fim do Ht forum

A pouco mais de 2 anos eu escrevia um post (aqui) prevendo o fim dos fóruns de discussão mas nunca imaginei que, o que eu considerava mais importante, chegasse ao fim.

O HT forum esteve presente em grade parte da minha vida, seja estudando ou contribuindo. Estranho que quanto mais velhos maior é o interesse em compartilhar informação e conhecimento.

Nos últimos anos só aumentou a minha percepção de que as pessoas se tornam cada vez mais imediatistas, e essa cultura deixa o passado ser apagado, dificulta o pensamento futuro e quando há algum planejamento, rapidamente se torna obsoleto.

Vejo isso em alguns grupos públicos criados em plataformas como o Facebook e o Whatsapp, chega a ser engraçado a quantidade de especialistas doutrinados por videos no Youtube onde erros comuns são divulgados como verdades e sem espaço para debates.

Desta forma se vai mais um importante local para compartilhamento de informações, debates e estudo.

Alguns usuários estão migrando para outra plataforma, reluto em me inscrever em outro fórum mas quem quiser acessar segue link: https://htaudio.discussion.community/

Abaixo deixo a nota que o proprietário deixou para melhor entenderem os motivos do encerramento.

 

“Olá pessoal,

Em maio de 2002 o cenário era muito diferente. Eu trabalhava na indústria e pouco tempo antes tinha sido transferido para outra cidade. Tinha tempo, disposição e conhecia pouca gente. O Facebook ainda levaria 2 anos para entrar no ar, o primeiro iPhone só seria lançado em 2007 e o primeiro logo do recém-criado HT Forum era nada mais do que um smiley gigante.

O fórum nunca teve nenhuma pretensão de se tornar algo tão relevante. Foi uma forma que encontrei de compartilhar conhecimento e cultivar amizades. Fiquei surpreso com tamanha adesão. Logo passamos a nos encontrar, fazer e publicar os primeiros testes polêmicos (evidentemente) e passamos a organizar eventos em hotéis com a participação e apoio de centenas de pessoas, empresas e figuras de renome no meio. E apesar das contribuições, nenhum desses eventos deu lucro, pelo contrário, em todos tive que cobrir parte do meu bolso. Mesmo assim, e embora o HT Forum tenha crescido muito mais depois disso, essa talvez tenha sido sua época áurea, não tão grande nem tão pequeno, e unindo as pessoas em torno de um hobby comum.

O forte do HT Forum sempre foi seu conteúdo técnico, mas é inevitável que, onde se reúnam muitas pessoas, todo tipo de assunto seja discutido. Perdi a conta de quantas noites em claro passamos para reestruturar o fórum para atender à crescente busca por tópicos de todo tipo e à crescente demanda por recursos de hardware. Chegamos a servir mais de 50 milhões de páginas por mês.

Mas a vida dá voltas e oportunidades me foram oferecidas que eu não poderia deixar passar, tanto no campo pessoal quanto no profissional. Além disso, a legislação sobre a internet no Brasil começou a fazer avanços importantes que sentimos muito de perto. Pelo mesmo motivo, julgamos ser impossível “passar adiante” o conteúdo. Aos que acreditam que podem, em 2020, manter um conteúdo online sem complicações, desejo muita sorte.

Este ano completamos 18 anos e praticamente em todo o mundo os 18 anos representam a maioridade, é um símbolo importante na vida das pessoas, uma passagem à vida adulta. É muito duro despedir-se, mas chegou a hora de cada um de vocês encontrar um caminho fora do HT Forum. Um caminho que, espero de coração, leve à prosperidade e à felicidade. Só tenho a agradecer a oportunidade de ter tido a companhia, a participação e o empenho de cada um de vocês durante esse tempo. Todos juntos contribuímos um pouquinho para o desenvolvimento do áudio e vídeo no Brasil. Boa sorte e que nossos caminhos se cruzem no futuro.”

Inscrição
Notificação
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários