21.3 C
São Bernardo do Campo
sábado 18 maio 2024 01:58:39
InícioDicasComo resolver o toque fantasma nas centrais multimídias?

Como resolver o toque fantasma nas centrais multimídias?

Defeito muito conhecido, exclusivo dos smartphones agora acomete as centrais multimídias, conhecido como "Ghost Touch" ou Toque Fantasma

Defeito muito conhecido que antes era exclusivo dos smartphones agora acomete as centrais multimídias, conhecido como “Ghost Touch” ou toque fantasma, esse defeito é causado por vários motivos, mas antes vamos entender um pouco sobre as tecnologias.

Antigamente as centrais multimídias eram equipadas com telas resistivas, uma tecnologia em que o toque ocorre por pressão entre duas laminas, mais simples e menos afetada por sujeiras.

Nos modelos mais novos foi adotada a mesma tecnologia que esta a alguns anos nos smarthphones, as telas de toque são capacitivas, isto é, não necessitam de pressão mas somente o toque já acionam.

Publicidadepublicidade

Quem quiser se aprofundar um pouco mais na tecnologia das telas de toque explico nessa postagem aqui.

Mas como resolver problemas de toque fantasma? abaixo dou algumas dicas.

Limpeza

Muita gente fica surpreso mas a gordura das mãos pode interferir no funcionamento de algumas telas de toque (touch screen), principalmente as capacitivas. O ideal é usar um liquido especifico para limpeza de telas ou soluções que limpam óculos. Um pano de micro fibra impede riscos.

Muito cuidado na hora da limpeza, líquidos infiltrados podem causar esse problema. sempre aplique os produtos em um pano de micro fibra e nunca diretamente na tela.

OBS: Em alguns casos de centrais multimídias Peugeot e Citroën localizei silicone infiltrado entre a tela de toque. Esses produtos normalmente são aplicados no painel em lavagens, cuidado.

Calor

Excesso de sol pode deteriorar as telas e causar o toque fantasma, principalmente em veículos que ficam diretamente expostos ao sol, como exemplo o Peugeot 208 e Peugeot 2008 onde esse defeito ocorre com maior frequência.

Sempre recomendamos que cobram o para brisa com proteções, de preferência aquelas metalizadas que refletem a luz solar.

Outro item que ajuda muito são aquelas películas instaladas no para brisa que reduzem os raios UV, a mais usada é a 3M Window Blue.

Software ou Firmware

Em poucos casos o problema pode ser resolvido com a atualização de softwares. Esses casos são muito pontuais e estão mais relacionados ao “excesso de sensibilidade”.

Telas capacitivas são muito sensíveis a variações de tensão e interferências que dentro do carro, podem ser altas. Neste caso sempre recomendo uma consulta com o SAC da montadora, mas preste bem a atenção, SEMPRE entre em contato primeiro com o SAC e evite uma concessionária, como expliquei varias vezes, as vezes existem um “recall branco” envolvido com o seu veiculo e as concessionarias costumam deixar isso passar.

Defeito ou dano físico

Se após a limpeza o problema não foi solucionado, faça uma inspeção visual e veja se não há danos físicos na peça, qualquer trincado por menos que seja, pode causar o toque fantasma na sua central multimídia.

Se ela parecer em boas condições pode ser que ela esteja com defeito, estando em garantia basta entrar em contato com o SAC da montadora para instruções mas caso não esteja, verifique mesmo assim se há algum “Recall Branco”.

Se nenhum das opções acima resolveram, o ideal é enviar para a analise de um técnico especializado.

Recomendo cuidado na escolha dos profissionais, existem muitas peças de origem duvidosa que podem apresentar defeito em alguns meses. Procurem por peças originais ou com garantia, de no mínimo, 6 meses.

Se possuírem dúvidas relacionadas a postagem basta escrever abaixo.

Reinaldo Soares
Reinaldo Soareshttps://reiaudio.com.br
Técnico automotivo e eletrônico, Consultor. Mais de 25 anos de experiência no ramo de som e acessórios automotivos. Já restaurei a elétrica de carros antigos, customizei motos mas minha paixão é mesmo eletrônica.
PublicidadePublicidade

Mais Populares

PublicidadePublicidade