Toda vez que verifico um aumento de consultas de reparos de centrais multimídias eu exponho aqui para tentar reunir casos e tentar ajudar os proprietários a encontrar a melhor forma de resolver.
Aconteceu com a Hyundai, Fiat e recentemente com a Peugeot. Agora é a vez da Volkswagen com suas centrais multimídias que equipam a grande maioria dos veículos da marca como Jetta, Tiguan, Polo, Passat, Amarok, Golf e até mesmo Saveiro.
Normalmente as centrais multimídias VW mais atuais são classificadas como “MIB“, sendo MIB1, MIB 2, MIB3.. etc. Mas isso normalmente se refere à plataforma (ou geração) onde elas podem ser fabricadas por varias empresas, por exemplo: Delphi, Panasonic, Bosch, Visteon e outras.
Mas nesse caso falaremos de duas centrais que tem apresentado defeito. Uma da marca Delphi e outra da Preh Car Connect.
Defeito na central multimídia MIB STD2 PQ + NAV
Essa central fabricada pela Preh Car Connect normalmente equipa os veículos VW Amarok, Jetta e Saveiro. O defeito mais comum nessa central é na tela de toque.

O display é montado junto com o touch screen, que é capacitivo. O adesivo é a famosa OCA, que ao ser usado melhora o contraste principalmente durante o dia.
Com o tempo o touch screen começa a apresentar defeito, normalmente com 3 anos. Há toques involuntários ou simplesmente perde a função de partes.
A melhor forma de resolver esse problema é trocar o conjunto, mas é muito caro pois foi fabricado exclusivamente para esse projeto.
Tem como trocar somente o touch screen mas necessita de mão de obra extremamente qualificada pois a remoção do adesivo OCA dificulta todo o processo.
Defeito na central multimídia ABT STD2
O modelo que tem dado defeito é o fabricado pela Delphi e equipa o VW Jetta, Golf, Polo e mais alguns outros veículos da Volkswagen. Ela é divida em suas partes, tela mais unidade central.
A ABT STD2 também é conhecida como “MIB 3“.

Tenho alguns relatos desta central reiniciar sem nenhum motivo aparente.
Falhas no Android Auto e no Apple CarPlay também foram relatados porém, acredito que esse defeito esteja relacionado as empresas Google e Apple ou dos fabricantes de algumas marcas de celulares, como a Samsung e Xiaomi.
Como muitos veículos ainda estão em garantia pouca informação chega aqui, sempre recomendo que quando um defeito aparecer em uma central multimídia o usuário deve imediatamente escrever a reclamação no site reclameaqui.com.br, desta forma há o registro do problema e isso ajuda outros usuários.
Caso encontrem algum destes defeitos me chamem no whatsapp pois posso trabalhar com o reparo delas. Em alguns casos há necessidade de importar peças mas sempre é bom nos consultar.