18.3 C
São Bernardo do Campo
quarta-feira 12 junho 2024 02:28:57
InícioTextos técnicosDisplay OLED em central multimídia

Display OLED em central multimídia

Mostrando que uma central multimídia com tela OLED pode ser algo improvável nos dias de hoje devido ao alto custo

Imaginem eu navegando pela internet e me deparo com um anuncio de central multimídia com display OLED, lógico que achei estranho.

Primeiro vamos entender rapidamente o que é um Display OLED.

Tela OLED

De uma maneira bem simples, um display LCD ou até mesmo as antigas Plasmas, a imagem é gerada através de um painel que “abre e fecha” e deixa a luz do backlight passar.

Publicidadepublicidade

Já no Display OLED é o próprio LED que gera a imagem, sem nenhum tipo de backlight, desta forma o contraste tende ao infinito. Na ausência de imagem não haverá nenhum tipo de iluminação.

Nas telas LCD ou até mesmo as QLED, devido o backlight que é a luz atrás do display, o contraste sempre será limitado.

Lembrando que na tecnologia QLED o contraste é superior ao LCD mas não será igual ao OLED pois ainda haverá um backlight.

diferença oled qled
A diferença entre LCD e OLED

Custo de um painel OLED

Gosto muito de pesquisar produtos na China e as novas tecnologias, encontrei alguns painéis OLED com pequenas dimensões mas os preços são impraticáveis, sua tecnologia ainda é muito cara e limitada a grandes quantidades e formatos.

Por exemplo, o display de um Smartphone com OLED original pode custar quase a metade do seu preço, ou seja, um Iphone 12 com tela OLED custa em média R$2400,00.

Se procurar uma tela AMOLED, que equipa aparelhos Samsung, o custo é um pouco menor mas mesmo assim é alto.

Como saber se a tela é OLED?

Como expliquei acima, as telas OLED tem um contraste infinito, ou seja, o preto é a ausência total de luz naquele ponto. Para testar se o seu display é OLED ou algum outro painel com backlight basta colocar uma imagem preta.

Se houver algum traço de imagem ou vazamento de luz quer dizer que é um LCD, segue exemplo:

lcd vs oled
Exemplo de vazamento de backlight em um display LCD

No vídeo abaixo mostro porque isso ocorre

Mas existe central multimídia com display OLED?

Não posso afirmar sem ter um produto em mãos, nas minhas pesquisas no site “panelook.com”, site que reúne milhões de modelos de displays disponíveis no mercado, não encontrei. Procurei em outras empresas e encontrei alguns modelos de marcas desconhecidas, mas mesmo assim o preço era altíssimo chegando a custar R$4000,00 mas nunca para uso automotivo.

Existem as telas AMOLED da Samsung, possuem preços competitivos porém as medidas impedem de usa-las na horizontal, teria que usar na vertical (tipo Tesla).

Se alguém conhecer alguma central multimídia com tela OLED, AMOLED ou algum modelo de display com essa tecnologia basta entrar em contato que corrigirei a postagem.

Algumas observações:
OLED (letra O) é totalmente diferente de QLED (Letra Q), são tecnologias que não possuem semelhança.
IPS (In Plane Switching) é o tipo de fabricação de um painel LCD, bem como painéis TN (Twisted Nematic). Elas não tem possuem nenhuma relação com OLED.

Reinaldo Soares
Reinaldo Soareshttps://reiaudio.com.br
Técnico automotivo e eletrônico, Consultor. Mais de 25 anos de experiência no ramo de som e acessórios automotivos. Já restaurei a elétrica de carros antigos, customizei motos mas minha paixão é mesmo eletrônica.
PublicidadePublicidade

Mais Populares

PublicidadePublicidade