principalmente as mais antigas.

Para quem não sabe as diferenças de um touch screen capacitivo ou resistivo clique aqui que explico nesse post.

O carro é um ambiente extremo, quando parado sob o sol as temperaturas internas podem chegar facilmente a 80C° e ao ligar o ar condicionado tudo se inverte, nas saídas de ar temos temperaturas próximas a 0C°.

Do outro lado temos uma película capacitiva altamente sensível, elas detectam a mudança de capacitância entre dois pontos, nosso corpo causa uma perturbação e desta forma ele indica o ponto, por esse motivo objetos plásticos ou até mesmo a unha não tem efeito sobre essas telas.

Se você leram as diferenças de Touch Screen que postei logo acima, perceberam que as películas de toque são formadas por camadas e entre elas um isolante. Normalmente é um adesivo sólido ou até mesmo pastoso. Com as mudanças bruscas de temperatura ele perde sua propriedades causando uma delaminação, as vezes visível, outras não.

delaminação de touchscreen

Essa delaminação causa perturbações na capacitância gerando os toques “fantasmas” ou como muitos dizem, a central começa a funcionar sozinha.

delaminação de touchscreen

Infelizmente isso não tem conserto, só a troca da peça para resolver mas começa um outro problema, muitas telas são fabricadas por encomenda com medidas exclusivas, logo, não acharão facilmente no mercado esses componentes, chegando ao ponto de não compensar o conserto.

Existem hoje 5 grandes montadoras com problemas na delaminação das suas telas de toque capacitivas e isso tende a aumentar conforme aumenta a adoção desta tecnologia.

delaminação de touchscreen

Mas Reinaldo, meu smartphone e meu tablet usa tela capacitiva e nunca deu defeito, nunca vi esse problema.

Voltamos a questão lá em cima, raramente os Smartphones ou Tablets ficarão expostos a temperaturas tão extremas, o problema não é a qualidade desses componentes e sim a tecnologia que não é adequada a grande variação de temperatura dentro de um veiculo, a vida útil destas peças serão diretamente afetadas.

Desta forma, se sua central multimídia com tela capacitiva começar a ter toques “involuntários” ou até mesmo parar de funcionar em alguns locais, provavelmente ela esta danificada e é só questão de tempo para que ela pare de funcionar totalmente.

Se o carro possuir garantia, comunique imediatamente a montadora através do SAC, se for central multimídia comprada no mercado externo, avise o fabricante e recorra a garantia.

delaminação de touchscreen

 

Estamos importando algumas marcas e modelos de telas de toque para atender casos no Brasil, se seu aparelho estiver fora de garantia clique em contato e nos chame no whatsapp que tentaremos solucionar o problema.